Em Morro de São Paulo existe amor!

Em Morro de São Paulo existe amor!

Já ouviu falar de Morro de São Paulo? Não, não é um morro na cidade de São Paulo. Aliás, além do nome e da noite animada, Morro de São Paulo não lembra em nada a cinzenta e caótica capital paulista que, como cantou o rapper Criolo: “não existe amor”. O verde da vegetação e o azul do mar, são as cores que predominam no cenário do destino situado na Ilha de Tinharé, a cerca de 450 km de Salvador. Quer conhecer as belezas e a animação noturna da pequena vila baiana? A Mag mostra como!

Confira a tarifa especial do Zarpo e reserve a sua estada em Morro de São Paulo

Quantas paixões cabem em Morro de São Paulo?

gamboa-morro-de-sao-paulo-bahia

Muitas! Nos 400 km² da Ilha de Tinharé, o viajante encontra os povoados de Garapuá, Gamboa e Galeão, mas a estrela da ilha é Morro de São Paulo, com suas várias facetas, que agradam a diferentes tipos de viajantes. Se apaixona pelo destino, os amantes da natureza e da simplicidade rústica, típicas de pequenos povoados pé na areia.

Quem preza por praias selvagens e desertas, encontra verdadeiros tesouros, mas quem prefere areia movimentada e animação, não passa vontade, tanto de dia, quanto de noite. Nas belas praias desertas, transbordam inspiração e sossego para os casais românticos. Já quem viaja com a família, aproveita a boa estrutura das praias badaladas. Qualquer apaixonado se diverte em Morro de São Paulo!

Poucas, mas boas!

Morro de São Paulo

O litoral de Morro de São Paulo é enxuto, são apenas 4 praias, nomeadas como: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta, mas ainda tem um bônus, a Quinta, que também é chamada de Praia do Encanto, e na verdade é uma continuação da Quarta. A princípio, todos esses números podem parecer confusos, mas é bem simples, até para quem é de humanas.

Mesmo com apenas 5 praias, cada perfil de viajante encontra no pequeno litoral de Morro de São Paulo, um trecho de areia e mar para se apaixonar, mas é de bom senso turístico conhecer todas as praias da vila, inclusive as que já não pertencem ao destino, e podem ser exploradas com o passeio Volta à Ilha de Tinharé.

As 5 versões do paraíso

segunda-praiaAndrés Moreira/CC-BY-SA Flickr

Os apenas 300 metros da Primeira Praia são aproveitados pelos viajantes com boas doses de adrenalina, no ar e no mar. São em suas águas que os aventureiros caem quando deslizam por 340 metros na maior tirolesa dentro d’água do Brasil. O desafio radical começa a 70 metros de altura, no mirante do Farol situado no morro, na lateral esquerda da praia.

A única praia de Morro de São Paulo com ondas, também faz a alegria dos surfistas, mas suas águas ainda rendem aventuras com mergulhos, banana boat, esqui aquático, wakeboard e caiaque. Não fica muito cheia e as opções de barracas são poucas, mas oferecem o necessário para quem quiser curtir o dia de mar ali.

Separada da Primeira por pedras, a Segunda Praia é apenas 60 metros maior que a vizinha, mas é a mais cobiçada de Morro de São Paulo, por sua boa oferta de bares, barracas, restaurantes e lojas. É nela que acontece a maioria das badaladas festas de Morro de São Paulo, e tem ritmos para todos os gostos, inclusive luaus. A Ilha da Saudade, que tem esse nome por ter sido uma ilha no passado, hoje está ligada à praia, e forma um belíssimo visual.

terceira-praia-Morro-de-Sao-Paulo-zarpo-magazineLeonardo Pallotta/CC-BY Flickr

Quem prefere praias pouco frequentadas, na certa irá achar a Segunda Praia muito cheia, mas é só seguir para a próxima. Nos 800 metros da Terceira Praia tem boa estrutura de barracas e de restaurantes e, graças as suas águas calminhas, pode ser aproveitada com caiaque em um passeio até a pequena Ilha do Caitá, que é um dos melhores points para mergulho de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo

Para o viajante que deseja um visual mais selvagem e uma areia ainda mais vazia, a Quarta Praia é uma ótima pedida. Quanto mais se segue pelos 5 km de areia da praia, mais deserta ela fica. A paisagem não poderia ser mais linda, com uma enorme faixa de coqueiros beirando a areia, e piscinas naturais de águas cristalinas, cheias de peixinhos coloridos. Sua beleza já foi reconhecida por seus visitantes, que através das boas avaliações no TripAdvisor, colocaram a praia como a 15ª colocada, entre as 25 melhores praias do Brasil, no Travellers’ Choice 2015.

Morro de São Paulo

Ao fim da Quarta Praia, separadas por um pequeno manguezal, começa a Quinta Praia ou Praia do Encanto, a última do litoral de Morro de São Paulo, e ainda mais deserta e preservada que a sua anterior. Não possui nenhuma barraca ou restaurante, mas nas poucas hospedagens que ali funcionam, há restaurantes abertos ao público. É perfeita para quem deseja descansar bem longe do burburinho.

Além de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Como disse antes, Morro de São Paulo é apenas uma pequena vila da Ilha de Tinharé, e quem tiver um tempinho de sobra na viagem, pode aproveitar para conhecer os outros povoados. Tem a opção de fazer o passeio de lancha ou flex boat, que dá a volta na ilha, parando nas principais atrações, como as piscinas naturais do povoado de Garapuá e nas de Moreré, em Boipeba, ilha vizinha. Quem tiver tempo e preferir conhecer com mais calma os outros paraísos de Tinharé, pode fazer os passeios avulsos.

Aproveite os descontos nos hotéis do Zarpo e descubra os encantos de Morro de São Paulo!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *