Canela tem natureza e aventura na Serra Gaúcha

Canela tem natureza e aventura na Serra Gaúcha

Não, você não se enganou e foi parar em um site de receitas com canela. O nome dessa especiaria cheirosa que fica uma delícia em diversas receitas foi emprestado para uma cidade da Serra Gaúcha, logo ao lado de outra cidade muito famosa, Gramado. Sem as construções europeias que atraem os turistas à vizinha, Canela é menos charmosa no quesito arquitetura, mas compensa com cenários naturais que, além da contemplação, se tornam palcos para a prática de diversos esportes de aventura. Quer saber o que fazer em Canela? Vem comigo!

Confira as tarifas especiais do Zarpo para você se hospedar em Canela

Vizinhas diferentes, mas não rivais

canela

Apenas 8 quilômetros separam Canela de Gramado, distância tão curtinha que uma cidade acaba entrando no roteiro de viagens da outra. Quem se hospeda em Canela pode ir a Gramado no jantar para saborear sua culinária estrelada e, quem escolhe Gramado, pode esticar um dia de passeios até Canela para curtir uma aventura em suas trilhas e cachoeiras. Ao invés de comparar as atrações e apontar qual é mais bonita ou mais divertida ou mais interessante, eu diria que as duas cidades se complementam.

Todos os ângulos do cartão postal de Canela

Cascata Caracol, em Canela

Uma das principais e mais bonitas atrações da cidade é a Cascata do Caracol, situada dentro do parque de mesmo nome, a 7 km do centro de Canela. O Parque Estadual do Caracol possui 25 hectares de pura natureza preservada com trilhas bem sinalizadas que levam a pontos estratégicos de onde se tem ótimas vistas da famosa cascata e seus 131 metros de altura. Um deles é o mirante principal que, com fácil acesso, permite que o visitante aprecie toda a queda da Cascata, de cima para baixo.

Também existe um mirante inferior chamado Escada da Perna Bamba, mas este requer uma boa dose de fôlego para encarar a descida de 730 degraus até a base da Cascata. A outra perspectiva, de baixo para cima e bem mais de perto, compensa o exercício puxado. Dentro do parque, outra forma de contemplar uma bela e panorâmica vista, é através do Observatório Ecológico, elevador que conduz a uma plataforma envidraçada, a 27 metros de altura e com vista de 360° do parque.

Há cerca de um ano, Canela ganhou outro passeio para seus visitantes admirarem a Cascata do Caracol por um novo ângulo. No Parque da Serra a atração são os bondinhos aéreos, os primeiros do Rio Grande do Sul. São 12 cabines fechadas que transportam até 8 pessoas em um percurso de 840 metros.

Durante o trajeto, o bondinho faz paradas em três estações: a Central com mirante de 60 metros de altura e vista para todo o vale, a Animal com trilha ecológica, esculturas de animais que emitem sons e um mirante de 130 metros de altura, e por fim a Cascata, com plataformas que levam os visitantes a outro mirante, este com vista para a imponente queda.

Cânions, rios, cachoeiras e aventuras

canions-canela

Se você está pensando que uma viagem a Canela se resume apenas em ver a Cascata do Caracol de diferentes ângulos, se engana, caro leitor. O Parque do Vale da Ferradura é outra atração da cidade que vale muito a pena conhecer. O cânion que dá nome ao parque, em formato de ferradura, tem 420 metros de profundidade e em sua base corre o Rio Caí e desagua a cascata Arroio Caçador.

Para contemplar tais cenários incríveis de Canela há três mirantes de fácil acesso. Quem quiser curtir ainda mais o local, pode escalar os paredões do cânion da ferradura e explorar as trilhas, com destaque para a Trilha do Rio Caí que dura aproximadamente 2 horas e leva os visitantes ao fundo do cânion, para refrescar a caminhada com um banho no rio e na cachoeira.

canela-cachoeira

Para quem gosta da sensação revigorante que um banho de cachoeira proporciona, Canela é o destino certo e tem muito mais a oferecer. No Ecoparque Sperry as trilhas em meio à mata nativa revelam belíssimas cascatas e cachoeiras. Destaque para a Cascata do Trombão que tem 35 metros e pode ser avistada a partir de um mirante, já a Cachoeira do Poço tem piscina natural com águas azuis, perfeitas para banho.

E, se você é o tipo de viajante que gosta de sentir o friozinho na barriga e a adrenalina correndo nas veias, em Canela o seu lugar é o Alpen Park. As opções de lazer do parque são muitas, desde as levemente radicais até as mais eletrizantes: quadriciclo, tirolesas, torre de rapel, arvorismo, muro de escalada e a Alpen Blizzard, a maior montanha russa em aço do Rio Grande do Sul. No Parque da Cachoeira os aventureiros também se divertem com super cabo aéreo, pêndulo, rapel da cachoeira e trilhas ecológicas.

Viu só como Canela tem muito a oferecer? Torne-se um sócio do Zarpo e aproveite descontos na hospedagem deste sensacional destino da Serra Gaúcha!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *