Uma joia chamada Caribe!

Uma joia chamada Caribe!

Cenários paradisíacos formados por águas cristalinas, areia branca, palmeiras e clima tropical. Este pode ser considerado um breve resumo do Caribe. Mas apenas breve, muito breve mesmo! Quando você se depara com tamanha beleza natural, lá, pessoalmente, a olho nu, é que você se dá conta que míseras palavras até se esforçam, batalham, suam, mas não conseguem mensurar o encontro. As palavras não dão a intensidade exata da beleza, não passam a sensação de deslumbrar algo tão belo, não dão a verdadeira noção do que estamos a presenciar. Bom, hoje teremos mais um árduo trabalho com a conturbada relação entre as palavras e o Caribe. Já aviso desde já que darei o meu máximo para te colocar lá, com os pés na areia e os olhos vidrados em um infinito mar azul turquesa.

Para ter acesso aos maravilhosos destinos caribenhos, é só você se tornar um sócio Zarpo. Preços camaradas, proporcionando a melhor viagem de sua vida!

Imensidão azul

Saint Marteen - Caribe

Seria um verdadeiro pecado se não começássemos falando das praias do Caribe, não é mesmo? E serei sincero, não sei nem por onde começar. Caribe é sinônimo de praia! Bom, acho que para dar o pontapé inicial, nada melhor que algo diferenciado… A Pink Sands Beach! Localizada nas Bahamas, ela possui areia rosa. Sim, isso mesmo que você leu. Areia rosa! Este fenômeno ocorre por conta do esmagamento de conchas vermelhas e rosas em detrimento das ondas. Posteriormente, essas conchas se misturaram à areia e estilhaços de coral, formando uma das praias mais lindas e raras de todo o planeta.

Migrando agora para Saint Marteen, você acabará encontrando um pouquinho de adrenalina. Não durante sua ida, mas sim em terra firme. Mais especificamente, na Maho Beach. Já associou o nome? Sim, aquela mesmo que os aviões sobrevoam bem de pertinho! Sabe qual é? Bom, se não sabe, pesquise. É surreal! As pessoas se tornam indefesas formiguinhas quando aquela gigantesca mariposa passa observando tudo, apenas sonhando em curtir a linda praia. “Que inveja”, disse o Boeing.

Curaçao - Caribe

Para fechar com chave de ouro, um destino que admito, nunca tinha ouvido falar antes de chegar ao Zarpo. Curaçao! E é do fundo do meu Curação que digo, é um dos meus grandes sonhos de consumo. Lugar maravilhoso que carrega consigo uma bela essência. Simplicidade, construções coloridas, um povo receptivo e, claro, as habituais lindas paisagens que tanto encantam seus visitantes. Mas como estamos falando especificamente de praias, não posso deixar de falar sobre Kenepa Grandi, uma das poucas praias públicas e gratuitas de Curaçao. Ufa, que sorte, a mais linda é logo pública e gratuita! O destino que é conhecido por ter praias feitas pelo homem e algumas que até cobram entrada para entrar. Vê se toma jeito, Curaçao!

O Caribe do nosso dia a dia

Punta Cana - Caribe

Não tem como negar que o Caribe possui atrações para todos os gostos nos mais diversos lugares. Mas no fim das contas, a verdade é que sempre acabamos ouvindo falar dos mesmos destinos. Punta Cana, por exemplo, é um dos mais procurados por brasileiros no Caribe. Em seu território, o distrito de Bávaro reúne os principais resorts locais e ainda possui o usual e apaixonante mar azul. Ah, e garantimos que o principal point turístico da República Dominicana não é tão famoso à toa. Lá você encontra a clichê e apaixonante imagem do paraíso: águas claríssimas, coqueiros fincados na areia e uma areia branquinha!

Cancun - Caribe

Outro destino que ouvimos falar incessantemente é Cancun, uma parte do México americanizada. Repleta de lindas praias, resorts, shoppings e casas noturnas, como a mundialmente famosa Cocobongo, este paraíso acabou aparecendo no globo de uns tempos para cá. Motivos? Inúmeros! O grande investimento em infraestrutura só foi possível depois que as lindas praias deste oculto paraíso foram desvendadas. Hoje, a região recebe turistas durante o ano todo, e os mais ilustres são os estudantes durante o famoso spring break!

Aruba - Caribe

Bom, acho que não podemos deixar de falar de Aruba. Lembro quando eu era um mero pimpolho, havia ido a praias como Ubatuba, Caraguá e Praia Grande, e ouvi pela primeira vez sobre as belezas do Caribe. Nunca vou me esquecer que o destino em pauta era Aruba. Mais velho, pesquisando sobre o destino, percebi o porquê deste lugar estar na boca das pessoas. Simplesmente uma grande utopia. Magnífico. Esplendoroso. De tirar o fôlego. E o principal, acessível. Para mim, o Caribe sempre remeterá a Aruba!

A parte tímida do Caribe

Jamaica - Caribe

De uma coisa eu tenho certeza: o Caribe é muito maior do que você imagina. Se não quiser ir para Cancun, Punta Cana ou Aruba, tudo bem. Têm opções de sobra! Na verdade, o único defeito do Caribe é não ser infinito. Alguns destinos possuem grande potencial, mas ainda assim são tímidos e gostam de ficar um pouco longe dos holofotes. Mas isso não quer dizer que sua viagem será pior, afinal, Caribe é Caribe! Então aí vão alguns lugares que você pode colocar em seu próximo roteiro por águas internacionais. Bom, não preciso nem dizer que são garantia de uma viagem top, né?! Ilhas Virgens Americanas, Turks e Caicos, Trinidad e Tobago, São Vicente e Granadinas, Montserrat, Dominica, Bonaire, Ilhas Virgens Britânicas, Antígua e Barbuda, Ilhas Cayman, Jamaica, Porto Rico e muito mais! Bom, você vai perceber que serão necessários novos holofotes.

Comer, comer!

Gastronomia no Caribe

Parece que o Caribe é egoísta às vezes, não parece? Além de ser abençoado com incríveis paisagens naturais, também é considerado um dos melhores destinos para bater aquele rango. Com influências ameríndias, africanas, europeias e indianas, os pratos variam de ilha para ilha, mas existem diversos ingredientes básicos que são comuns para todas as regiões, assim como a herança comum de ensopados e pratos como uma forma versátil de usar o que estiver à mão.

Arroz é o alimento básico, tanto como acompanhamento quanto em ensopados, sendo frequentemente temperado com leite de coco. E falando em leite de coco, ele é usado em muitos pratos, como por exemplo, o mellagee, um ensopado guianês de peixes e vegetais. O prato nacional de Granada, “oil down”, é um ensopado de plátano, banana, batata doce, temperos e peixe ou carne, cozidos em leite de coco. Aas carnes de cabra, frango e porco são frequentemente usadas ou preparadas com curry, outra especialidade caribenha, legado de trabalhadores vindos da Índia.

Lagosta preparada ao estilo caribenho

Mas falamos em Caribe e já pensamos em pratos coloridos, repletos de frutas ou frutos do mar, não é mesmo? Podemos muito bem manter esta filosofia que os filmes hollywoodianos nos trouxeram. Mangas, abacaxis e mamões são usados em sobremesas, bebidas e saladas, assim como para chetnim, condimentos e molhos. As bananas são assadas, fritas ou consumidas verdes. Haja criatividade, não é mesmo? Já os frutos do mar são usados em ensopados, bolinhos e molhos ao curry em toda a região. Os principais são aqueles que tanto ouvimos falar: lagosta, siri e até concha. Para quem gosta de algo extremamente exótico, a cozinha barbadense inclui peixes voadores. Sensacional!

Faça o que bem entender no Caribe!

Passeio de jet ski nas águas do Caribe

O que fazer no Caribe, eis a questão do momento. Se você fica encucado, pensando no que fazer além de visitar as fenomenais praias, aconselhamos você a deitar na espreguiçadeira, sentir a brisa do mar, o sol escaldante, encostar a cabeça e simplesmente relaxar. Não há com o que se preocupar! Atividades para os mais diversos gostos são outra marca registrada do Caribe. Desde aulas de mergulho, snorkel, surf e windsurfe, passando por passeios de barco e jet-ski e chegando até alguma fantástica casa noturna com atrações de tirar o fôlego.

Atlantis Royal Towers - Caribe

Outra grande peculiaridade caribenha são os resorts. Lá você também poderá encontrar inúmeras atividades! E para nossa alegria, muitas delas um tanto quanto diferentes. Para citar um caso específico, vamos falar do Atlantis Royal Towers, localizado em Nassau, nas Bahamas. Hospedando-se lá, você poderá descer de um toboágua, e no meio do percurso, passar por entre tubarões. Simplesmente fantástico, não é mesmo? Outro grande atrativo do Atlantis é o campo de golfe profissional, ponto forte das hospedagens no Caribe. Quer mais? Então vamos lá! Complexos aquáticos, cassinos e quadras de tênis não são nenhuma grande raridade por lá, e você também pode encontrar no “reino de Atlantis”. Deu para perceber que tédio não existe no Caribe, correto?

Experiência única: conhecer os encantos sob as águas do Caribe

Tantas coisas a serem citadas sobre um dos mais lindos destinos do planeta (o mais lindo, na minha modesta opinião)… Espero ter dado conta do recado. Será que a relação entre as palavras e o Caribe foi estreitada ao menos um pouco? Uma relação que tem tudo para se tornar poesia, assim como sua relação com o Zarpo. Associando-se, você ficará por dentro das melhores ofertas para os melhores destinos, incluindo o saudoso Caribe. Pelas Barbados do profeta! Coloque sua Bermuda, calce sua Havana e zarpe já!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *