Uma experiência bajan em Barbados

Uma experiência bajan em Barbados

Em uma ilha, acrescente a gosto praias lindas, banhadas pelo mar azul do Caribe. Adicione mais uma porção de praias com o agitado Oceano Atlântico. Coloque também uma pitada de molho inglês e um povo festeiro, hospitaleiro e que vive música. Espere apenas 6 horinhas de voo e, eis que surge Barbados, uma ilha caribenha como nenhuma outra.

Qual a sua ideia de paraíso? Uma ilha no Caribe com praias de areias claras e mar azul? Um lugar que tenha qualidade de vida? Sem pobreza? Que todos tenham acesso à educação? Que o índice de violência seja mínimo? Que democracia não seja uma utopia? Realmente, seria o paraíso. Seria não, é! E é o destino que irei apresentar para vocês hoje, confesso que com certo recalque, mas planejando um dia me mandar para lá.

O Caribe com um toque inglês

Praias de Barbados

Mar em tom de azul degrade, areias clarinhas e levemente rosadas, coqueiros ao vento, falésias imponentes. Todo esse típico cenário paradisíaco que costuma estampar os cartões postais das ilhas caribenhas, você encontra em Barbados, mas o destino situado na América Central vai além da experiência Caribe. Comandada pela Inglaterra durante 334 anos, mesmo depois de conquistar a independência (sem guerra <3) em 1966, Barbados conservou alguns costumes britânicos como a pontualidade, o idioma, o tradicional chá da tarde, guiar o carro do lado direito, as partidas de críquete e nomes de bairros iguais aos do país colonizador.

Experiência Bajan?

Música em Barbados

No passado, bajan era a linguagem dos barbadianos que mistura o inglês com o creole, mas com o passar do tempo, o termo ganhou outro significado. Hoje, bajan é como um estilo de vida de Barbados que, diferente do que estamos acostumados no Brasil e, principalmente, na louca capital de São Paulo, os barbadianos levam a vida de forma desacelerada, dividindo o tempo diário não só com trabalho e obrigações, mas também com as coisas boas da vida, como a música e a natureza. Por isso, o clima desta ilha caribenha é leve, alegre e completamente diferente do que você vai encontrar em qualquer outro lugar do mundo. Por essas e outras que Barbados tem a melhor qualidade de vida do Caribe, segundo o Índice de Desenvolvimento da ONU.

Festival Crop Over, em Barbados

Com tantos motivos para sorrir e celebrar a vida, o povo de Barbados é muito festeiro. Em todos os lugares da ilha você irá ouvir uma música. Nos ônibus, nas ruas, nos mercados… Sem falar nos festivais que acontecem durante o ano todo. Em julho a ilha vive um verdadeiro Carnaval com o Crop Over, festa que o povo comemora o fim da colheita com desfiles, fantasias, caras pintadas, comidas e muita música. Tem também o Barbados Food & Wine and Rum Festival que acontecerá mês que vem, nos dias 20 a 23 de novembro, em diversos locais da ilha. A festa reúne chefes internacionais e locais, oferece degustações de vinhos e dos tradicionais runs.

Não existe praia feia em Barbados

Mergulho nas águas de Barbados

Para curtir um dia de mar no calor gostoso de Barbados, a ilha oferece nada menos que 60 praias públicas e, você pode até achar uma mais bonita que a outra, mas praia feia, isso você não acha neste destino. As praias voltadas para os lados oeste e sul são banhadas pelas águas azuis e calmas do mar caribenho. São as melhores para banhos de mar e mergulhos com snorkel. Já seguindo para o lado leste da ilha, quem se dá bem com o mar agitado do Atlântico são os surfistas.

The Crane, Barbados

Uma das praias mais famosas de Barbados é The Crane Beach, considerada várias vezes uma das mais bonitas do mundo. O indescritível mar azul do Caribe, a areia macia e rosada, as falésias e as dunas são as características que fizeram a praia virar a queridinha da mídia de turismo e de viajantes do mundo todo. Outra de beleza surpreendente, porém de difícil acesso, é a Botton Bay. Escondida entre penhascos, a praia tem mar violento, mas vale pelo cenário e para quem gosta de uma prainha deserta. Leu praia deserta e já abriu um sorriso? Para quem gosta de praias exclusivas e com cenário selvagem, a melhor de Barbados será Long Bay. Cercada por vegetação, só é possível chegar nela através de trilhas que saem de cima de um morro.

Carlisle Bay, Barbados

Já quem gosta de praia mais badalada, completa, daquelas com boas opções de bares, restaurantes e clubes para curtir o dia de mar com conforto, irá gostar da Carlisle Bay. Além da boa estrutura, a praia oferece um visual de tirar o fôlego. E qual não é assim em Barbados? Outra opção de praia badalada é Accra Beach, situada ao sul ilha, no lado azul do Caribe.

Surf em Barbados

Quer saber em qual praia de Barbados você pode levar a sua prancha de surf? Como já disse, as praias voltadas para o Atlântico, sempre muito agitadas, rendem boas ondas para os surfistas. Inclusive, Kelly Salter, um dos maiores surfistas profissionais, caiu nos encantos de Barbados e disse que o destino tem uma das três melhores ondas do mundo. Pegue a sua prancha, seja ela de surf, windsurfe ou kitesurf, e corra para Silver Sands. Se você gosta de subir na prancha para se equilibrar no stand up paddle, sua praia pode ser a Heron Bay, mas existem muitas outras com poucas ondulações, perfeitas para o esporte.

Mais paraísos barbadianos

Harrison’s Cave, Barbados

Além das praias incrivelmente belas de Barbados, há alguns pontos da ilha que não podem faltar no roteiro do viajante que procura cenários para registrar na memória e na máquina fotográfica. Não deixe de ir à Harrison’s Cave, um labirinto natural subterrâneo, no centro da ilha, considerado um dos pontos mais lindos do planeta. Durante o passeio feito através de carrinho elétrico, o viajante se depara com rios subterrâneos, estalactites, estalagmites e formações rochosas com formatos interessantes. Outro cenário surreal garantido está na Animal Flower Cave, caverna rodeada por penhascos e piscinas naturais.

Passeio no Atlantis Submarine, Barbados

Quem quiser apreciar as belezas submersas de Barbados encontra diversos pontos de mergulho na ilha, mas uma forma inusitada de conhecer o fundo do mar é com um passeio de submarino. O Atlantis Submarine submerge 1 km mar adentro, a 50 metros de profundidade. O passeio dura cerca de 1 hora e durante o trajeto é possível apreciar corais, tartarugas marinhas e diversas espécies de peixes. O tour pelas profundezas de Barbados também pode ser feito durante a noite.

Compras em Barbados

Broad Street para as compras em Barbados

Sim, que paraíso seria esse se não desse para levar nenhuma lembrancinha para casa. No caso, podem levar várias porque Barbados não cobra impostos de turistas. É só apresentar o passaporte e sair enchendo as sacolas na Broad Street, rua repleta de lojinhas. O Shopping Satjay também é uma pedida para garimpar umas roupinhas e depois sair desfilando para as amigas e dizendo que veio de Barbados. Luxo, né?!

Para levar uma lembrancinha que é a cara de Barbados, dê uma passada no Pelican Craft Center, o maior centro de venda de artesanato de todo o Caribe. Nele encontrará uma vila à beira mar com mais de 50 lojas instaladas em casinhas coloridas. Um charme e já vale a pena só pelo passeio!

Visite Barbados e não deixe de levar o Rum pra casa

Quem quiser levar para casa a típica bebida de Barbados, pode passar na Mount Gay Rum, a fábrica mais antiga do Caribe que, durante 10 anos levou o prêmio de melhor rum do mundo. Na loja da fábrica é possível comprar o 1703 Old Cask Selection, que fica durante 30 anos envelhecendo dentro de barris de carvalho. Outra imperdível iguaria da loja é o famoso rum-cake. Pense!!

Para comer e dançar na ilha

Gastronomia em Barbados

E por falar em rum-cake… Para saborear a melhor comida com a mais privilegiada vista da ilha, vá para Crane Beach e descubra o L’Azure, restaurante situado em uma falésia, a cerca de 30 metros da areia, dentro do The Crane Residential Resort, o mais antigo resort do Caribe. Não deixe de saborear o peixe-voador, iguaria local presente em quase todos os cardápios.

Outro lugar imperdível em Barbados é a vila pesqueira de Oistins! Nela o viajante encontra o Oistins Bay Gardens, que durante a noite recebe animados shows de música caribenha. As barraquinhas de artesanato na areia garantem mais agito e o os quiosques do Mercado de Peixes, logo ao lado, com diversas delícias, completam a noite e a sua experiência bajan.

Barbados é tão perfeita que parece um sonho, certo? Mas é uma realidade que você (sim, você aí mesmo) pode vivenciar com os pacotes promocionais do Zarpo que incluem voos e hospedagem. Melhor que isso só mesmo a experiência bajan em si. Venha para o Zarpo e não deixe que oportunidades de viagens como essa escapem de sua vida!

 

* Todas as imagens foram gentilmente cedidas por Barbados Tourism Management Inc.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *