7 praias de Pernambuco que você precisa conhecer

7 praias de Pernambuco que você precisa conhecer

A dona natureza estava inspirada e não poupou capricho nem cores na hora de desenhar as praias de Pernambuco e colorir o mar morno com as mais vivas tonalidades de verde e de azul. O estado rico em cultura e em história é também abastado quando o assunto são suas belezas naturais. Manguezais, sertões, ilhas e cerca de 190 km de litoral, no qual figuram algumas das praias mais bonitas do Brasil. Pernambuco oferece desde praias badaladas, como Porto de Galinhas que, no verão, é destino certo para quem procura areias movimentadas, a lugares que são puro sossego, como a linda Praia dos Carneiros. Vamos conhecer um pouquinho desse exuberante litoral?

Aproveite as praias de Pernambuco com as tarifas promocionais do Zarpo

Baía do Sancho, uma das mais incríveis praias de Pernambuco

praia-sancho-triboju-zarpo-magazine

Não só na lista das praias de Pernambuco, mas do Brasil e até de toda a América do Sul, a Baía do Sancho provoca amor à primeira vista em quem coloca os pés em sua areia dourada. Escondida entre falésias cobertas por vegetação, a praia com ar selvagem tem mar multicolorido, de águas cristalinas e calmas, de arrancar suspiros. Além de aproveitar a visibilidade que torna o lugar um dos melhores pontos de mergulhos do país, o viajante que chegar entre os meses de abril e maio, ainda pode tomar banho em uma cachoeira que desce pelos paredões na época de chuvas.

O acesso à Baía do Sancho pode ser feito através de passeios de barco, ou encarando os mais de 200 degraus de uma intimidadora escada em uma fenda entre as rochas. A última é a opção obrigatória para quem não é de dispensar uma dose de adrenalina. E, de onde saiu essa, tem muitas outras. Fernando de Noronha é um espetáculo de ilha que abriga as mais belas praias de Pernambuco.

Praia dos Carneiros e a minha lembrança do paraíso

Praia dos Carneiros - praias de Pernambuco

Quando visitei essa praia pela primeira vez, se não me engano, em meados de 2006, o visual arrebatador e tranquilo era composto por coqueirais, muitas piscininhas naturais, areia branquinha e fina e uma lagoa, formada bem no meio da areia. Das praias de Pernambuco, se tornou a minha preferida.

Cerca de 4 anos depois, retornei ao paraíso e o cenário já não era exatamente o mesmo. Com o passar do tempo a lagoa havia secado e o movimento de banhistas aumentado, mas todo o resto continuava lá, ainda arrebatador. A água rasinha que, só depois de uma caminhada mar adentro chega à cintura, é perfeita para as crianças. O meu paraíso em Pernambuco está situado no munícipio de Tamandaré, a cerca de 110 km de Recife.

Baía dos Porcos, a Tailândia do Brasil

Baía dos Porcos - praias de Pernambuco

Outra que ilustra a lista das mais lindas praias de Pernambuco também vem do arquipélago de Noronha. São apenas 100 km de faixa de areia amarelada, banhada por um mar verdíssimo que, graças aos corais, exibe piscinas naturais ideais para mergulhos com snorkel. Dá até para esquecer que está no Brasil ao ver o Morro Dois Irmãos, formações rochosas que me remetem à Phuket, na Tailândia, sabe?

A famosa Porto de Galinhas

Porto de Galinhas - praias de Pernambuco

Em outro ponto do estado encontramos uma das mais cobiçadas praias de Pernambuco: Porto de Galinhas e suas famosas piscinas naturais. Foi nesta praia que, naquela viagem de 2010 (lembra?), aprendi a nadar. A atração da praia, sempre cheia, são suas piscinas naturais (não menos cheias), situadas a cerca de 200 metros da costa.

Para alcançar os corais que formam verdadeiros aquários naturais, jangadas coloridas oferecem o passeio, mas banhistas bons de nado dispensam o serviço e seguem nadando ou andando mar adentro, quando a maré ainda está baixa. Pois bem, eu estava longe de ser uma banhista boa de nado, nem se quer conseguia boiar, mas mesmo assim segui andando pela maré baixa, junto de pessoas altas da minha família, rumo às piscinas.

Cheguei às piscinas e lá me esqueci da vida, vendo os peixinhos coloridos. Quando chegou a hora de voltar, para a minha surpresa/desespero a maré havia subido. As pessoas altas da minha família tiraram de letra o aumento do nível da água, já eu… Minutos depois cheguei à costa esbaforida, após muito nado cachorrinho e algumas tentativas de outras modalidades. Eis que aprendi a nadar, na marra, mas aprendi. A dica? Saiba nadar ou vá de jangada!

Os tesouros submersos em Serrambi

Praia de Serrambi - praias de Pernambuco

Ao sul do agito de Porto de Galinhas, é possível encontrar calmaria e areia mais vazia em Serrambi, uma das melhores praias de Pernambuco para mergulhar. Nas profundezas do mar desta praia, mais de 30 naufrágios repletos de cardumes coloridos, tartarugas-marinhas e arraias enlouquecem os mergulhadores. As ruínas do Galeão Serrambi, o mais famoso naufrágio da região, estão a 33 m de profundidade. Já Marte, o primeiro naufrágio artificial de Pernambuco, foi afundado em 1998 e se encontra a 30 m de profundidade, bem em frente ao Serrambi Resort que, por sinal, é parceiro do Zarpo e oferece cursos de mergulho e toda a infraestrutura para explorar os tesouros do mar de Serrambi.

Calhetas de Cabo de Santo Agostinho

Praia de Calhetas - praias de Pernambuco

Sua baía em formato de coração é linda e pequena e, mesmo com essas características, Calhetas não faz parte das mais movimentadas praias de Pernambuco. E, olha que motivos não faltam para que sua areia fofa e dourada lote de turistas. Quem gosta de relaxar em meio a um visual preservado, encontra o lugar ideal à sombra das árvores que cercam a praia. Já os aventureiros se divertem com a tirolesa, atração à parte que leva os corajosos por 200 metros direto para um banho de mar. Em Cabo de Santo Agostinho você também encontra as tarifas promocionais do Zarpo. Confira a completa estada All-Inclusive do Vila Galé Eco Resort do Cabo!

Boa viagem só na maré baixa

praia-boa-viagem-zarpo-magazine

“Ooolha o caldínho dí feijão” e muitas outras iguarias mais são oferecidas em alto e arrastado sotaque pernambucano. Você está em Boa Viagem, uma das praias de Pernambuco que disputa com Porto de Galinhas a alta concentração de banhistas. Praia urbanizada, cercadas por altos prédios, com orla estruturada, barraquinhas, guarda-sóis, ambulantes, tubarões… Epa!

Na maré baixa, a barreira de recifes forma uma grande piscina natural e protege os banhistas dos vilões da praia, mas na alta, quando a barreira não pode mais ser vista, é prudente não arriscar. As placas também vão lhe avisar. Confira a tarifa especial que o Zarpo conseguiu para o Hotel Atlante Plaza, situado em frente à Praia de Boa Viagem.

Quer conhecer ao vivo e a cores essas e outras praias de Pernambuco? Viaje para os hotéis do Zarpo e aproveite descontos imperdíveis nas diárias.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *