Descubra o Que Fazer Em Barra Bonita!

Descubra o Que Fazer Em Barra Bonita!

O interior de São Paulo tem muito mais a oferecer do que apenas museus, plantações e fazendas. A linda cidade de Barra Bonita surpreende os moradores do estado, que com certeza, nem imaginam que paisagens tão bonitas podem surgir próximas à correria do dia a dia, mais precisamente, a 300 quilômetros de distância da capital. Vem com a Mag e confira o que fazer em Barra Bonita!

Descubra Barra Bonita com descontos na sua hospedagem

A principal atração de Barra Bonita

rio-tiete-zarpo-magazine

Se você passa todo dia pelo Rio Tietê ou já passou alguma vez na vida, vai achar meio estranho que ele tenha sua parte limpa. Só acredita vendo? Então, é só visitar o município de Barra Bonita e conhecer este encantador ponto turístico. E pasme, a água é tão limpa que é possível nadar, pescar e andar de barco. Um verdadeiro sonho se pensarmos em como é poluído o Rio Tietê na grande São Paulo, não?

estancia-barra-bonita-usina-barra-bonita-zarpo-magazine

O rio é uma das principais atrações entre o que fazer em Barra Bonita, uma verdadeira área para lazer que atrai cerca de 15 mil turistas por mês, principalmente por conta de sua eclusa (elevador que leva o barco ao nível acima do rio). Construída em 1973 – a primeira atração do gênero na América Latina – com a intenção de facilitar a passagem dos navegantes, transpondo o desnível do rio de 26 metros, que tem como causa a Usina Hidrelétrica.

Os passeios até a eclusa não são feitos em qualquer embarcação, são verdadeiros navios que suportam aproximadamente até 700 pessoas. Durante a viagem é servido um almoço a bordo. E nem precisa se preocupar com a animação – às vezes reforçada por DJ’s – ela já é garantida, igualmente ao roteiro histórico e as paisagens deslumbrantes!

passeio-de-barco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Existem dois tipos de passeios com roteiros diferentes. Eles são feitos aos fins de semana e têm duração de 3 horas cada. Um é durante a manhã e tem como destino o encontro com o Rio Piracicaba, já o outro vai rio abaixo e mostra toda a beleza da natureza local, com pássaros e árvores no caminho. Durante os percursos os navios passam pelas barragens.

E não é apenas navegando que é possível conhecer o Rio Tietê. Quase sempre podemos ver algumas pessoas na beira do rio com suas varas de pescar lançadas, enquanto aguardam pacientemente. Cena típica de cidades do interior, daquelas que nos faz sentir toda a boa energia local!

Dica: de dois em dois anos, durante janeiro (mês de férias), a reclusa fica fechada, já que a safra de soja é escoada para São Paulo pelo sistema. Por isso, é sempre bom verificar se estará aberta durante o período de sua viagem, quando for escolher o que fazer em Barra Bonita.

No balanço do bondinho

bonde-barra-bonita-zarpo-magazineRosanetur | CC-BY

O passeio de bondinho é outra ótima escolha de o que fazer em Barra Bonita! O percurso tem duração de 30 minutos e percorre os principais pontos turísticos da cidade. É uma boa chance de conhecer a Ponte Campos Salles, a praça de artesanato, o museu, o monumento, o teleférico, a Usina da Barra, o mini shopping e todo o encanto de Barra. O melhor de tudo nesse passeio é a animação, que com certeza é garantida!

Barra Bonita também é cultura!

museu-leme-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Memorial do Rio Tietê preserva toda sua história e como curiosidade, tem amostras das águas do Tietê em São Paulo e em Barra Bonita, o que destaca muito bem suas diferenças. Fundado em 2000, guarda um grande acervo bibliográfico, imagens documentando a fauna e a flora, maquetes, esculturas, pôsteres, em sua maioria, claro, falam sobre o Rio Tietê. O Memorial também serve de cenário para palestras e apresentações. Um espaço para saber mais da cultura local, que fica dentro do pequeno Barra Shopping.

Já o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi mostra em documentos, fotos, objetos, peças antigas e muitas curiosidades como uma cadeira de dentista de 1950, um pouco da história de Barra Bonita. Ele está localizado na antiga estação de trem da cidade, construído em 1929. O museu fica de frente para o monumento da cidade, o qual representa o símbolo dos três elementos básicos da economia de Barra Bonita: uma chaminé de cerâmica, a roda de uma engrenagem industrial e um barco a vela.

Veja o que fazer em Barra Bonita!

diversao-infantil-zarpo-magazine

Conhecido como Praça do Teleférico, o Parque Turístico Municipal Dr. Waldemar Lopes Ferraz, foi construído em 1983 e possui uma pista de kart de 750 metros, um lago com pedalinho e um teleférico de 12 metros de altura e 700 de percurso, que proporciona uma vista impressionante da cidade!

E não são é apenas os adultos que se divertem nesse destino, as crianças vão se esbaldar na Mini Cidade da Criança! Às margens do Rio Tietê, se encontra esse Centro de Recreação e Lazer da Juventude (Praça da Juventude), com 7000 m². O espaço tem variados brinquedos para as crianças se divertirem nas gangorras, escorregadores, nas réplicas fofas da Igreja Matriz local, do Castelo Medieval e também no mini Saloon.

Compras: sempre uma opção!

artesanato-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois de avistar lá de cima a Praça de Artesanato, é hora de partir para as compras! Localizada na Avenida Pedro Ometto, o local reúne várias barracas de artesanato (cerca de 50), com objetos para decoração, artigos importados, souvenires e lembrancinhas, um quesito importante em uma viagem. Por lá, também, acontecem apresentações musicais e de dança, e venda de orquídeas!

Deu vontade de conhecer e se encantar por Barra Bonita? Confira na Mag o artigo com dicas sobre destinos e hotéis no interior de São Paulo! E se quiser viajar com segurança, leia também tudo o que você precisa saber sobre o seguro viagem.



Comentários

  • /// NASCI EM MOGI DAS CRUZES / 1954 / NADEI / PESQUEI COMI MUITAS FRUTAS NAS BARRANCAS DO RIO TIETE DESCIAMOS O RIO DE BOIA DE CAMINHAO / TRATOR / SEMPRE UMA TURMA DE AMIGOS / EM CESAR DE SOUZA PRIMEIRA ESTACAO APOS PARADA DOS ESTUDANTES SENTIDO RIO DE JANEIRO CABULAVA AS AULAS PRA NADAR / ESTUDAVA GRUPO ESCOLAR SEBASTIAO DE CASTRO ATE 1965 / TINHA UMA PRAINHA PROXIMO ESTRADINHA DE RODAGEM /// NOSSO REFUGIO ATRAVESSAVA A NADO PRA PEGAR INGA / MARACUJA CAQUI ENTRE OUTRAS FRUTAS / RECENTEMENTE FUI A SALESOPOLIS ALGUMAS VEZES TRISTE SABER /// POLUICAO JA ESTA CHEGANDO EM SUA NASCENTE /// TRISTE REALIDADE /// PRECISO CONHECER PASSEIO /// BARRA BONITA ///

    Seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *