Descubra com a Mag Como Planejar uma Viagem!

Descubra com a Mag Como Planejar uma Viagem!

Quando pensamos em viajar, o entusiasmo é tanto que acabamos esquecendo o principal: planejamento! É claro, o destino será o primeiro a vir à tona, já que muitas vezes viajamos pelo desejo de conhecer um determinado lugar e todos os seus pontos turísticos. Porém, se prevenir com o orçamento, segurança, hospedagem, destino e passagens, devem ser a principal preocupação dos viajantes de “primeira viagem”. Achou muito difícil? Não se preocupe, a Mag preparou dicas de como planejar uma viagem, as quais vão facilitar sua vida!

Abuse da internet, sua aliada ao planejar uma viagem

pesquisa-viagem-zarpo-magazine

Você sabia que é possível planejar uma viagem inteira sem levantar da cadeira? Pois é, para fazer isso basta pesquisar, pesquisar e pesquisar muito! Isso garante o destino, o hotel e a localização ideal para seus gostos e seu querido bolso, sem que haja surpresas desagradáveis. Além disso, depois de escolher a hospedagem, é importante procurar depoimentos de pessoas que já utilizaram os serviços em sites avaliativos como o TripAdvisor, pois, caso tenha algo de errado com o hotel ou em seus arredores, você com certeza ficará sabendo.

Passaporte: seu fiel companheiro de viagens

passaporte-brasileiro-zarpo-magazine

Agora é preciso saber se sua viagem será nacional ou internacional, se precisará de passaporte ou não. Para viagens nacionais e países do Mercosul – Chile, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Peru – não é necessário o uso do passaporte. Mas, para países que ficam fora da América do Sul, é preciso e, na maioria das vezes, visto.

E se você precisa de um, pode ler um artigo completo na Mag para saber como tirar o passaporte!

E apesar de parecer um bicho de 7 cabeças, não é tão difícil assim seguindo instruções! Como o documento é emitido pela Polícia Federal, no site é possível saber qual a documentação necessária e agendar o seu dia. Para facilitar a vida do viajante, a Receita Federal criou um aplicativo chamado “Viagens ao Exterior” com diversas informações para quem viaja para fora do país não ter problemas na alfândega, e ainda oferece um atalho para a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV).

paris-aviao-zarpo-magazine

Se o seu destino é longe e não tem as passagens aéreas inclusas no pacote, fique atento aos sites de viagens, principalmente aos finais de semana quando os preços baixam – antes era terça-feira, que se tornou o segundo dia mais barato – já que é nesse período que a maioria das pessoas compram suas passagens. Ah, e não deixe pra comprar em cima da hora, quanto mais antecipado, mais economia!

A mesma coisa serve para a compra de moeda estrangeira, pois é sempre bom pesquisar sua cotação e saber a hora certa para fazer cambio, já que é aconselhável levar uma parte em dinheiro vivo, mas apenas uma parte. Levar todo o dinheiro em espécie pode ser perigoso, por isso, tente balancear as compras também entre os cartões de crédito e de débito.

Faça um seguro saúde e não se preocupe!

melhor-idade-zarpo-magazine

Não pense que fazer uma viagem internacional é só comprar as passagens, reservar o hotel e “bye, bye”! Pensar em um bom seguro saúde é essencial para curtir a viagem sem se preocupar e ficar desnorteado caso (sai pra lá!) aconteça algum acidente. E em alguns países – como os da União Europeia – é necessário contratar um.

Tomar vacinas antes de embarcar em sua viagem também é uma necessidade, dependendo do país ou até estado dentro do Brasil. Tudo é uma questão de clima, saneamento básico, cidade, e outros pontos específicos de cada destino, mais um motivo para saber como planejar uma viagem.

Planejamento também vale pra orçamento

economias-zarpo-magazine

Para ter uma excelente experiência, é preciso planejar a viagem de acordo com o seu orçamento, quanto maior ele for também aumenta o nível de requinte, tempo de viagem ou distância. E quanto menor o seu orçamento, mais será preciso “segurar a barra” ou fazer viagens curtas e mais despojadas. Por esses motivos é importante definir uma meta e colocar no papel sua rota, o que torna as coisas mais claras e objetivas. Porém, se você prefere apenas seguir seus instintos e sair desbravando o destino, tenha uma quantia reservada.

Dica básica: avise a sua operadora de cartão de crédito que você irá viajar, informando as datas de ida e volta. Isso evita que alguma compra sua seja bloqueada fora do país.

O que levar em uma viagem?

poucas-malas-viajar-sozinho-zarpo-magazine

Para escolher as coisas certas para levar em sua viagem – além dos itens básicos – é preciso pesquisar sobre o destino escolhido. Parece obvio, mas é necessário saber como estará o clima quando você chegar ao local, para ter uma noção do tipo de roupas que precisa levar. Existem 4 dicas básicas para não errar na mala:

1- Por onde você irá andar, é outra coisa a se perguntar. Muitos passeios exigem dos turistas roupas adequadas e acessórios próprios, como uma trilha nas montanhas, esquiar na neve, entre outros. É bom estar preparado para não perder nenhum segundo de sua viagem!

2- Veja a previsão do tempo do seu destino, como por exemplo, se irá chover, nevar, fazer calor etc. É claro que não se pode confiar 100% nas previsões, e é sempre bom levar roupas de reserva, porém, já se pode ter uma noção e não passar apuros, além de aliviar espaço na mala!

3- Se imaginar no lugar é outra dica importante. Afinal, se você irá para um lugar afastado apenas para relaxar e curtir o clima, não é necessário levar “looks de balada”, por exemplo. Porém, se tem a intenção de frequentar lugares mais refinados, é bom pensar em uma boa opção, mas evite exagerar na quantidade de roupas.

4- Sem exageros! Pensar na quantidade de dias que você vai estar fora é essencial para deixar a mala mais sequinha e com espaços vagos, os quais serão ocupados por compras feitas no destino. Tente levar roupas mais básicas que combinem umas com as outras, e não exagere quando o assunto for maquiagem, sapatos, roupas de frio (isso vai depender do clima), acessórios e etc.

Após organizar as malas pensando nas dicas de como planejar uma viagem, faça um check list para ter certeza que não está esquecendo nada. Essa dica também vale para hora de voltar, já que você poderá deixar para trás alguma coisa importante ou até ocasionar problemas para embarcar no avião.

Como planejar uma viagem sem deixar nada escapar!

destinos-turisticos-zarpo-magazine

Saber a localização exata de sua hospedagem e tudo o que existe próximo, como mercados, restaurantes, pontos de ônibus, farmácias, lugares turísticos em geral, é importante para ter noção de como planejar uma viagem da melhor forma possível, baseado em distâncias e facilidades. Quando o hotel é muito longe de tudo, fica mais difícil se locomover pela cidade, porém, isso pode ser exatamente o que você procura: exílio total!

Seguir um roteiro de passeios durante a viagem é ter em mente seus lugares favoritos dentro de determinado destino, sabendo que é possível fazer outras descobertas. Para escolher os melhores pontos turísticos, é necessário ter em mãos o mapa do local, seja ele físico ou virtual. Outra dica interessante é acessar sites como o Couchsurfing ou Rent a Local Friend e encontrar alguns “Local Friends” (amigos locais), como são chamadas as pessoas que estão dispostas a mostrar sua cidade para os turistas! Não é o máximo?

A viagem nem sempre é feita apenas por uma pessoa, e quando isso acontece, é preciso pensar em todos os viajantes para fazer um roteiro. Se o seu acompanhante tiver uma idade avançada, não é possível fazer determinados passeios que exigem esforço físico. Ou estiver com crianças, vale pensar em uma rota voltada para os pequenos e em lugares com boa infraestrutura.

Agora é só seguir as dicas desse artigo para saber como planejar uma viagem e “partir para o abraço”! Para garantir o seu hotel com descontos, confira as ofertas do Zarpo e também o artigo da Mag explicando como reservar.

Posts relacionados

Não há posts relacionados encontrado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *