O que levar em um cruzeiro?

O que levar em um cruzeiro?

Eis a questão. Viajar a bordo de um cruzeiro é uma grande facilidade comparada a outros tipos de viagem, mas sempre surge aquela dúvida: “O que levar em um cruzeiro?” Isto vai depender muito do cruzeiro que você fará. Depende dos países que você visitará, do clima que você encontrará nestes destinos, se os restaurantes ou algumas áreas do cruzeiro exigem trajes específicos, etc. Ao mesmo tempo, também existem aquelas exigências ainda mais chatinhas e que são essenciais, ou então simplesmente você não embarca. Pegue papel e caneta e tenha seu guia prático para zarpar.

Zarpe conosco em alto mar!

Documentação

Ao se pensar o que levar em um cruzeiro, a primeira coisa que vem a mente é a documentação, a qual é essencial.

Quando o assunto é o que levar em um cruzeiro, pense sempre primeiro na documentação. Brasil é necessário levar Carteira de Identidade (RG) original, em bom estado, e com no máximo 10 anos de emissão, ou então, qualquer documento de identificação com foto válida no território nacional (CNH, CREA, OAB, CRM, carteira de trabalho, etc). Para estrangeiros, passaporte válido com visto, se necessário. Estrangeiros residentes no Brasil, carteira RNE original ou passaporte válido.

Menores de 12 anos viajando desacompanhado de um dos pais deverão apresentar autorização por escrito, em uma via com firma reconhecida do responsável legal ausente. Caso o menor esteja desacompanhado de ambos os pais ou representante legal, é imprescindível a autorização judicial específica para realizar a viagem. Na hipótese de um dos pais ser falecido, será necessário apresentar a certidão de óbito original no embarque.

Se você embarcar com destino aos países do Mercosul, o que levar em um cruzeiro já abrange outras documentações. Carteira de Identidade original, em bom estado, e com no máximo 10 anos de emissão, ou então, passaporte com validade de pelo menos 6 meses antes de sua expiração, dadas as exigências das autoridades de Argentina e Uruguai. Inclusive, passageiros viajando para a Argentina apenas com a Carteira de Identidade deverão preencher o formulário de entrada e saída da Argentina a seguir em duas  vias:

http://www.migraciones.gov.ar/accesos/tarjeta.php.

Aos estrangeiros residentes no Brasil, é indispensável o passaporte válido (consultar vistos), tarjeta de imigração (Tarjeta de Entrada no Brasil) e carteira RNE original. Para estrangeiros não-residentes no Brasil, também é indispensável o passaporte válido (consultar vistos) e tarjeta de imigração (Tarjeta de Entrada no Brasil). Passageiros com nacionalidade pertencente ao Mercosul podem embarcar com Carteira de Identidade e Tarjeta de Entrada no Brasil.

Neste caso, menores de 18 anos portadores do novo passaporte azul deverão apresentar, além do passaporte, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento. Viajando desacompanhado de um dos pais, é necessária a apresentação de autorização por escrito em três vias com firma reconhecida do responsável legal ausente. Caso o menor esteja desacompanhado de ambos os pais ou representante legal, é imprescindível a autorização judicial específica para realizar a viagem. Na hipótese de um dos pais ser falecido, será necessário apresentar a certidão de óbito original no embarque.

Agora, o que levar em um cruzeiro por destinos fora do continente! Brasileiros adultos deverão levar passaporte válido para todos os países em cujos portos o navio fizer escala, com validade de até 6 meses antes de sua expiração com visto, se necessário. Para estrangeiros, carteira RNE original ou tarjeta de imigração e passaporte válido com visto vigente. Nos casos de dupla cidadania, é necessário o passaporte brasileiro para entrada e saída no Brasil. Para menores de 18 anos, as exigências são as mesmas de um cruzeiro por países do Mercosul. Ah, e mais um aviso importante: esteja sempre atento, pois alguns países exigem comprovantes de vacinas específicas.

Genericamente, o que levar em um cruzeiro

O que levar em um cruzeiro? O Zarpo te ajuda a responder essa rotineira pergunta!

Saindo da parte chata de documentação, vamos falar da parte bacana. O que levar em um cruzeiro para realmente curti-lo? Agora que você está com a documentação em dia, chegou a hora de aproveitar a experiência, e algumas coisas são básicas. Máquina fotográfica, protetor solar e roupa de banho. Além do básico do básico, como as roupas que você usará durante toda a viagem, estes três itens citados também merecem destaque.

E por falar em roupas, é sempre bom levar uma variedade para todas as ocasiões. Frio, calor, esporte, esporte fino, e sempre tentando combinar uma peça com a outra, assim você não ocupará espaço à toa em sua mala. Normalmente, os cruzeiros possuem ambientes que exigem o uso de uma roupa social, aquela área mais refinada. Sempre bom se precaver e levar algo do mais alto garbo e elegância para mandar bem no estilo.

Mas uma hora o cruzeiro aportará e você terá a oportunidade de conhecer algum destino. Leve guias para você se situar no local, roupas confortáveis para o clima da região, chapéus e bonés caso o sol seja forte, tênis confortáveis para caminhar sem grandes preocupações, etc. O segredo é se planejar e imaginar todos os imprevistos possíveis, levando uma grande variedade na medida certa, sem exageros. Até porque, vamos combinar que tem que sobrar aquele espacinho na mala para algumas lembrancinhas. Viu? Não é tão difícil assim saber o que levar em um cruzeiro.

Posts relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *