A Sétima Arte sobe a Serra Gaúcha: 42º Festival de Cinema de Gramado

A Sétima Arte sobe a Serra Gaúcha: 42º Festival de Cinema de Gramado

Foto: Edison Vara/Pressphoto/imagem retirada do Facebook do evento

É só começar o mês de agosto que todos os olhares se voltam para este encantador destino situado no sul do Brasil. Além dos viajantes que buscam curtir os últimos dias de friozinho da Serra Gaúcha e o charme especial que a cidade ganha no inverno, os cinéfilos de plantão e os fãs da sétima arte também são atraídos à cidade distante apenas 130 km de Porto Alegre. Todos os anos, o Festival de Cinema de Gramado leva turistas para descobrir os destaques do cinema brasileiro e da América Latina, além dos indiscutíveis encantos da cidade.

Reserve sua hospedagem na cidade com descontos nas diárias durante o Festival de Cinema de Gramado!

Quatro décadas de Festival de Cinema de Gramado

sala-gramadoFoto retirada do Facebook do evento

Há 40 anos o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil revela e premia o que de melhor tem sido produzido no nosso cinema e, desde 1992, no cinema latino-americano. Durante todos esses anos, o Festival de Cinema de Gramado passou por diversas fases do cinema nacional e já concedeu premiações a grandes nomes da nossa sétima arte.

Durante a programação do Festival de Cinema de Gramado são avaliados longas-metragens nacionais e estrangeiros, curtas nacionais, curtas gaúchos, além do voto do júri popular. Na categoria de longas nacionais serão premiados: melhor filme, diretor, ator, atriz, roteiro, trilha sonora, montagem, direção de arte, desenho de som e ator coadjuvante.

kikito-premioFoto retirada do Facebook do evento

O Kikito, prêmio máximo do Festival de Cinema de Gramado, foi primeiramente um símbolo da cidade e depois incorporado como troféu do festival aos vencedores dos melhores filmes. O Troféu Oscarito, que homenageia os grandes atores e atrizes do cinema nacional, já foi levado para casa por Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Reginaldo Faria, Lima Duarte, Betty Faria e muitos outros. Nas premiações também tem o Troféu Eduardo Abelin, que homenageia grandes diretores, cineastas e entidades do cinema brasileiro. Na edição passada do Festival de Cinema de Gramado quem levou o prêmio foi o Canal Brasil.

Nesta edição do Festival de Cinema de Gramado

Confira a lista de produções que estão concorrendo no Festival de Cinema de GramadoMontagem para divulgar filmes

Nos dias 8 a 16 de agosto o Palácio dos Festivais receberá a programação do 42º Festival de Cinema de Gramado e, como já foi anunciado pelo curador Rubens Ewald Filho: “É a melhor seleção de filmes que o festival já teve nos últimos anos”. De 794 foram escolhidos 8 longas-metragens nacionais, 5 latino-americanos, 15 curtas nacionais e 17 gaúchos. Confira a lista dos filmes que irão competir nesta edição!

Da lista de homenageados deste ano, quem leva o Troféu Cidade Gramado é o ator Rodrigo Santoro que, tanto tem nos orgulhado com suas excelentes atuações em filmes internacionais, tais como “As Panteras: Detonando” e o mais recente “300 – Ascensão do Império”. Com 60 anos de carreira, mais de 40 filmes e diversas novelas na bagagem, o ator Flávio Migliaccio é quem colocará as mãos no Troféu Oscarito de 2014. Já para o Troféu Eduardo Abelin, o grande homenageado será Walter Carvalho, responsável pela fotografia de filmes célebres como Central do Brasil, Carandiru e Amarelo Manga.

A novidade desta edição é a premiação em dinheiro para as produções vencedoras nas diferentes categorias. As premiações vão de R$ 5.000,00 a R$65.000,00, o maior prêmio, concedido aos melhores filmes, das categorias nacional e internacional.

Na 42º edição do Festival de Cinema de Gramado o filme de abertura promete emocionar a plateia do Palácio dos Festivais e, não se trata de um drama. Neste ano será exibido o suspense “Isolados” que mostra Bruno Gagliasso e Regiane Alves atuando com José Wilker em seu último trabalho no cinema, antes de seu falecimento em abril deste ano. Desde 2012 José Wilker integrava a curadoria do Festival de Cinema de Gramado e já participou do festival como apresentador em anos anteriores. A escolha não poderia ter sido melhor!

Confira as tarifas promocionais do Zarpo e viaje para Gramado durante o Festival de Cinema!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *