Ame a natureza no Lagamar Eco Hotel

Ame a natureza no Lagamar Eco Hotel

A natureza é viciante e causa abstinência! Quem gosta de ficar no meio do mato, sente falta disso quando se vê cercado por todo o concreto da cidade de São Paulo. Para o alívio dos paulistanos amantes da natureza, a cerca de 250 km da capital, há um paraíso natural, a salvo do caos dos centros urbanos. Imagine uma hospedagem ecológica, cercada por Mata Atlântica, montanhas, mangue e um grande canal, acrescente um fofíssimo cão labrador e um simpático casal de proprietários, que recebe cada hóspede como se fosse um membro da família. Este lugar existe, se chama Lagamar Eco Hotel e está situado a 12 km de Cananéia.

Após passar por muitos cantos desse mundo, trabalhando como jornalista e fotojornalista, o descendente de italianos, Roberto Cattani, encontrou sua morada no Brasil, mais precisamente em Cananéia, cidade do litoral sul de São Paulo. Junto de sua esposa, Katia Maria Bortoluzzi, cuidou de cada detalhe para que o Lagamar Eco Hotel se tornasse um segundo lar para quem, assim como os dois, ama o contato com a natureza.

Reserve sua estada com o Zarpo e experimente dias revigorantes no Lagamar Eco Hotel

Lagamar, um santuário ecológico

Parque Estadual Lagamar

Para quem espera estreitar a relação com a natureza, a localização não poderia ser melhor. O eco hotel está situado dentro do Parque Estadual Lagamar, considerado pela Unesco, uma das três Reservas da Biosfera mais importantes do mundo, para a reprodução e preservação de espécies marinhas.

Formado por uma mistura de ecossistemas, o Lagamar ocupa 200 km com florestas tropicais de planície e de montanha, manguezais, lagunas, braços de mar, baías, dunas e praias. A fauna riquíssima da região, permite que os hóspedes do Lagamar Eco Hotel ouçam o canto de pássaros, como o surucuá-do-papo-amarelo, uivos de bugios, aviste botos cinzas, e também receba picadas de mosquitinhos, o inevitável preço para permanecer no habitat deles.

Detalhes que encantam

Quarto do  Lagamar Eco Hotel

Da obra à escolha e confecção de objetos decorativos, tudo teve o toque de Roberto e Katia. Os azulejos foram garimpados em lixões de fábricas que, neles descartam os materiais com pequenas imperfeições. Na varanda do restaurante, mãos francesas floreais de ferro, sustentam as lâmpadas de terracota.

Torneiras chinesas de cobre, uma cama de madeira entrelaçada em estilo Thonet, cerâmicas vintage Portobello para os boxes dos banheiros, ladrilhos hidráulicos da mais antiga e tradicional fábrica brasileira, incensório de bronze líbio do século 19, panelas artesanais de ferro e de cerâmica, entre outros detalhes que fazem grande diferença na estada, deixando os ambientes cheios de estilo e personalidade.

A sua estada no Lagamar Eco Hotel

Piscina do Lagamar Eco Hotel

Além dos cenários lindos e preservados, a atenção dada aos hóspedes, pelos proprietários (que residem no local) é praticamente uma atração à parte do hotel. Conhecedores da região, viajantes de carteirinha e muito cultos, Roberto e Katia agregam à estada dicas de como melhor aproveitar o destino, e bate papos sobre cultura, natureza e viagens.

Cachoeira no Parque Estadual Lagamar

O lazer é curtido com as duas piscinas, para adultos e crianças, abastecidas com águas de nascentes da mata ao redor. Cercada por montanhas, a lagoa do Lagamar Eco Hotel, não só é inspiradora, como pode ser aproveitada com passeios de caiaque. Para explorar as trilhas que pulsam a natureza da região, o hotel organiza passeios de 4×4 e aluga bicicletas. A Ilha do Cardoso e as praias de Cananéia, também podem ser visitadas com divertidos passeios na lancha particular do hotel.

Para relaxar tem sauna a vapor, sala de TV para assistir um filminho, uma sala de oração com vista para a lagoa, e um belvedere, terraço com vista panorâmica para as belas paisagens que cercam o hotel. A experiência no Lagamar Eco Hotel ainda oferece a oportunidade de participar de oficinas de trabalho manual, com madeira, argila, tear e máquinas de costura.

5 motivos que agradam o paladar

Gastronomia que encanta no Lagamar Eco Hotel

A gastronomia oferecida no Lagamar Eco Hotel é outro grande diferencial desta hospedagem. Primeiro, porque tem horta orgânica e pomar, com frutas fresquinhas, como pitanga, acerola e jabuticaba, que saem do pé, direto para deliciosas caipirinhas. Segundo, porque quem comanda a cozinha é o simpático casal. E, o Roberto sabe o que faz, tanto que já publicou dois livros sobre gastronomia.

Terceiro, porque não há cardápio fixo, há criatividade ao usar os ingredientes disponíveis no momento. Quarto, porque o restaurante do Lagamar Eco Hotel é adepto ao Slow Food, movimento surgido na Itália, que promove a apreciação da comida, sem pressa, e a utilização de produtos orgânicos e locais. Quinto, porque o restaurante atende a diferentes dietas, com pratos vegetarianos, veganos e para celíacos.

O amor à natureza na prática

Beleza e sustentabilidade fazem do Lagamar Eco Hotel um santuário

No meio desse encontro de ricos exemplares da natureza, o Lagamar Eco Hotel tem um papel importante, que vai além da hospedagem maravilhosa que oferece aos seus hóspedes. É um hotel ecossustentável. Toda a madeira usada é de reaproveitamento e demolição, de reflorestamento certificado ou colhida de árvores caídas por causas naturais.

Para não impedir que a água, que desce a serra, repleta de nutrientes, chegue ao mangue e ao canal, foi criada uma rede de drenagem, por gravidade e por mangueiras furadas, em toda a área do hotel. Além das piscinas, a água que abastece as torneiras também vem de riachos e nascentes da serra. As frutas, verduras e temperos, utilizados nas receitas do restaurante, são de cultivadores locais, ecossustentaveis.

O lixo orgânico é reutilizado em composteiras que sustentam a horta e o jardim. A iluminação é feita com lâmpadas de baixo consumo, os produtos de limpeza são livres de cloro, não poluentes e 100% biodegradáveis. Entre outras ações que mostram o amor e o cuidado dos proprietários, com a natureza, colocado em prática!

Torne-se um sócio do Zarpo e aproveite descontos para vivenciar dias de puro contanto com a natureza, no Lagamar Eco Hotel!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *