Descanso em meio à natureza: saiba o que fazer em Tiradentes!

Descanso em meio à natureza: saiba o que fazer em Tiradentes!

Você já deve ter ouvido falar na história de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), não é? O líder da Inconfidência Mineira, que também exerceu a profissão de dentista e morreu enforcado por defender os ideais como liberdade e igualdade. E é por isso que seu nome foi dado à cidade de Tiradentes, um dos municípios mais importantes de Minas Gerais. Pacata e interiorana, você irá se encantar com seu jeitinho mineiro, e vai querer saber tudo o que fazer em Tiradentes!

Aproveite uma oferta do Zarpo e viaje para ter dias de sossego em Tiradentes

A cidade é pura história, já que foi aqui, no porão da casa de Padre Toledo, onde aconteceu a Inconfidência Mineira (a mesma que falamos acima), local que hoje guarda o belo Museu Padre Toledo. Sua arquitetura colonial e a gastronomia reconhecida como “polo gastronômico”, faz bonito não só nas comidas típicas, mas também nos restaurantes estrelados, uma das coisas que mais chama a atenção dos turistas. A cidade também já serviu de cenário para algumas minisséries da televisão, como JK, Hilda Furacão e o filme Chico Xavier.

Um tour para conhecer o que fazer em Tiradentes

tiradentes-matriz-santo-antonio-zarpo-magazineMatriz de Santo Antônio

Ao andar pela cidade, você vai ver de perto as detalhadas construções como a das igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e a Matriz de Santo Antônio, além de sentir o ar puro misturado ao cheirinho de café vindo das casas… Mas, se preferir, pegue carona em uma charrete para ver o Chafariz de São José, os antiquários e para dar uma volta pelas lojinhas de artesanato nas ruas Direita e da Câmera. Não há quem resista voltar para casa sem uma obra de arte mineira!

Na Matriz de Santo Antônio, acontece a apresentação de som e luz, com um roteiro que narra a história da igreja e suas curiosidades, como as belíssimas obras de Aleijadinho e a rica decoração do local. Em frente à Igreja São Francisco de Paula você precisa ver o pôr do sol no alto do morro, local que oferece a melhor vista do Centro Histórico.

artesanato-brasil-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Largo das Forras, uma simpática pracinha que reúne a maior parte dos bares, restaurantes e as lojinhas, é uma boa dica de o que fazer em Tiradentes. Lá são vendidas as fofas galinhas d’angola de pano, peças com fuxicos e santos de madeira e pedra sabão. Durante a noite, não deixe de fazer um passeio na folclórica “Jardineira” (automóvel de 1935) e conhecer a cidade de vários ângulos diferentes. É encantador e muito divertido!

Dica: O centro histórico da cidade é pequeno, então vale a pena fazer esse passeio a pé para conseguir ver tudo. É um passeio que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Tiradentes! E, claro, não deixe de usar um sapato confortável para subir e descer o pavimento feito no século XVIII, que é um pouco irregular.

Viajar de Maria Fumaça é coisa do passado?

maria-fumaca-tiradentes-zarpo-magazine

Não, caro leitor, viajar de Maria Fumaça até pode ser ultrapassado em alguns lugares, mas entre o que fazer em Tiradentes, esse é outro passeio imperdível! O trem que vai até São João del Rei, vai encantar, principalmente, as crianças que adoram os 40 minutos e admiram a visão de pura natureza. A locomotiva passa pelas margens do Rio das Mortes, de onde você pode ver as lindas paisagens e cenas típicas do interior, voltando ao passado…

E que tal um passeio de jipe? Ao redor da Serra de São José, seguindo até a cidade de Prados, você irá seguir pela Estrada Real. A primeira parada será na Vila Caraça – onde são produzidas enormes esculturas de animais – e depois seguirá em direção ao município de Bichinho (a 8 quilômetros de Tiradentes), para almoçar e ver as lojas de artesanato de primeira linha! Uma aventura de aproximadamente 5 horas.

Tipicamente gostosa… A cozinha mineira é tudibão!

cozinha-mineira-zarpo-magazine

É no restaurante Empório de Santo Antônio que é servido um verdadeiro banquete mineiro! Quem experimenta nunca mais esquece o gostinho de Tiradentes. São servidos pratos típicos como feijão tropeiro, banana assada, linguiça, torresmo, couve e ovo frito. Já para uma opção mais refinada, o Angatu está pronto para receber diversos paladares e surpreender com sua culinária diferenciada. A truta e o arroz de pato são algumas boas pedidas, mas o café, com certeza, é um diferencial, já que é coado na hora em um mini coador, na sua mesa! Delícia…

O ecoturismo também é uma boa opção de o que fazer em Tiradentes. Passeios de bicicleta, trilhas em veículos, cavalgadas, visitas às cachoeiras e caminhadas, são indicações para quem gosta de ter mais contato com a natureza. Aproveite a rica diversidade da fauna e da flora local, para explorar a Serra de São José fazendo roteiros ecológicos diferenciados!

Tiradentes e seu povo hospitaleiro estão sempre prontos para receber turistas. E depois de voltar dessa viagem, tenho certeza que sentirá falta do jeitinho mineiro e da tranquilidade de uma cidade do interior!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *