6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

Em Santa Catarina, na região do Vale do Itajaí, a 100 km de Florianópolis, fica a pequena e elegante cidade de Brusque. Conhecida como “Cidade dos Tecidos”, tem na sua forte indústria têxtil seu maior atrativo turístico, que trás pessoas de muitas cidades para comprar roupas e tecidos (sem falar na charmosa renda francesa), com muita qualidade e preços chamativos.

Visite esse destino de Santa Catarina e aproveite a dica de hospedagem do Zarpo!

Seu estilo europeu mostra grande influência de seus colonizadores italianos, poloneses e alemães. O clima e os costumes da região encantam os turistas, principalmente quando se fala de moda e gastronomia, mas não é apenas isso que a cidade tem a oferecer, Brusque guarda muita cultura e belezas naturais, que você pode curtir tomando um chimarrão!

1 – Aprecie o Parque das Esculturas

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!Parque das Esculturas por BCR95 /CC-BY-SA

O Parque das Esculturas fica ao ar livre e abriga 40 esculturas de mármore, entre elas estão obras de artistas renomados como Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer, Amilcar de Castro, Fernando Brennand, o artista italiano Gio Pomodoro, que fez sua obra na própria cidade e muitos outros artistas nacionais e internacionais. E não é só o parque que concentra uma grande quantidade de esculturas, por Brusque inteira estão espalhadas 66 obras, a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto!

2 – O cartão postal da cidade não pode ser esquecido

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!Santuário Nossa Senhora de Azambuja por Adailton /CC-BY Wikipédia

Um dos lugares mais bonitos para serem visitados é o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, um dos mais importantes santuários de Santa Catarina, que fica no Vale dos Milagres. Sua arquitetura do século XIX tem um estilo gótico.

Possui junto ao seu complexo o Teatro do Seminário, a gruta Nossa Senhora de Lourdes, Morro do Rosário (de onde se pode ver uma linda paisagem), Seminário Menor Metropolitano e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, que guarda o maior acervo de arte sacra popular do país, mas também contempla a seção de história natural e a imigração em Brusque e em Santa Catarina. Para festejar esse bem tão precioso da cidade, é comemorado no 3° domingo de agosto a Festa de Azambuja.

3 – Alguém disse compras?

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

Essa dica vai para os consumidores de plantão, ainda mais por estar em Brusque, a cidade da fiação catarinense. Na FIP – Feira da Moda você vai encontrar uma grande variedade de roupas de boa qualidade e com um preço justo. É o lugar mais visitado por turistas que estão prontos para comprar roupas, sapatos e acessórios. No local também se encontra estacionamento e restaurantes, (aproveite para tirar uma foto em frente ao “Ninho da Moda”).

4 – Se encante com a natureza local

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

A Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque reserva em meio ao verde 120 mil m² que guardam cerca de 450 animais de 135 espécies diferentes. Pelo teleférico, se pode chegar ao Parque Municipal Leopoldo Moritz, que é uma mini fazenda, com muitos animais domésticos, cachoeiras e entre os atrativos, se encontra o avião simulador, que foi usado pela FAB (Força Aérea Brasileira) na década de 1940. A cabine interativa simula um voo por Brusque e te leva principalmente aos pontos turísticos da cidade. Não são só as crianças que vão se divertir!

5 – Desvende a gastronomia de Brusque… Hum…

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

Depois de tanta diversão sempre bate aquela fominha… Não é? Então, aproveite para experimentar a receita mais apreciada de Brusque, o marreco recheado com repolho roxo. O prato é tão amado pelos brusquenses que ganhou uma grande festa (acontece sempre em outubro) criada em 1986 em sua homenagem e com a intenção de divulgar o prato que tem influência alemã, o Fenarreco.

Regado a muitos shows de bandas típicas, grupos folclóricos e concursos como o de chope em metro e uma grande variedade de comidas típicas da Alemanha. Ah, e quem vai caracterizado não paga ingresso! Diversão garantida!

Como você pode imaginar, caro leitor, não são apenas os pratos salgados que os alemães influenciaram em Brusque, mas também nos doces e na tradicional cerveja. As tortas doces são uma especialidade da cidade, e são muito apreciadas nos famosos cafés coloniais. Para conhecer um pouco mais da cerveja local, o conselho da Mag, é participar da rota das cervejas!

6 – Aproveite todo o charme do Hotel Monthez

6 motivos para visitar uma das cidades mais europeias do Brasil: Brusque!

No alto de uma colina de Brusque, se encontra o Hotel Monthez, uma ótima escolha para se hospedar e curtir tudo que a cidade tem de melhor. Ao começar pelo café colonial (uma tradição da cidade) que o hotel oferece, com muitas especialidades da cozinha alemã e uma deliciosa cascata de chocolate, atrai muitos turistas e até moradores locais. E, o que mais me chamou a atenção foi o horário do café, sempre a partir das 16 horas da tarde até a noite cair…

Mas, a cozinha do hotel não é sua única qualidade, a belíssima estrutura deixa qualquer um à vontade. São 104 quartos, piscina aquecida e externa, sala de jogos, academia, quadras esportivas, trilhas e tudo que uma família precisa para aproveitar as férias, sem falar na vista privilegiada da cidade que se pode ter por estar a 85 metros de altura!

Depois de tantos motivos, acho que você já pode fazer as malas e aproveitar tudo que Brusque tem de melhor, e claro, com a ajuda do Zarpo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *