Cidades históricas de Minas Gerais: O encontro do passado com o presente!

Cidades históricas de Minas Gerais: O encontro do passado com o presente!

Viajar para algumas cidades históricas de Minas Gerais é como entrar em uma máquina do tempo rumo ao século 18, o período no qual o Brasil era colonial e vasculhado por imigrantes portugueses sedentos por nosso ouro. Depois de muita procura, os europeus finalmente encontraram ouro no Brasil, muitas minas dele, principalmente nas cidades do Estado de Minas Gerais que, claro, não ganhou tal nome por mera coincidência. Já os brasileiros mesmo, mal chegaram a ver a cor dourada do ouro, exceto os trabalhadores das minas que se revoltavam (literalmente!) ao verem seus lucros findarem com os impostos cobrados pela Cora Portuguesa.

A herança das cidades históricas de Minas Gerais

Cidades históricas de Minas Gerais: o maior acervo barroco do Brasil

Injustiças da História do Brasil à parte (afinal, são tantas nesses 514 anos), o Ciclo do Ouro deixou nas cidades históricas de Minas Gerais heranças arquitetônicas e culturais que hoje podemos aproveitar e admirar em viagens que são puro charme.

Fundadas durante o Ciclo do Ouro no Brasil, as cidades históricas de Minas Gerais ganharam construções coloniais, monumentos e belíssimas igrejas que deram a Minas Gerais o título de Estado com o maior acervo barroco do Brasil. Dá só uma olhada nas principais cidades históricas de Minas Gerais e seus encantos!

São João del-Rei

igreja-francisco-assis-sao-joao-del-rei-zarpo-magazine

Ruas de pedra, casarões antigos e muitas igrejas. O cenário histórico de São João del-Rei contrasta com a movimentação de uma das mais desenvolvidas cidades históricas de Minas Gerais. Um de seus maiores resquícios da época colonial está na Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Construída em 1721, a igreja possui pinturas barrocas e é a única da cidade com talhas de ouro no altar.

Outro símbolo histórico e religioso de São João del-Rei é a Igreja de São Francisco de Assis que foi construída em 1774. Emoldurada por palmeiras, na praça mais bonita da cidade, a imponente igreja apresenta sinos enormes, telas que representam a Santa Ceia em seu interior, um lustre em cristal Bacarat e uma portada em pedra-sabão, cheia de símbolos e pequenos detalhes que, pelo estilo, é atribuída a Aleijadinho.

A maria-fumaça que atrai os turistas e liga duas cidades históricas de Minas Gerais

Na cidade há ainda o Museu Memorial Tancredo Neves que, situado em um casarão do século 17, apresenta um acervo de fotos, documentos e cartas que contam a história do político e do Brasil. Outra atração famosa de São João del-Rei é o Trem Maria Fumaça que liga duas cidades históricas de Minas Gerais. Nos 13 quilômetros pela estrada de ferro, construída no século 19, o viajante avista belos cenários até a locomotiva chegar à cidade de Tiradentes.

Tiradentes

Cidades históricas de Minas Gerais, na cidade de Tiradentes

Dona de um dos mais belos conjuntos barrocos das cidades históricas de Minas Gerais e quase toda formada por construções históricas muito bem conservadas, Tiradentes, a cidade situada a cerca de 190 km de Belo Horizonte, é um destino perfeito para casais que procuram por um refúgio para um fim de semana romântico.

Emoldurada pela Serra de São José, a cidade vizinha de São João del-Rei reserva aos seus viajantes charretes circulando pelas estreitas ruas de pedras pés-de-moleque, diversos ateliês, restaurantes estrelados com o melhor da culinária mineirinha e, claro, casarões e igrejas centenárias como a Igreja Matriz de Santo Antônio que apresenta lustres de prata, muito ouro adornando o altar, pinturas em estilo rococó e esculturas atribuídas a Aleijadinho.

Sua estada entre São João del-Rei e Tiradentes

Garden Hill Small Resort: conforto para conhecer as cidades históricas de Minas Gerais

Sim, desta vez trago uma super estada com uma impecável localização para você desfrutar o melhor dessas duas encantadoras cidades históricas de Minas Gerais. O Garden Hill Small Resort alia a estrutura de um completo resort com o charme, a privacidade e a exclusividade de uma pousada. Boa combinação, não?!

Além da excelente localização, a apenas 7 km do centro histórico de São João del-Rei e a 12 km de Tiradentes, o resort se destaca por ser o único hotel com campo de golfe em Minas Gerais. E, para completar, outro bom motivo para que você reserve já uma estada neste resort é a deliciosa gastronomia que combina a sofisticação da culinária internacional com os sabores inconfundíveis da cozinha mineira.



Comentários

  • As cidades historicas de Minas Gerais tem um valor muito grande para nos Brasileiros.
    Deveria ser preservadas sempre pelos nossos governantes sem historia.

    Seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *