Cambará do Sul e um dos maiores cânions da América Latina

Cambará do Sul e um dos maiores cânions da América Latina

Na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, uma cidade resguarda tesouros naturais que embasbaca até os viajantes mais viajados. Situada a cerca de 200 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é porta de entrada para dois parques nacionais que abrigam cânions monumentais, cachoeiras, rios, florestas de Mata Atlântica com pinheiros e araucárias enormes e uma rica e ameaçada fauna. Palco tanto para contemplação como para aventuras, uma viagem a Cambará do Sul rende muitas surpresas, fotos incríveis e a consciência ainda mais forte de como a natureza é maravilhosa e precisa urgente ser preservada.

Descubra as belezas de Cambará do Sul com desconto na hospedagem

Desbravando o Parque Nacional de Aparados da Serra

Uma das belezas de Cambará do Sul

O grande protagonista do parque de Cambará do Sul tem 720 metros de altura e 6 quilômetros de extensão. Com sua beleza monumental o Cânion do Itaimbezinho é um dos maiores da América Latina e a principal atração da reserva administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Criado em 1959, o parque de Aparados da Serra conta com 13 hectares de cenários cênicos.

Para desbravar tais paisagens, o turista precisa desembolsar apenas R$ 6,50, se brasileiro. Já os gringos pagam R$ 13,00 para contemplar nossos tesouros (acho justo!). Das 8h às 17h, o visitante pode se encantar e testar o preparo físico com 3 trilhas diferentes. Na trilha do Vértice, sem a presença obrigatória de um guia, em 45 minutinhos de caminhada leve (ida e volta) pela parte de cima do Cânion Itaimbezinho, o viajante se depara com mirantes que descortinam as belezas das cascatas das Andorinhas e Véu da Noiva.

Menos leve, porém ainda mais recompensadora, a trilha do Cotovelo também não exige guia e rende 2 horas de trekking, sendo uma parte pela borda do Cânion Itaimbezinho. Já para percorrer a trilha do Rio do Boi é indispensável a ajuda de um guia e uma boa dose de fôlego, primeiro para aguentar as 7 horas de caminhada feita pelo interior do cânion, segundo para contemplar a beleza dos gigantes paredões, rios e cachoeiras de Cambará do Sul.

Mais encantos no Parque Nacional da Serra Geral

Cachoeira em Cambará do Sul

Na direção oposta do Parque Aparados da Serra, o viajante encontra mais motivos para cair de amores por Cambará do Sul. Nos 17.300 hectares do Parque da Serra Geral, criado em 1992, é possível avistar outro grande (grande mesmo!) tesouro de Cambará do Sul, o cânion Fortaleza. Com 7,5 quilômetros de extensão e 900 metros de altura, o monumento esculpido pela natureza lembra uma muralha, por isso o nome.

Para ficar de queixo caído com essa grandiosidade, a trilha do mirante requer 3 km de caminhada que proporciona uma visão de 95% do Cânion Fortaleza e, em dias claros, das planícies catarinenses e de parte do litoral gaúcho. Nos 3 km da trilha da Cachoeira do Tigre Preto os viajantes se deparam com as 3 quedas da cachoeira em uma pequena aventura que os leva a atravessar o rio pelas pedras.

Mais adrenalina é garantida para quem continuar a trilha rumo à Pedra do Segredo que surpreende por apresentar um bloco de 5 metros de altura equilibrado em uma base de apenas 50 centímetros quadrado. A impressão é que a pedra cairá a qualquer momento. Quem quer ainda mais aventura e conta com muita disposição e preparo físico pode encarar os 25 km que levam aos cânions Malacara e Churriado. O caminho repleto de piscinas naturais já garante o sucesso do passeio.

Sua estada em Cambará do Sul

Parador Casa da Montanha: estada confortável próxima às belezas de Cambará do Sul

Para os sócios do Zarpo (torne-se um e também aproveite as tarifas promocionais) descobrirem todos os encantos de Cambará do Sul e seus incríveis cânions, a estada do Parador Casa da Montanha é perfeita. Primeiro por estar situada em uma fazenda próxima aos parques, segundo porque as vistas são panorâmicas, terceiro porque os ambientes mesclam os estilos rústico e sofisticado de forma equilibrada e encantadora.

Cambará do Sul é ideal para casas apaixonados

Quer mais? Ok! Quarto porque sua estada será em luxuosas barracas térmicas com jacuzzi no deck e vistas inspiradoras para a fazenda e o Rio Camarinhas. Quinto porque o hotel proporciona diversas experiências para a sua viagem por Cambará do Sul ser ainda mais inesquecível: cenários românticos para os casais, sobrevoar os cânions de helicóptero, fazer cavalgadas e passeios de quadriciclo e mais.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *