Nada de ficar parado na praia… Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!

Nada de ficar parado na praia… Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!

A maioria das pessoas conhece Santos por ser uma cidade portuária, afinal, ela abriga o maior complexo portuário da América Latina, que foi construído no início do século XX, e foi muito usado para a exportação de café. Por conta disso e de sua rica história, o município tem muitas recordações em seus museus, igrejas, construções como o Palácio da Bolsa Oficial do Café de Santos. E claro que eu não poderia me esquecer de suas lindas praias… Mas, apenas falar isso e não indicar pontos turísticos seria fácil. Continue lendo e descubra o que fazer em Santos!

Conheça Santos e suas belezas históricas e naturais!

Além de ser uma cidade praiana, Santos tem estrutura de metrópole e cultura de cidade interiorana. Por isso, depois de curtir um dia na praia, você pode conhecer o centro histórico, ir a um de seus museus ou assistir uma peça no Teatro Coliseu. Santos também é cultura!

“Very, very beatifuuul!”

Nada de ficar parado na praia... Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!

Não é à toa que os Mamonas Assassinas escolheram a cidade de Santos para passear com sua Brasília amarela, como dizem em uma de suas músicas mais conhecidas e engraçadas, “Pelados em Santos”. Quem não sentiu vontade de ir para Santos depois de ouvir essa música?

Seus 7 quilômetros de praias, não são divididos geograficamente, se não fosse pelos nomes diferentes dos bairros, as 6 praias seriam apenas uma, e entre elas estão a Praia do José Menino, Praia Gonzaga, Praia do Boqueirão, Praia do Embaré, Praia de Aparecida e Ponta da Praia. Talvez seja por ser tão grandiosa, que a cidade tem o maior jardim de praia do mundo, registrado até no Livro dos Records.

Além das praias, pode-se visitar também o fundo do mar, partindo em uma lancha da cidade vizinha, São Vicente, até o Parque Estadual Marinho Laje de Santos. Ele é o único do estado de São Paulo, e guarda a Lage de Santos, uma ilha de 550 metros de comprimento e uma vasta natureza marinha, onde se pode avistar golfinhos, peixes coloridos e até baleias!

Natureza a flor da pele

Nada de ficar parado na praia... Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!

Se você quer ver peixes e golfinhos de perto, mas prefere não dar um mergulho, visite o Aquário Municipal de Santos. São muitas atrações marinhas, algumas delas são o Tanque Oceânico, que abriga o lobo marinho, Tanque das Tartarugas, Tanque dos Pinguins, Recinto do Leão Marinho e o Tanque do Toque, feito para que as pessoas toquem alguns pequenos animais marinhos, como a estrela do mar. Uma ótima escolha de o que fazer em Santos, principalmente se você estiver com crianças!

Outra opção para quem adora animais, sejam eles marinhos ou terrestres, o Parque Zoobotânico Orquidário de Santos faz com que seus visitantes conheçam mais de 400 animais, entre araras, macacos, pavões, jacarés e tucanos, cerca de 2000 mil plantas e diversas espécies de árvores. Você também pode passar pelo jardim sensorial, herbário, e ver um belo mostruário de orquídeas!

A cultura do futebol

museu-pele-santos-sp-zarpo-magazinePor AFP/SCANPIX – Nationalencyklopedin, Domínio público/CC Wikipédia

Uma bela dica de o que fazer em Santos, é visitar o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube (localizado no estádio da Vila Belmiro), principalmente para quem adora futebol, deixando de lado as desavenças de times. Lá, o visitante poderá subir no gramado da Vila e visitar o vestiário do time, além de encontrar os troféus, camisas e fotos de jogadores famosos que passaram pelo clube, como o rei Pelé e Neymar. Tudo ao som de vozes narrando os principais gols da história do Santos.

Falando nos craques, o Museu Pelé é outro ponto turístico que não pode passar em branco. Inaugurado em 2014 em um casarão restaurado, o museu foi feito em homenagem ao jogador brasileiro que mais influenciou o futebol e que representou belissimamente o nosso país. Você poderá ver seus troféus, medalhas, documentários e objetos pessoais. Até quem não gosta de futebol vai achar interessante!

O que fazer em Santos: Que tal um cafezinho?

Nada de ficar parado na praia... Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!Imagem ilustrativa

Além da cultura futebolística, o Museu do Café pode deixar mais interessante a lista de o que fazer em Santos. Construído no prédio que se localizava a antiga Bolsa Oficial de Café (onde aconteciam as negociações do produto), uma visita nos deixa conhecer a história do café e suas curiosidades de forma didática, com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo.

Após a visita, que tal tomar um cafezinho expresso na Cafeteria do Museu do Café? Referência em qualidade, já foi premiada com o status “Premium” pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Quem gosta desse fruto cafeeiro vai se deliciar, hum…

Passeio à moda antiga

Nada de ficar parado na praia... Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!Foto de André Luiz Salibi/retirada do site da Pinacoteca Benedicto Calixto

Quer saber de tudo o que fazer em Santos, em uma tacada só? Um bondinho lhe espera! Isso mesmo, eles vieram do século XX e foram restaurados para se tornar uma das principais atrações da cidade. O ponto de partida é da Praça Mauá, onde o bonde se prepara para passar por cerca de 40 pontos turísticos da cidade, entre eles estão o Museu do Café, o Santuário Santo Antônio, Conjunto do Carmo, Teatro Coliseu e Monte Serrat.

Na Pinacoteca Benedicto Calixto, uma das paradas do bondinho, também é possível voltar no tempo e ver obras de um dos principais artistas do país, Benedicto Calixto. Ele pintou paisagens da Baixada Santista no século XIX e XX. Mas, além dele, a Pinacoteca também abriga obras de mais artistas como Armando Sendin, Pedro Alexandrino e outros, sem falar no acervo bibliográfico composto por 2378 mil títulos. É muita cultura!

Vá para a Ponta da Praia!

Nada de ficar parado na praia... Aqui tem muitas dicas de o que fazer em Santos!Guarujá

Fique calmo caro leitor, eu apenas estou lhe mandando visitar a Ponta da Praia! A pontinha da praia, que dá uma bonita visão dos movimentos dos navios no porto de Santos. É de lá que saem balsas para o Guarujá e onde estão exposições artísticas e o clube de regatas. Também é ponto de pesca para quem gosta. Uma bela dica para descansar depois de ter visto tudo o que fazer em Santos!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *