Quando o Brasil recebe a visita das Baleias Jubarte

Quando o Brasil recebe a visita das Baleias Jubarte

Todos os anos, durante os meses de julho a outubro, as baleias Jubarte que, não são bobas nem nada, tiram umas férias para namorar e dar a luz aos seus filhotes. O destino? As águas quentinhas do litoral brasileiro. Na época de reprodução e cria as baleias Jubarte fogem do frio congelante da Antártida e, assim como muitos viajantes, o lugar escolhido para a “viagem romântica” dos mamíferos é nada mais, nada menos que o litoral da Bahia.

Viaje para a Bahia e hospede-se com tarifas especiais nos hotéis parceiros do Zarpo

Um espetáculo da pesada

O Espetáculo das Baleias Jubarte

As baleias Jubarte, também conhecidas como baleia corcunda, são uma das doze espécies de baleias grandes que existem no mundo. As fêmeas são maiores que os machos e chegam a medir 16 metros e pesar 40 toneladas. Muito dóceis, os mamíferos arrancam palmas e emocionam a “plateia” enquanto saltam e fazem acrobacias, sem falar na sinfonia que é o canto dos machos. Enquanto o público se encanta, parece até que as baleias percebem que estão agradando e querem mais é se exibir.

A ilustre visita das Baleias Jubarte

A presença das Baleias Jubarte em Morro de São Paulo, BA, faz sucesso com os turistas

Um dos locais preferidos pelas baleias Jubarte no litoral baiano é Abrolhos, o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul. O arquipélago conta com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos que além de proteger a rica biodiversidade marinha da região, concentra cerca de 90% das baleias que chegam à costa brasileira. Além das ilhas de Abrolhos, as baleias Jubarte também podem ser avistadas em outras regiões do litoral baiano, como a Praia do Forte e Morro de São Paulo.

Para presenciar o espetáculo natural dos mamíferos e seus filhotes é necessário fazer um passeio com custo médio de R$150,00, por pessoa, na companhia de biólogos marinhos do Instituto Baleias Jubarte, órgão que monitora as baleias no Brasil. Antes de partir, os turistas assistem uma palestra sobre o comportamento, ciclo de vida e principais características dos animais. Das escunas a distância permitida para observar as baleias é de no mínimo 50 metros.

O sufoco das Baleias Jubarte

As Baleias Jubarte já totalizam uma população de 20 mil na região de AbrolhosFoto: Christopher Michel/CC-BY Flickr

Graças ao homem e o seu poder destrutivo, as Baleias Jubarte já integraram a lista de mamíferos mais ameaçados do mundo e por pouco não foram exterminadas dos oceanos. Muito caçada no século 17 para consumo de sua carne e extração de seu óleo, utilizado para abastecer candeeiros que iluminavam as cidades, a espécie foi sofrendo uma grande queda populacional, até que em 1987 a caça às baleias foi proibida no Brasil.

Com a lei e os trabalhos de preservação e conscientização a população de Baleias Jubarte no país tem crescido 7,5% ao ano. De acordo com levantamentos do Instituto Baleia Jubarte estima-se que a população das baleias na região de Abrolhos há 3 décadas era de cerca de 800, hoje o número pode chegar aos 20 mil.

Aproveite a temporada das Baleias Jubarte no Brasil e reserve a sua estada com descontos imperdíveis nas diárias



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *