Dicas e passeios em Porto Alegre para uma viagem tri!

Dicas e passeios em Porto Alegre para uma viagem tri!

Se tu és gaúcho, provavelmente tu sabes bem porque eu estou escrevendo assim, daí. Bah, tu não és gaúcho, guri? Então é pra ti mesmo que escrevo este artigo, tchê! Gaúches e clichês à parte, a capital do Rio Grande do Sul, como o nome já anuncia, é uma cidade alegre e também hospitaleira. As atrações, muitas culturais, algumas gastronômicas e outras ao ar livre, preenchem o roteiro do viajante que, ao aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, encontra uma diversidade de passeios em Porto Alegre. Se você é um turista de primeira viagem na capital gaúcha e não quer ficar boiando nas gírias e nem em como curtir o melhor da cidade, vem comigo e traz a cuia e a erva-mate para o chimarrão.

Encontre hospedagem com tarifas promocionais e aproveite os passeios em Porto Alegre

Dicas básicas para sobreviver em Porto Alegre

Chimarrão gaúcho, tchê!

Antes de listar os passeios em Porto Alegre que não podem faltar no roteiro, acho válido umas dicas. Para começar, todos sabem que o sul do Brasil tem temperaturas baixas e faz muito frio, mas isso é no inverno. Nos meses do verão a cidade é quente e chega a marcar 30ºC. Logo, sua mala vai depender da época do ano que irá viajar. Além de não errar nos trajes, é bom repassar um pequeno dicionário gaúches, para ao ouvir o cantar dos gaúchos não “ficar de cara”, ou chocado (primeira lição).

Se alguém oferecer a você “bergamota”, aceite apenas se gostar de mexerica. O “bah” irá acompanhar você durante toda viagem. O que isso quer dizer afinal? O bah é a abreviação do famoso “barbaridade” que, acredite, poderá ser empregado nas mais diversas situações, assim como o “tchê” que, aparentemente é o “meu” do paulistano. Se você for mulher, irá ouvir muito “guria” e “prenda”, se for homem, “guri”, “guapo” e “piá”, caso for novinho.

Com algumas gírias básicas ok, é hora de uma dica valiosa que me custou “ficar de cara” em uma roda de chimarrão. Sabe-se que gaúcho adora beber chimarrão e não tem hora, lugar e nem clima para sacar a cuia e começar a roda. Para não ser zombada como foi a paulista aqui, nunca, em hipótese alguma, mecha a bomba, mesmo que estiver entupida. Vale se atentar também para não reclamar que está muito quente, não esquecer-se da vida com a cuia na mão e nem pular a sequência da roda. Ah, importante: não passe a cuia se não bebeu todo o líquido, até chiar, e, não se envergonhe do barulho. Piadas à parte, os gaúchos são gente boa, quer dizer, são tri legais, e vão te ensinar os truques.

Passeios em Porto Alegre para curtir ao ar livre

guaiba-zarpo-magazine

Infelizmente os gaúchos não têm mar por perto, mas têm um rio que virou lago. Há pouco mais de 20 anos estudos concluíram que o Guaíba, sempre chamado de rio, era na verdade um grande lago. Ocupando 30% do território de Porto Alegre o lago é ponto de encontro dos gaúchos que aproveitam suas águas para realizar passeios de barco, praticar esportes náuticos ou sentar-se às margens no fim da tarde para acompanhar o sol se pôr nas águas, com o chimarrão na mão, claro.

Por ser muito arborizada, quem gosta de cenários verdes, encontra muitos passeios em Porto Alegre para aproveitar o dia. Os parques Moinho dos Ventos e Farroupilha que integram a lista dos 10 melhores do Brasil no TripAdvisor, são ótimas pedidas. Ainda ao ar livre, um dos passeios em Porto Alegre que faz sucesso entre turistas é a Rua Gonçalo de Carvalho, a rua mais bonita do mundo. Em seus 500 metros mais de 100 grandes árvores da espécie Tipuana formam um lindo túnel verde. A rua ganhou a fama de mais bonita do mundo na internet depois de ter tido suas árvores ameaçadas com a promessa da construção de um estacionamento. Os moradores se uniram para impedir e logo a rua virou Patrimônio Ambiental de Porto Alegre (ufa!). Ah, se essa rua fosse minha!

POA cultural e gastronômica

Usina do Gasômetro: pólo de artes e um dos passeios em Porto Alegre mais cativantes

Um dos passeios em Porto Alegre que sempre faz parte do tour dos visitantes é a Usina do Gasômetro, situada às margens do Lago Guaíba. A antiga usina de geração de energia com sua chaminé de 117 metros de altura foi desativada nos anos 70, reformada e transformada em centro cultural com exposições e peças teatrais. Dentre as muitas opções culturais de passeios em Porto Alegre, não deixe de visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, o Santander Cultural e o belíssimo Teatro São Pedro.

gastronomia-zarpo-magazine

Já quando o assunto é gastronomia, um dos passeios em Porto Alegre que vai deixar a sua viagem tri gostosa é a Pizzaria Don Vitto que há 19 anos oferece pizzas tão boas quanto as de São Paulo. Agora, ir a capital do Rio Grande do Sul e não provar o verdadeiro churrasco gaúcho é um absurdo. Para saborear ótimos cortes de carnes em uma das mais tradicionais churrascarias da cidade, vá ao Komka, sucesso desde 1967 entre os porto-alegrenses.

Quer viajar para a capital gaúcha e outros destinos do mundo e ainda economizar na hospedagem? Torne-se um sócio do Zarpo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *