O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Ao longo de mais de 400 quilômetros, o litoral potiguar reserva aos seus viajantes um visual belíssimo e preservado, com paisagens de tirar o fôlego compostas por falésias, dunas, piscinas naturais, lagoas e rios. Com temperaturas quentes durante todo o ano, inclusive uma capital apelidada de “Cidade do Sol”, nas praias do Rio Grande do Norte não tem tempo ruim e o mar está sempre convidativo. Confira na Mag as dicas das praias mais famosas e badaladas, e também daquelas quase desertas, que poucos descobriram.

Encontre os melhores hotéis do Rio Grande do Norte e reserve com descontos especiais

As cobiçadas do Rio Grande do Norte

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Um dos destinos do litoral potiguar mais procurados pelos viajantes do Brasil e do mundo, é a capital Natal! E quem não iria querer aproveitar os prazeres do mar em um lugar chamado de “Cidade do Sol”?! A temperatura máxima durante o verão fica em torno de 32°C e, mesmo quando é inverno, o sol se mantém brilhante, com cerca de 23°C e mar morninho, com 26°C. É ou não é um paraíso do verão eterno?

É em Natal que estão situadas as mais cobiçadas praias do Rio Grande do Norte, caso da famosa e mais movimentada Praia de Ponta Negra. Mesmo com o cenário do Morro do Careca, duna de 120 metros de altura quase toda coberta por vegetação, mar calmo e esverdeado, é uma das praias mais urbanizadas do litoral potiguar.

Em sua orla há uma sequência de bons hotéis gozando da localização privilegiada que dá direito a vista para o Morro do Careca, cartão postal da capital potiguar. Tanto à beira mar, quanto na rua principal, os viajantes encontram uma infinidade de restaurantes e bares que, quando o sol se despede, animam a noite com diferentes estilos musicais.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Com um cenário impressionante, repleto de dunas, Genipabu, situada a apenas 25 km da capital é uma das praias do Rio Grande do Norte que vale muito uma visita. As dunas que se movem ao sabor do vento, além de render sempre um visual diferente, é palco para atividades que completam a experiência em Natal com muita diversão. Que tal passear de dromedários? Ou fazer um passeio de buggy com boas doses de emoção? Descer de esquibunda direto para a lagoa também é indispensável para aproveitar bastante esse oásis de areia.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!rvcroffi/CC-BY Flickr

Você já deve ter ouvido falar do maior cajueiro do mundo, certo? Pois é na Praia de Pirangi que a árvore centenária e com cerca de 10 mil m² de copa, está situada. Por abrigar uma das atrações mais famosas de Natal, a praia está sempre movimentada. De setembro a dezembro, o visitante ainda pode experimentar os suculentos cajus, pois é a época de colheita.

Situada a 80 km de Natal, a Praia da Pipa conta com uma atmosfera hippie chic que atrai muita movimentação de viajantes em busca do agito dos bares e restaurantes descolados. Com incríveis falésias coloridas emoldurando a paisagem, águas claras, ondas fortes e bons ventos, que atraem surfistas e kitesurfistas, é outro paraíso que integra a lista das mais famosas praias do Rio Grande do Norte.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Além da praia principal da vila de Pipa, as vizinhas, como a Praia do Amor e Baía dos Golfinhos entram fácil para a lista das mais lindas praias do Rio Grande do Norte. A primeira ganhou esse nome pois sua orla, vista de cima do Mirante do Chapadão, apresenta o formato de um coração. A segunda também se autodescreve! Em qualquer época do ano, os graciosos mamíferos podem ser vistos dando saltos, bem pertinho da orla.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Logo ao lado está Tibau do Sul, um pouco mais sossegada que Pipa, tanto no quesito mar, quanto na badalação. O cenário, no entanto, é igualmente maravilhoso, com enormes falésias coloridas, mar clarinho e a bela Lagoa de Guaraíras, local para contemplar um pôr do sol daqueles que deixam todos os queixos dos espectadores no chão. A mais bonita e frequentada é a Praia do Madero, que também recebe a visita de golfinhos.

Segredinhos do litoral potiguar

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Todos esses paraísos que citei acima são as praias mais famosinhas do Rio Grande do Norte. Claro que a fama não surgiu à toa, e sim por suas paisagens sensacionais, mas isso não é necessariamente uma regra. O litoral potiguar também tem seus refúgios tranquilos e ainda pouco conhecidos, o que não significa que os cenários também não sejam incríveis.

A verdade é que, quanto mais desconhecida uma praia, mais chances de o visual ser preservado, selvagem e, claro, sem muitos banhistas, o que cria aquele clima delicioso de praia deserta. A cerca de 100 km de Natal, está São Miguel do Gostoso com praias exatamente assim. É o destino do litoral potiguar para os viajantes que queiram desacelerar e se desligar do resto do mundo (literalmente, em Gostoso não tem sinal de celular).

Outro paraíso praticamente deserto, situado no município de Nísia Floresta, é a tranquila Praia de Barreta, a 85 km de Natal. Graças às barreiras de corais, conta com piscinas naturais de águas cristalinas. De tão vazia que é, quase não conta com estrutura, então é bom ir preparado, com lanches e bebidas, para poder curtir por mais tempo o visual lindo e exclusivo. E, quem pensa que na capital do Rio Grande do Norte só tem praia urbanizada, se engana assim que conhece o cenário tranquilo e selvagem da Pium, a apenas 5 km de Natal.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!

Situado em uma península isolada por dunas, e acessível de barco ou com carro 4×4 pela praia, o pequeno vilarejo de Galinhos, a cerca de 160 km de Natal, também é um paraíso ainda quase não descoberto! Se para chegar é necessário passar pela aventura por mar e manguezal ou de buggy na areia, depois a recompensa é garantida com muita paz e visual com direito a piscinas naturais, farol, montanha de sal e dunas com cata-ventos gigantes do parque eólico. Com ventos muito fortes, a região é ótima para curtir esportes como kitesurfe e windsurfe.

Em Rio do Fogo, a 80 km de Natal, a sensação de ser um naufrago em uma praia de uma ilha deserta não é utopia. Coqueirais à beira mar, dunas e rios que encontram o mar são alguns dos cenários que tiram o fôlego de quem se aventura pelo vilarejo. No pequeno litoral, qualquer praia tem aspecto selvagem e areia vazia.

Um tesouro potiguar além do mar

Mossoró

O litoral potiguar é deslumbrante! De norte a sul, suas praias encantam a todos os tipos de viajantes. Mas, não é só pelo mar que vale a pena explorar o Rio Grande do Norte! A 75 km de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, está Lajedo de Soledade, um parque arqueológico com visual arrebatador.

O melhor e até o que você não conhece do Rio Grande do Norte!Allan Patrick/CC-BY-SA Flickr

Um grande e incrível conjunto de rochas calcárias com milhares de anos, preserva inscrições rupestres e fósseis de animais da era glacial, como o bicho-preguiça gigante e tigres-dente-de-sabre. Os visitantes começam o passeio conhecendo a importante história do sítio arqueológico, no Museu do Lajedo, com fotos, painéis explicativos e os fósseis que foram encontrados na área.

Depois, com a visita guiada, é possível explorar a beleza incomum da área que há 90 milhões de anos era coberta pelo mar que, ao recuar, expos essa grande extensão de rocha calcária. São encontrados mini cânions, cavernas e fendas cheias de desenhos de animais, marcas de mãos e formas geométricas.

Quer conhecer os encantos do Rio Grande do Norte? Cadastre-se no Zarpo e reserve suas hospedagens com descontos especiais nas diárias!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *