Inverno em Gramado: apaixone-se por esse friozinho brasileiro!

Inverno em Gramado: apaixone-se por esse friozinho brasileiro!

Frio? Isso mesmo, finalmente ele chegou! Quem adora essa estação do ano provavelmente está feliz, aproveitando para se esquentar embaixo da coberta e curtir um bom vinho ou chocolate quente. Porém, se você prefere o verão, infelizmente precisa enfrentar o friozinho… E já que não dá para fugir, o melhor a fazer é aproveitar! Mais perfeito seria passar o inverno em Gramado, uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, mas também a mais charmosa e especialmente preparada para receber os turistas mais exigentes! Topa?

Aproveite o inverno com uma viagem especial! Conheça as promoções do Zarpo!

O melhor de tudo, é que estamos na época em que a média de temperatura é mais baixa por lá (entre abril e junho), e as precipitações ficam entre 8°C e 17°C, mas quando ocorrem as geadas e a neve, as médias caem abaixo de 0°C, principalmente durante a noite. Apesar do frio congelante, a cidade fica muito mais bonita e convidativa para encontros românticos regados a fondue e vinho, brincadeiras na neve e conversas pertinho da lareira, sem falar nos deliciosos chocolates.

Vamos começar pela parte mais gostosa: gastronomia!

Rua Coberta - Serra GaúchaLeandro Neumann Ciuffo/CC-BY Flickr

Nós sabemos que o frio nos deixa com uma vontade a mais de comer, principalmente alimentos considerados mais gordurosos e “não saudáveis”. Em Gramado existem diversas opções gastronômicas e elas atendem a todos os gostos. Os pratos são fartos e saborosos, e a maioria tem sua origem na culinária italiana e alemã, então se prepare para ganhar alguns quilinhos…

A maioria dos restaurantes e bares estão na Avenida das Hortênsias – que, aliás, liga Gramado a Canela – e na Borges de Medeiros onde está a Rua Coberta, uma charmosa galeria coberta, com várias opções para aproveitar de dia ou de noite (quando fica mais animado), inclusive para fazer compras. Portanto, basta uma voltinha para escolher o seu lugar preferido. Mas, aproveite para conhecer na cidade vizinha (Canela), o Magnólia, conhecido como “o restaurante retrô mais incrível da Serra Gaúcha”, uma mistura de bar, cinema e restaurante.

fondue-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Apesar das muitas opções, nem preciso dizer que para aproveitar o inverno em Gramado, uma das escolhas mais certas é o delicioso fondue, seja ele de queijo, carne, chocolate ou todos de uma vez, afinal, a maioria dos restaurantes servem por um valor único essa sequência irresistível! Um dos estabelecimentos mais indicados e refinados para esse fim é o Belle du Valais, simplesmente encantador…

Massas também são bem vindas, acompanhadas de um bom vinho então, não dá pra resistir. Na Cantina Pastaciutta os pratos são bem convidativos, porém, se quiser variar e experimentar o churrasco gaúcho, é só procurar o El Fuego para ser presenteado com saborosas carnes (esse não pode faltar). Além dessas delícias, a cidade também surpreende com seus cafés coloniais, recheados de bolos, doces, frios e pães… Em alguns pontos da cidade, você pode encontrar o Bela Vista, que garante um ma-ra-vi-lho-so café colonial!

chocolate-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Hum… O chocolate, o que poderia combinar melhor com o frio? O inverno em Gramado fica perfeito com essa iguaria, por isso, existem muitas fábricas de chocolate especializadas em descobrir novas formas e sabores (as quais você pode visitar), transformando o doce em pura criatividade! O Mundo do Chocolate, por exemplo, têm mais de 200 réplicas de estátuas feitas de chocolate (é encantador) e no Reino do Chocolate, você irá saber da história do cacau no espaço temático. Além é claro, de degustar essa maravilha!

Dica: A maioria dos restaurantes e fábricas de chocolate buscam seus clientes gratuitamente no hotel onde estão hospedados. Também é possível fazer um tour para conhecer os pontos turísticos da cidade com a fofinha Jardineira das Hortênsias ou de Ônibus Hop On Hop Off. Para quem não vai de carro, basta aproveitar!

Passeios para aproveitar o inverno em Gramado

lago-negro-zarpo-magazine

A natureza está muito presente no inverno em Gramado, o que torna a cidade um excelente lugar para respirar ar puro e ao mesmo tempo aproveitar de sua bela estrutura turística. No centro da cidade, está o Lago Negro, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Reserve um dia bonito para apreciá-lo e admire as lindas hortênsias a sua volta. O Le Jardim Parque de Lavanda, o primeiro parque de lavanda do Brasil, também é uma atração imperdível com mais de 10 mil pés das mais variadas espécies da planta. Um lindo jardim colorido!

zoologico-gramado-zarpo-magazineNatália Leme

Já no Gramado Zoo, se encante com mais de 1200 animais, todos da fauna brasileira, e além das visitas diurnas também é possível fazer visitas noturnas para acompanhar o comportamento dos animais! Para mais aventura, o Parque Tomasini oferece dentro de sua grande área verde (além de atrativos como o pedalinho, pesca esportiva, restaurante…), uma réplica perfeita da Mina de Gramado, com mais de 800 pedras preciosas brasileiras e internacionais. Todo o passeio é guiado e ao final você pode ver o museu e comprar na lojinha!

Para fazer a alegria dos baixinhos

patins-gelo-zarpo-magazineImagem ilustrativa

As crianças vão adorar, mas, essas atrações são praticamente obrigatórias para TODOS! Falo do encantador Mini Mundo, um museu a céu aberto com miniaturas (24 vezes menores) de réplicas de construções famosas mundialmente. O realismo é tão impressionante, que até as plantinhas são de verdade.

Outra grande atração que merece destaque, principalmente se não conseguir aproveitar o inverno em Gramado, é o Snowland. Estou falando de um parque de neve fechado, ou seja, lá se pode ter neve e diversão o ano todo! Aproveite para aprender a patinar no gelo, fazer snowboard, passear em motos de neve, escorregar com boias ou apenas encantar-se com a montanha de neve com 15 metros de altura. Só não deixe de usar as roupas e equipamentos inclusos, já que lá dentro pode chegar a menos de 0°C!

Voltando para a Avenida das Hortênsias, aproveite para conhecer o Dreamland Museu de Cera e veja réplicas de famosos e personagens animados. E se gosta de carros e motos, não deixe de dar uma entradinha no Harley Motor Show, um bar que tem na decoração várias motos Harley Davidson e o Super Carros, onde você pode alugar carros ultramodernos. Mas é no Hollywood Dream Cars que você vai pirar ao ver os clássicos e antigos dos anos 50 e 60, daqueles vistos nos filmes de Hollywood, sabe? Uma atração e tanto…

Festas temáticas de Gramado: a verdadeira paixão dos turistas

natal-luz-gramado-zarpo-magazineRosanetur/CC-BY

Apesar dos diversos pontos turísticos, os quais ficam em burburinho principalmente no inverno em Gramado, a cidade tem muitas atrações ao longo do ano. Quase sempre no mês de janeiro, ela recebe o Gramado In Concert, festival que reúne grandes nomes da música nacional e internacional, além de ensinar os interessados a tocar diversos instrumentos musicais.

Geralmente no mês de agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, uma grande festa repleta de artistas que se tornou um dos mais importantes festivais sobre a sétima arte no Brasil, e hoje é um festival internacional com edição Ibero-americana! Depois, em setembro, Gramado espera a FEARTE, um evento que une o melhor dos artesanatos de diversas cidades do Brasil e da América Latina.

No Natal, acontece o grande evento Natal Luz de Gramado, que começa no mês de outubro e vai até janeiro. A festa que atrai muitos turistas, tem como atrações um grande concerto com direito a corais e músicas natalinas, fogos de artifício e lindos enfeites pela cidade. Quem conhece Gramado nessa época, sempre volta!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *