Cidades do estado de Minas Gerais: história e natureza se completam

Cidades do estado de Minas Gerais: história e natureza se completam

Nosso querido estado de Minas Gerais começou a ser explorado no século XVI pelos bandeirantes. Eles vinham atrás de ouro e pedras preciosas, após a Coroa Portuguesa descobrir fontes de minérios e vasta natureza. A cobrança de altos impostos gerou movimentos anticoloniais como a Inconfidência Mineira, que teve como líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que, aliás, deu nome a uma das cidades. Um dos estados mais ricos do Brasil, Minas esconde belíssimos destinos… Vem conhecer com a Mag!

Viaje por Minas Gerais com os descontos do Zarpo

Natureza e aventura em Gonçalves

goncalves-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Pacata, dona de extensa natureza e gastronomia de qualidade, Gonçalves, localizada no topo da Serra da Mantiqueira, é o destino perfeito para os turistas que estão atrás de aventuras em meio a muito verde! As atividades radicais são o verdadeiro destaque do município, entre elas, aproveite para dar um mergulho nas mais de 8 cachoeiras, descer o Rio Capivari de boia-cross, fazer trilhas, rapel, trekking e escalada. Apesar dessa desenvoltura, a cidade também é destino de casais apaixonados que gostam de muito sossego para curtir o amor!

 O estilo suíço de Monte Verde

monte-verde-Minas-Gerais-zarpo-magazine

No sul do estado de Minas Gerais, em meio à Serra da Mantiqueira, Monte Verde é conhecida por suas baixas temperaturas e seu estilo europeu! A grande diversidade de restaurantes e passeios faz com que muitos turistas (principalmente os casais), sintam vontade visitar esse delicioso destino. Uma das principais atrações é a Mega Tirolesa, são duas tirolesas, uma de 450 metros e outra de 475 metros, com 70 metros de altura. É muita adrenalina e emoção!

O Espaço Adélia, um parque de aventuras cercado de araucárias, também vai arrancar suspiros. Passeios de jipe e quadriculo, a cavalo, trilhas entre a Serra da Mantiqueira (em níveis leves e avançados) e delícias da gastronomia típica, como nhoque, truta e fondue, são algumas das opções de o que fazer em Monte Verde!

Tiradentes e São João del Rei

maria-fumaca-tiradentes-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Se existe alguma cidade no estado de Minas Gerais que conta uma boa parte de sua história, essa cidade é Tiradentes. A cidade, que ganhou o nome do líder da Inconfidência Mineira, possui uma rica arquitetura colonial, mas boa parte de sua riqueza está na gastronomia mineirinha. Seu centro histórico guarda igrejas, lojas de artesanato e antiquários, e pode ser visitado em um passeio de charrete. Mas, não deixe de andar de Maria Fumaça!

sao-joao-del-rei-igreja-sao-francisco-de-assis-Minas-Gerais-zarpo-magazine

O destino do trem é São João del Rei, outra interessante cidade do estado de Minas Gerais. Histórica como Tiradentes, a cidade também tem seu centro histórico com várias lembranças do Brasil colônia, como o casarão Solar dos Neves, o qual pertence a família do ex-presidente Tancredo Neves. Igrejas decoradas com talhas de ouro e sobrados também dão vida à cidade, juntamente com as lojinhas de peças feitas de estanho. Aproveite e conheça o destino e seus restaurantes estrelados!

Pura história em Ouro Preto

ouro-preto-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Ouro Preto é conhecida por ter o maior acervo arquitetônico do país. Com muitas obras feitas por artistas famosos, como Aleijadinho e Athaide, ao andar por suas ruas, a sensação é de voltar no tempo. Ela também foi o primeiro município a ser reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980. Muitos museus, feiras com artesanatos pedra-sabão, também estão pela cidade, e a principal, Praça Tiradentes, preserva o monumento do próprio.

Um dedinho de prosa em Caeté

caete-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Próxima à capital, Caeté é uma pequena cidade do estado de Minas Gerais, mas impressiona por sua vasta natureza e conservados prédios históricos. A Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso foi parte do início da carreira de aleijadinho, e está localizada a 1746 metros de altitude sob a montanha da Serra da Piedade.

Museus e atividades radicais também são uma boa opção, mas as festas são consideradas imperdíveis! Em fevereiro acontece o aniversário da cidade, em julho o “Carnaval de Inverno”. Agosto prepara a “Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso”, com direito a barraquinhas de comidas típicas, música, fogos e muita animação! Já em setembro acontece a “Festa do Morro Vermelho e Cavalhada”.

Araxá: “Terra de Dona Beja”

araxa-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Famosa por ter tido como moradora Dona Beja, mulher influente na cidade e de personalidade forte, a cidade de Araxá também a homenageou colocando seu nome na Fonte Dona Beja, que era conhecida por ser responsável pela juventude da bela moça, a qual não parecia envelhecer.

O município está em uma região famosa por suas terras férteis, as quais também guardam belezas naturais chamadas Serra da Canastra e Serra da Bocaína. Suas águas radioativas são outra atração de Araxá, assim como os esportes radicais e o ecoturismo!

A moderna e interiorana Belo Horizonte!

bh-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte é uma linda mistura de modernidade e simplicidade, cidade grande e interior. Entre montanhas, seus patrimônios históricos são rodeados por cachoeiras. O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é uma de suas atrações imperdíveis, com muitas espécies de árvores, ele fica na parte central da cidade.

pampulha-Minas-Gerais-zarpo-magazine

Outra belezura é o complexo arquitetônico da Pampulha. Ele está localizado ao redor do Lago da Pampulha, e conta com 4 projetos feitos por Oscar Niemeyer: a Igrejinha São Francisco de Assis, o MAP – Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Clube. Mas, não fica só por aí, o município tem muito mais alternativas de passeios para você se encantar!

Reserve a sua estada com os descontos imperdíveis do Zarpo



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *