O que fazer em Lisboa na primeira viagem?

O que fazer em Lisboa na primeira viagem?

Para um turista de primeira viagem elaborar um roteiro com o que fazer em Lisboa, é indispensável colocar na lista tradições lusitanas, como os famosos pasteizinhos de Belém, um show de fado e um passeio no Elétrico 28, o emblemático bondinho amarelo. Iluminada pelo reflexo do sol nas águas do grande Rio Tejo, a capital reúne beleza arquitetônica, séculos de riquezas históricas, alta gastronomia e uma vida noturna fervilhante. O resultado são inúmeras atrações e lugares para descobrir. Confira as dicas da Mag e monte o seu roteiro!

Descubra o que fazer em Lisboa com os pacotes da promoção Explore Portugal

O que fazer em Lisboa, sem pensar duas vezes?

Vista aérea de Lisboa - O que fazer em Lisboa

Acorde cedo, vista o seu calçado mais confortável e prepare as pernas para explorar as íngremes ladeiras, das sete colinas da capital portuguesa. Antes de decidir o que fazer em Lisboa, tenha em mente que é um destino para ser descoberto a pé, com caminhadas descompromissadas e paradas, muitas paradas, seja para eternizar no seu álbum de viagem, as fotogênicas ruelas, arquiteturas e fachadas azulejadas, ou para tomar uma boa bica. Oi?

O que fazer em Lisboa

Calma! Bica, em Portugal, significa café expresso, e não chute, como entenderíamos no Brasil. Há diferentes histórias para a origem do termo, mas descobri-las enquanto saboreia o café e joga conversa fora em algum dos charmosos cafés de Lisboa, faz parte da experiência lisboeta, assim como, uma vez no Chiado, bairro boêmio da capital, o centenário Café À Brasileira é uma parada turística obrigatória. A estátua de Fernando Pessoa, um dos muitos intelectuais que frequentava o café, fica na calçada convidando os turistas para fotos. Não pense duas vezes, mesmo se o café estiver como costuma ficar sempre: cheio.

Pastel de nata. famosa iguaria- O que fazer em Lisboa

No primeiro roteiro de o que fazer em Lisboa, claro que não pode faltar o pastel de Belém, mas não pense em comer a iguaria mais famosa de Portugal em qualquer lugar. As ofertas serão muitas, mas o melhor pastel de Belém da cidade, lá chamado de pastel de nata, está nos endereços do Nata Lisboa. A casa é nova, sem toda a tradição da centenária Fábrica Pastel de Belém, que também merece ser visitada, mas os pastéis são perfeitos.

Elétrico 28 - O que fazer em Lisboa

Também não dá para ficar pensando muito antes de dar uma volta no Elétrico 28, que sai da Praça Martim Moniz e vai até Campo de Ourique. Evite a lotação do horário de pico e irá aproveitar meia hora de uma espécie de city tour, que passa por importantes atrações da cidade, como o bairro da Alfama, o Largo das Portas do Sol, o Castelo de São Jorge, o Miradouro de Santa Luzia, a Catedral de Lisboa e a movimentada Rua da Conceição.

Lisboa do alto

Miradouro São Pedro de Alcântara - O que fazer em LisboaMiradouro São Pedro de Alcântara

Ao ter que decidir o que fazer em Lisboa, contemplar a cidade a partir de seus mirantes, é uma das atrações que vai falar mais alto, literalmente. O Castelo de São Jorge merece visita, seja pelos séculos de história que a enorme fortaleza carrega em suas paredes, torres e canhões, ou por sua vista panorâmica que, a partir da mais alta colina da cidade, engloba o centro e o Rio Tejo ao fundo.

Outro mirante, situado do lado oposto do Castelo de São Jorge, e com vista para ele, para a Avenida Liberdade, Rio Tejo e para a Sé de Lisboa, é o Miradouro São Pedro de Alcântara, mas também não deixe de subir ao Miradouro Arco da Augusta, na hora do entardecer, para acompanhar o mais bonito pôr do sol de Lisboa.

Clássicos de Lisboa

Praça do Rossio - O que fazer em LisboaPraça do Rossio

O que fazer em Lisboa é uma pergunta que pode ser respondida com dias de atrações, mas para o viajante não voltar para casa sem ver os grandes clássicos da capital, precisa colocar na lista alguns famosos e imponentes monumentos, tais como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos, a Catedral da Sé, o Arco Triunfal da Rua Augusta e o os elevadores da Glória e de Santa Justa. Também não deixe de fazer passeios para conhecer as praças Marques de Pombal, dos Restauradores, do Comércio e do Rossio.

Palácio Nacional da Ajuda - O que fazer em LisboaPalácio Nacional da Ajuda

E, para quem quiser mergulhar mais fundo na história e na cultura de Lisboa, os museus da capital também precisam entrar no roteiro. A lista é grande, mas tente visitar o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu de Lisboa, o Museu do Fado, o Museu Calouste Gulbekian e o Palácio Nacional da Ajuda. O único palácio visitável da cidade foi residência da família real portuguesa, e hoje abriga importantes coleções de artes dos séculos 15 e 19.

Experimente também dar um pulinho na Fundação José Saramago, que abriga a exposição permanente “A Semente e os Frutos”, com livros que Saramago traduziu, manuscritos, notas pessoais, agendas, recortes de jornais e os livros do autor português.

A moderna Lisboa

Oceanario - O que fazer em LisboaOceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é uma das atrações que mais faz sucesso na capital portuguesa. E não é à toa! A atração foi eleita o melhor aquário do mundo, pela votação do TripAdvisor. Situado dentro do Parque das Nações, o oceanário conta com 32 aquários, abastecidos com mais de 8 milhões de litros de água, que abrigam mais de 500 espécies diferentes de animais marinhos.

Teleférico - O que fazer em Lisboa

E, além do oceanário, dentro do Parque das Nações, uma das construções mais modernas de Lisboa, construída à beira do Rio Tejo, tem muito mais atrações para o viajante descobrir. Não deixe de dar uma volta no teleférico, fazer compras no Shopping Vasco da Gama, assistir a um espetáculo no MEO Arena e jogar no Casino de Lisboa, o maior de Portugal.

O que fazer em Lisboa quando anoitece?

Lisboa noturna - O que fazer em Lisboa

Lisboa pulsa muita história, mas tem seu lado moderno que, além do Parque das Nações, pode ser sentido na vida noturna da capital, repletos de restaurantes, bares e discotecas. A pedida é começar com um jantar ao som de fado na Adega Machado ou no O Faia, e depois passar para a mesa de algum dos bares do Bairro Alto, para um bom vinho nacional.

Lisboa e sua vida noturna - O que fazer em Lisboa

Quem quiser esticar a noite em uma pista, pode descer para o Cais do Sodré, antiga zona de prostituição, que se tornou um dos novos endereços badalados da noite lisboeta. A Pensão Amor, um dos antigos “inferninhos”, abre suas portas com decoração burlesca e diferentes espaços: bar, pista de dança e livraria erótica. Quem quiser ainda mais agito, encontra na baladinha Musicbox.

Já sabe o que fazer em Lisboa? Aproveite o pacote promocional do Zarpo e faça sua viagem!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *