Sem exageros, no Hotel Fazenda Capoava em Itu, você vai comer a valer!

Sem exageros, no Hotel Fazenda Capoava em Itu, você vai comer a valer!

(Foto: Wellington Nemeth/Reprodução da Internet)

Há ainda mais motivos para escolher o Hotel Fazenda Capoava, em Itu, cidade considerada a mais importante instância turística do interior de São Paulo. A fugidinha bucólica de cavalgadas monitoradas por profissionais do casarão colonial, construído em meados de 1750, agora conta com delicioso diferencial: o forno à lenha de curadoria do renomado chef do Terraço Itália, Pasquale Mancini (foto acima). Sossego para toda a família com duas crianças de até 12 anos na cortesia.

Pappa al Pomodoro e Ragu à la Pasquale Mancini

Fazenda Capoava - Pappa al Pomodoro

Até o final do mês de agosto o Hotel Fazenda Capoava terá, aos finais de semana, duas receitas com os segredos do famoso chef Pasquale Mancini. O comandante da cozinha do Terraço Itália tomou o fogão à lenha de Arthur Marques, o chef do casarão, para mostrar-lhe as façanhas do Pappa al Pomodoro. A mistura típica da Toscana leva agora detalhes mantidos em sigilo por ambos os chefs. Por isso, a receita parece ir bem além da saborosa massa de tomate feita com alho porró, pão italiano e o sempre bem vindo manjericão.

O famoso prato é resultado, aliás, da sobra do molho de tomate que, na Itália, costuma ser devorada no dia seguinte com o pão italiano amanhecido. Hábito tão comum na terra da nonna que acabou virando receita fresquinha, saindo do forno!

Em uma seleção dos melhores hotéis fazenda de São Paulo, a culinária do Hotel Fazenda Capoava é marcante e mantém acesa uma tradição muito antiga.

Nhoque

Outro prato confidenciado pelo chef Pasquale Mancini à equipe dos fogões à lenha do Hotel Fazenda Capoava é o Ragu de Carne. A iguaria só não é capaz de agradar os corações vegetarianos. A carne com molho de tomate, vinho e ervas é servida com o gnocchi produzido na própria fazenda. Gnocchi de batata mesmo. Sem essa de farinha de trigo envolvida em tão sério assunto. Sabor desesperador!

O Hotel Fazenda Capoava e seu menu de escravos, índios e bandeirantes

Nas instalações da Fazenda Capoava está protegida toda a herança de Itu, desde a época dos cruéis bandeirantes que, junto com índios e escravos escreveram as páginas da história dessa importante cidade.

Fazenda Capoava - Casa sede

Mas, se por um lado o mix de culturas teve saldo negativo para os povos naturais da região, o resultado culinário oriundo da miscigenação ultrapassou as expectativas. Por isso, o maior diferencial do Hotel Fazenda Capoava são os sabores que te convencerão pelo estômago: o creme de brócolis, o frango ao molho de maracujá, a leitoa pururuca, o bacalhau da casa… dentre os bolos, biscoitos e broinhas da Dona Lucy, a encantadora e famosa cozinheira de mão cheia do hotel.

Rédeas, remos ou braçadas

Fazenda Capoava - Cochero

No hotel fazenda de estilo bandeirista você poderá aprender a cavalgar em breve aula de duração de 40 minutos. Para a digestão, não há nada melhor. Será possível andar de caiaque nas lagoas que cercam o hotel, curtir boas caminhadas, aproveitar a piscina, ou, a quadra de tênis enquanto as crianças estarão envolvidas nas atividades de recreação oferecidas.

No “Berço da República”

Em 1873, dezesseis anos antes de Marechal Deodoro da Fonseca derrubar a monarquia para implementar a República junto a Floriano Peixoto (vice-presidente) e seus ministros (todos membros da maçonaria), Itu era palco da primeira Convenção Republicana ocorrida no país. Muitas cidades disputavam sediar o evento, inclusive São Paulo. No entanto, o município – hoje conhecido pelo exagero nas dimensões de seus produtos fabricados – figurava como importante liderança econômica e política no cenário nacional. Motivo que fez a “descomedida” cidade, ser nacionalmente conhecida como o “berço da república”.

O Hotel Fazenda Capoava está na nossa lista dos melhores hotéis fazenda de São Paulo.  Vá lá conferir!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *