O que a baiana tem na panela? Dicas de restaurantes em Salvador

O que a baiana tem na panela? Dicas de restaurantes em Salvador

Da união de receitas antigas, herdadas por tribos indígenas, temperos que vieram com os africanos escravos e técnicas requintadas trazidas da Europa pelos portugueses, nasceu uma culinária cheia de personalidade, cor, cheiro e, claro, muito sabor. Marcada pelo uso de azeite de dendê, pimenta, leite de coco e outras especiarias, a gastronomia baiana é facilmente reconhecida por seus sabores fortes e é tão quente como o clima da região. Claro que para experimentar os típicos sabores da Bahia, não há melhor lugar que a sua capital, então preparei 3 dicas de restaurantes em Salvador para você degustar moqueca, acarajé, bobó de camarão, vatapá e outras delícias baianas.

Quer viajar para a Bahia? Confira os hotéis em oferta no Zarpo

Paraíso Tropical: Um dos mais premiados restaurantes em Salvador!

O Paraíso Tropical aparece como um dos restaurantes em Salvador mais premiadosFoto retirada do site/divulgação

Em uma simpática e aconchegante casa no bairro do Cabula, está um dos melhores restaurantes em Salvador para provar as iguarias da culinária baiana. A cozinha é comandada com magia por Beto Pimentel, eleito chef do ano pela Revista Gula e um colecionador de prêmios, como o da Commanderie des Cordon Bleus de France, a maior escola de culinária do mundo.

Estrelado no Guia Quatro Rodas por 11 anos consecutivos e dono do 9º lugar entre 5.389 restaurantes em Salvador, no site do TripAdvisor, o Paraíso Tropical pode ser considerado uma atração imperdível para quem visita a cidade. Além do talento nato do “chef mágico”, as receitas são elaboradas a partir de ingredientes colhidos na própria horta orgânica do restaurante, e os sucos são feitos com os mais de 120 tipos de frutas do pomar.

Casa de Tereza: Um mergulho no sabor e na arte baiana

Restaurantes em Salvador devem obrigatoriamente agradar o paladar. Mas o Casa Tereza foi mais longe e criou um ambiente conceitual inspirado nas tradições da BahiaFoto retirada do site/divulgação

Situada no movimentado bairro Rio Vermelho, a Casa de Tereza se destaca por ser um desses restaurantes que satisfaz não só o paladar de seus comensais, mas também a visão. Os dois ambientes disponíveis para os clientes experimentarem as delícias da chef Tereza Paim resgatam expressões históricas da Bahia e apresentam obras de artistas plásticos regionais. Na Galeria Iemanjá há uma exposição com obras de diversos artistas plásticos baianos, já no Salão Bel Barbosa, as obras do artista plástico que dá vida as ruas de Salvador são o destaque.

Para preparar os pratos de própria autoria, a chef utiliza as técnicas da alta gastronomia mundial, mas os sabores traduzem a gastronomia baiana em sua essência. Outro destaque que faz este ser um dos mais consagrados restaurantes em Salvador é a preocupação com a sustentabilidade. O dendê é extraído artesanalmente, o óleo usado, depois é transformado em sabão, o lixo orgânico é triturado e descartado na rede de esgoto, entre outras práticas que contribuem para manter o equilíbrio do meio ambiente.

Ki-Mukeka: A melhor moqueca de Salvador

O Ki-Mukeka é considerado um dos mais fiéis representantes da culinária Baiana na cidade e um dos restaurantes em Salvador mais indicados para quem quiser saborear a melhor moqueca da BahiaFoto retirada do site/divulgação

O Ki-Mukeka é considerado um dos mais fiéis representantes da culinária Baiana na cidade e um dos restaurantes em Salvador mais indicados para quem quiser saborear a melhor moqueca da Bahia. São mais de 30 anos servindo a iguaria baianíssima e outros pratos marcantes da culinária, como bobó de camarão, vatapá, caruaru e acarajé. O melhor é que para se deliciar com os temperos do Ki-Mukeka, os comensais não precisam rodar a cidade toda, já que a casa conta com várias filiais espalhadas pelos bairros da capital baiana.

Quer conferir cada um desses restaurantes em Salvador? Aproveite os descontos nas diárias dos melhores hotéis do Zarpo.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *