Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Além da cobiçada capital carioca, muitas cidades do Rio de Janeiro rendem viagens incríveis, embaladas por cenários de natureza exuberante, seja nos famosos balneários ou nos charmosos destinos de montanha. Nos 635 quilômetros de litoral, o terceiro mais extenso do Brasil, praias paradisíacas refrescam as altas temperaturas do clima tropical.

Já em meio às belas paisagens da Serra dos Órgãos, a alta temporada acontece no inverno, quando as baixas temperaturas são esquentadas com aventuras nos muitos parques verdes e também nas lareiras e hidromassagens das românticas hospedagens. Para descobrir tudo o que esse estado incrível reserva aos seus viajantes, a Mag mostra um pouquinho das principais e mais turísticas cidades do Rio de Janeiro.

Na sua viagem pelo Rio de Janeiro, reserve sua estada com os descontos do Zarpo

No charme das cidades serranas

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Quando chega o inverno, os viajantes – principalmente os cariocas que ficam sem sol para curtir o mar – correm rumo à Serra dos Órgãos, para aproveitar o friozinho, que de “inho” não tem nada. No auge da estação, as temperaturas podem atingir 4ºC. É a alta temporada em cidades do Rio de Janeiro, como Teresópolis, situada a 100 km da capital carioca.

As principais atrações naturais de Teresópolis estão dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, área de proteção ambiental, criada para proteger a Mata Atlântica remanescente da região serrana do estado e cerca de 120 espécies de animais ameaçados de extinção. Em meio à natureza preservada dos 20 mil hectares de Mata Atlântica, os visitantes encontram a maior rede de trilhas de todo o Brasil.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

São mais de 200 km de trilhas com diferentes níveis de dificuldade e que descortinam belíssimas cachoeiras, como a Véu da Noiva, e mirantes naturais em pedras com mais de 2.275 metros de altitude, caso da Pedra do Sino, o pico mais alto da Serra dos Órgãos. Tem também o Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis, com nascentes, trilhas pelas Mata Atlântica e belas montanhas, como a Pedra da Tartaruga, que pode ser aproveitada pelos aventureiros com rapel.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

E, quem viaja para a serra pode aproveitar duas cidades do Rio de Janeiro em uma só trip! Petrópolis, a charmosa cidade vizinha, situada a apenas 55 km de Teresópolis, servia de fuga para Dom Pedro II e cia, quando o calor era forte demais para os padrões europeus da família imperial.

Nela também existe uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que é a porta de entrada para a mais famosa, porém também mais puxada trilha do parque. A grande atração, a Travessia Petrópolis x Teresópolis, oferece cenários impagáveis, mas requer bastante disposição para percorrer seus 30 quilômetros de extensão que atravessa vales, sobe e desce montanhas, durante três dias.

No litoral das cidades do Rio de Janeiro

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

“O Rio de Janeiro continua lindo…” Dona dos cenários mais emblemáticos do país, para nós brasileiros e para o resto do mundo, a capital é uma das mais famosas cidades do Rio de Janeiro. As praias de Ipanema e de Copacabana, e os pontos turísticos Cristo Redentor e Bondinho do Pão de Açúcar, são cartões postais que atraem turistas de todos os cantos do planeta.

Vitória-Régia no Jardim Botânico - Parques no Rio de JaneiroNatália Leme

Mas, apesar dessas atrações mais célebres, a Cidade Maravilhosa ganhou esse apelido, pois oferece muito mais aos seus visitantes. Tem várias outras praias para refrescar dos 40°C, tais como Arpoador, Leme, Prainha, Joatinga, Barra da Tijuca… E inúmeros passeios, como o Jardim Botânico, o Parque Lage, a Floresta da Tijuca, os bairros da Urca e de Santa Teresa, esse com a famosa escadaria selarón e o bondinho (que voltou a funcionar), os arcos da Lapa que lotam à noite, assim como os bares e baladas da região mais boemia da cidade.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Enquanto a Maravilhosa é pura badalação, em Paraty, uma das mais charmosas cidades do Rio de Janeiro, o clima é de sossego, muita natureza e um bucólico toque histórico que encanta a todos. A cerca de 250 km da capital carioca, a cidade situada entre a serra e o mar, oferece aos seus viajantes a oportunidade de fazer passeios de barco por lindas praias e ilhas preservadas, tomar banhos em cachoeiras e, de quebra, curtir a atmosfera gostosa do Centro Histórico.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Ao caminhar pelas ruas de pedras pé-de-moleque do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como o conjunto nacional barroco mais harmonioso do mundo, o viajante se sente em pleno século 18. Durante o dia é um charme só passear por entre as casinhas ao estilo colonial, tirando muitas fotos. Já quando a noite chega, suas portas e janelas coloridas se abrem e dentro delas os visitantes encontram restaurantes, barzinhos e lojinhas com diferentes produtos.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Vizinha a Paraty, está Trindade, uma vila rústica e com clima hippie, que também proporciona uma viagem no tempo, mas no caso, para o século 60. Não será difícil sentir o cheiro da erva cannabis queimando, e comprar artesanatos e produtos nas cores da Jamaica, nunca foi tão fácil. Além da atmosfera legalize, as praias são um espetáculo. Na Cachaçado, um mar azul de ondas fortes, contrasta com a areia branquinha, e seguindo por uma trilha, piscinas naturais refrescam o passeio.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Quem prefere uma viagem mais sofisticada, vai nomear Búzios a preferida dentre as cidades do Rio de Janeiro. Além do litoral exuberante, com cerca de 20 praias incríveis, como as badaladas Ferradura e Geribá, e a tranquila Tucuns, o charme do destino fica por conta de seu centrinho comercial.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Na famosa Rua das Pedras, restaurantes, bares, baladas e lojinhas completam os encantos de Búzios. Isso, sem falar na Orla Bardot, que ganhou esse nome após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, nos anos 60. Dizem que a artista caiu de amores pela cidade durante sua estada, e o sentimento foi tão recíproco, que além do nome na orla, a musa ganhou uma estátua em sua homenagem.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Angra dos Reis é mais uma das cidades do Rio de Janeiro que pulsa natureza, com suas 365 ilhas banhadas por um mar verdinho. Situada na região sul do estado, a cerca de 170 km da capital, o destino rende dias e mais dias de passeios para explorar às belíssimas praias insulares.

E, além dos cenários de morros cobertos por matas, praias de areias brancas e mar esverdeado, Angra dos Reis é o destino certo para desbravar as belezas escondidas no fundo do mar. Suas águas cristalinas permitem grande visibilidade para apreciar as ricas fauna e flora aquática e os muitos navios naufragados na baía.

Cidades do Rio de Janeiro: maravilhosas por natureza!

Distante apenas 13 km de barca, a partir da capital, Niterói é uma das cidades do Rio de Janeiro que costuma integrar a lista de atrações de quem visita a Cidade Maravilhosa. Nos seus 11 km de praias, dê preferência para as oceânicas, onde o mar aberto garante águas limpas. Cercada por morros e pedras, e com um lindo mar azul agitado por ondas fortíssimas que desafiam surfistas, Itacoatiara é uma das praias mais incríveis do destino.

As outras praias, banhadas pela Guanabara, costumam ficar impróprias para banho, mas em compensação reservam orlas animadas com bares e quiosques e, no caso de Icaraí, um panorama diferente do lindíssimo cartão postal Pão de Açúcar.

arraial-do-cabo-Rio-de-Janeiro-zarpo-magazine

E também tem Arraial do Cabo e Cabo Frio, duas cidades do Rio de Janeiro, bem menos procuradas, mas com praias surpreendentes. Na primeira tem 35 km de praias menos cobiçadas e com águas cristalinas. A segunda, a maior cidade da Região dos Lagos, está a 160 km da capital carioca, e é outra opção paradisíaca que, além de belas praias de águas cristalinas, oferece boa infraestrutura com bares e restaurantes.

Aproveite as tarifas promocionais dos melhores hotéis do Rio de Janeiro e conheça esses paraísos



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *