Bon Bini a Bonaire! A ilha caribenha dos seus sonhos!

Bon Bini a Bonaire! A ilha caribenha dos seus sonhos!

Parte do ABC do Caribe, a Ilha Bonaire pode ser considerada irmã do meio de Aruba e Curaçao, afinal, ela carrega um pouquinho das duas. Como se fosse o xodó das Antilhas Holandesas (próxima à costa da Venezuela), a ilha é uma das mais tímidas, o que a torna especial e passa uma grande tranquilidade aos seus visitantes, todos admirados com tanta beleza natural e sua agradável temperatura média de 28 C°.

Descubra o mar do Caribe com incríveis ofertas do Zarpo!

Bonaire era povoada por índios e foi descoberta por navegadores espanhóis em 1499, chamada originalmente de “Ilha de Brasil”, ela possui um mar de águas azul-cristalinas e é um dos destinos mais procurados para mergulhos, porém, um polo turístico ainda pouco explorado e calmo. Podemos dizer que seu nome de origem nos cativou, não? É a paz do Caribe!

A colorida Kralendijk

Kralendijk-bonaire-zarpo-magazine

A capital de Bonaire, Kralendijk, que significa “barreira de corais”, é charmosa e enfeitada com a colorida arquitetura holandesa. O local que provavelmente será um de seus pontos de partida, é onde estão a maioria dos serviços da ilha, por isso, aproveite para fazer compras em boutiques exclusivas, degustar a gastronomia local, passear pelo calçadão, visitar galerias de arte e até alugar e dar uma volta de moto ou carro pela pequena capital pitoresca!

A cultura local é influenciada por várias etnias, como a africana, a asiática, a indiana e a europeia. O ano inteiro é preenchido por atividades culturais, e uma das maiores celebrações é feita com a união de música, danças típicas – como a Simadan e Bari – e muita comida!

Dica: experimente o único licor do mundo feito de cacto “Cadushy”, criado e produzido na região! Além desse, aproveite para degustar os outros sabores exóticos!

Desvende as belezas marinhas de Bonaire!

mergulho-bonaire-zarpo-magazine

Se a delicada Ilha Bonaire for comparada com suas irmãs caribenhas, vai perder no quesito vida noturna e cassinos luxuosos (apenas um). Mas, ganha em outros aspectos como tranquilidade, conservação da natureza e até beleza, se bobear.

A ilha é conhecida por seu papel pioneiro na preservação da fauna e flora, mas principalmente por cuidar da encantadora natureza marinha, a qual atrai grande parte dos visitantes. São 55 formações de corais de diferentes espécies, protegidos por um parque marinho localizado em torno da ilha, não é à toa que leva a fama de fauna marinha mais diversificada e uma das maiores do Caribe.

mergulho-2-bonaire-zarpo-magazine

São pelo menos 80 pontos de mergulho, 53 deles considerados de fácil acesso, mas a letra B do nosso ABC caribenho ainda conta com vários locais para a prática de snorkeling. No mergulho, é possível escolher fazer a atividade próximo aos naufrágios, e assim conseguir ver golfinhos, tartarugas, arraias e peixes grandes. E se você gosta de andar de bicicleta, poderá fazer mais de 300 quilômetros de trilhas de terra, ou então conhecer grutas e cavernas, andar a cavalo, jogar golfe e por que não, fazer uma escalada?

No lado leste da ilha, existe um local próprio para o windsurf que atrai muitos jovens apaixonados pelo esporte. A ilha é um dos locais mais indicados para a prática no Caribe, isso graças aos ventos constantes e fortes.

Curiosidade: Bonaire é um dos quatro lugares do mundo onde os flamingos se procriam, formando as lindas colônias de flamingos.

Um parque cheio de preciosidades

parque-aves-bonaire-zarpo-magazine

O Washington Slagbaai National Park é outra atração imperdível no extremo norte de Bonaire com seus 5600 hectares de natureza intocada. Lá os turistas encontram aves raras como a cambacica e o pássaro-das-cem-línguas, o famoso flamingo-rosa e cinzentos, papagaios – se der sorte, pode ver o papagaio caribenho – a iguana-verde (raramente encontrada em outro local), colinas com vistas panorâmicas, muitas árvores e praias como:

– Boca Slagbaai: com águas azuis, a praia impressiona com construções datadas de 1868, as quais faziam parte da antiga fazenda que deu lugar ao parque. É também bastante indicada para os visitantes que querem dar um mergulho.

– Praia Funchi: local onde era um antigo porto e onde encontramos águas claríssimas e calmas, que possibilitam ver de fora os corais coloridos dentro do mar. A praia também coleciona falésias e pedras e é um ótimo local para aproveitar com as crianças!

– Praia Bengè: é conhecida por ser um dos melhores pontos para praticar snorkeling na ilha. Localizada entre penhascos e rochas, é também moradia de lagartos e seu solo é parte areia, parte rochoso.

salinas-bonaire-zarpo-magazine

A Ilha Bonaire tem muitas salinas, mas as maiores estão localizadas dentro do parque. Elas foram criadas quando o nível do mar baixou e parte da água salgada ficou localizada atrás dos recifes de coral, formando assim grandes colinas de sal que mais parecem montanhas de neve, as quais são um verdadeiro colírio para os olhos. Ao lado leste da ilha, encontraremos as históricas casinhas dos escravos que trabalhavam nas plantações de milho e extração de sal marinho, chamadas Red e White Slave, que por sinal, estão intactas.

Escolha uma das duas trilhas para viajar pelo parque, a rota verde dura em torno de 2 horas, já a amarela leva cerca de 4 horas. No centro do complexo, está a pista de caminhada que leva até o Monte Brandaris de 241 metros, a colina mais alta de Bonaire, que em dias claros possibilita uma visão até a costa de Venezuela. Nem preciso dizer que oferece a paisagem mais linda da ilha!

Praias feitas de amor e paz!

1000-passos-bonaire-zarpo-magazine1000 Passos

Com mais de 22 praias, Bonaire oferece diversão, tranquilidade e uma beleza exuberante aos turistas. Algumas praias oferecem areias finas e fofas, enquanto outras tem areias mais grossas. Uma das preferidas dos turistas e com condições perfeitas para a prática de windsurf, é a praia de LacBay, a qual atrai atletas profissionais e amadores para curtir suas águas rasas cristalinas e com um toque de verde.

A praia de 1000 Passos tem esse nome por ter uma escada de pedra calcária que dá acesso à praia, porém, não se intimide, os degraus não chegam nem perto de 80 passos. Tranquila e com areias brancas, onde se pode facilmente encontrar tartarugas, ela é rodeada por falésias. Seu mar de águas rasas azul turquesa, é ótimo para nadar!

A praia Te Amo desperta curiosidade pelo nome, mas após conhecê-la, será difícil não amá-la realmente! Próxima ao aeroporto de Bonaire, oferece vistas deslumbrantes para quem passa por lá de avião. Sua areia branca preenche a praia até o limite do mar, o qual é cheio de peixes e corais, já as sombras são fornecidas pelas árvores, lugar que você poderá descansar enquanto escuta uma relaxante música que toca no local. Impossível não se apaixonar!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *