Lago de Furnas: um mergulho no “Mar de Minas”

Lago de Furnas: um mergulho no “Mar de Minas”

Minas Gerais tem charmosas e românticas cidades históricas, tem uma cultura fortíssima, tem belezas naturais espalhadas pelos quatro cantos do estado, tem pão de queijo, bolo de fubá e outras delícias que levaram a típica culinária mineira à fama de uma das gastronomias mais saborosas do país. Os turistas se encantam que Minas possua muitas montanhas, rios e lagos, mas ficam tristes que não tem praia. No estado pode até não existir mar de água salgada, mas de água doce tem sim, o imenso Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”.

Encontre hotéis com descontos especiais em Minas Gerais e conheça o Lago de Furnas!

Lago de Furnas: uma obra humana!

Vista aérea do Lago de Furnas

Pasmem! O Lago de Furnas não surgiu graças às forças da natureza, mas através de um projeto elaborado pela engenharia humana. No fim da década de 50, após o decreto assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek para contornar uma crise elétrica que assustava o país, as obras da Usina Hidrelétrica de Furnas tiveram início.

Com cerca de 1.500 km² e aproximadamente 20 bilhões de metros cúbicos de águas dos rios Grande e Sapucaí, nasceu o “Mar de Minas”, um dos maiores lagos artificiais do mundo e a maior extensão de água do estado. As águas cristalinas do Lago de Furnas banham 34 municípios de Minas Gerais, formando paisagens incríveis de pequenos lagos, praias artificiais, muitas cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas com mais de 20 metros de altura.

Para curtir o “Mar de Minas”!

O Lago de Furnas e o cenário paradisíaco que o envolve é o resultado do encontro da obra humana com a grandiosidade da natureza. E, para aproveitar todo o potencial turístico desta atração de Minas Gerais, muitas atividades e passeios estão disponíveis nas cidades banhadas pelo Lago de Furnas. A diversão de turistas e mineiros apaixonados pelas belezas da terra natal se dá através de pescas e passeios de lancha, de barco, de canoa, de jet ski e, até de chalana, para quem viaja com a família toda.

Para os aventureiros têm escaladas, rafting e empolgantes voos livres de asa delta ou parapente, que proporcionam uma visão indescritível do Lago de Furnas e de seus cenários. Outra atração imperdível e ainda pouco explorada no lago é a prática de mergulhos. Além de poder ver várias espécies de peixes e interessantes formações rochosas, nas águas que podem chegar a atingir 93 metros em alguns pontos, têm naufrágios, pontes e ruínas submersas das cidades que foram inundadas.

Em Carmo do Rio Claro, no Hotel Varandas da Montanha

Hotel Varandas da Montanha, em oferta no Zarpo!

Com 221 km² banhados pelo Lago de Furnas, Carmo do Rio Claro é a cidade com maior área inundada pelo “Mar de Minas”. Em Carmo do Rio Claro a natureza caprichou e o charmoso Hotel Varandas da Montanha, situado no alto de uma colina e a apenas 7 minutos do centro da cidade, oferece uma estada com vistas incríveis para as montanhas da Serra da Tormenta. Na tarifa Zarpo está incluso café da manhã ao tradicional e delicioso estilo mineirinho e mais uma cortesia especial.

Em Formiga, no Furnaspark Resort

Furnaspark, na cidade de Formiga, banhada pelas águas de Furnas

A pequena e pacata cidade de Formiga, uma das privilegiadas com as águas do Lago de Furnas, é onde o completo Furnaspark Resort se instalou com uma estrutura completa de lazer que agrada a todos os gostos. O resort é perfeito para vivenciar dias de muita diversão ou para momentos de relax. Tudo é claro, à beira do “Mar de Minas”! Na tarifa, o sócio Zarpo pode escolher entre uma estada com café da manhã ou com pensão completa.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *