Paraísos, praias, ilhas e cidades da Bahia

Paraísos, praias, ilhas e cidades da Bahia

Enquanto uns se perguntam “o que a baiana tem”, as cidades da Bahia têm muitas atrações para oferecer. Em um dos estados brasileiros mais ricos em belezas naturais, estão algumas das praias mais cobiçadas do Brasil, contornadas por coqueirais, emolduradas por falésias e com cristalinas piscinas naturais. A Bahia tem um vasto patrimônio histórico, ilhas paradisíacas quase desconhecidas, a anual visita das baleias Jubarte com seus filhotes fazendo saltos… A baiana eu não sei, mas a Bahia tem tudo isso e muito mais. Vem descobrir!

Viaje para as mais lindas cidades da Bahia com tarifas especiais

Arraial d’Ajuda

Arraial d'Ajuda - Cidades da Bahia

O destino que trago para abrir a lista, na verdade, é uma charmosa vila de Porto Seguro, essa sim uma das mais famosas e agitadas cidades da Bahia. A pequena Arraial d’Ajuda está distante apenas 5 quilômetros de toda essa animação, mas por ainda manter praias vazias e cercadas por falésias avermelhadas e vegetação nativa preservada, é procurada por viajantes que preferem mais sossego ao agito de Porto Seguro.

O que não significa que Arraial d’Ajuda seja feita apenas de tranquilidade. Para encontrar a praia mais movimentada, assim como os barzinhos descolados e os restaurantes com cardápios internacionais, procure por Mucugê, a rua e a praia. O endereço do sossego? Está na Praia do Taípe, quase deserta e com cenário selvagem.

Boipeba

Boipeba - Cidades da Bahia

A Ilha de Boipeba é outro destino baiano que faz sucesso entre os viajantes que sabem dar valor a uma praia mais vazia. Nas lindas praias dos 20 quilômetros de litoral ainda quase intocado pelo homem, a sensação é a de ter sobrevivido sozinho a um naufrágio. Um lugar que segue aquele gostoso e desacelerado ritmo da Bahia, no qual o ponteiro não parece andar a cada segundo, mas a cada balançar de rede.

Um destino sem trânsito, porque não há carros. Sem luxuosos e gigantescos resorts All-Inclusive, mas com charmosas pousadinhas roots, daquelas que somos recebidos pelos proprietários e voltamos para casa amigos deles. Se você prefere fugir das badaladas cidades da Bahia, descubra Boipeba!

Comandatuba

Comandatuba - Cidades da Bahia

Eu diria que a Bahia é democrática! Como nenhum outro, o estado oferece destinos para todos os tipos de viagens e de viajantes. A Ilha de Comandatuba, por exemplo, é a pedida para quem procura belezas naturais e sossego, ao estilo de Boipeba, mas não quer abrir mão de luxo e de uma completa estrutura. Quem viaja a Comandatuba aproveita três praias vazias e preservadas, com o conforto e as cerca de 80 opções de lazer do Hotel Transamérica Comandatuba, o único da ilha.

Costa do Sauípe

Costa do Sauípe - Cidades da Bahia

A Costa do Sauípe é um complexo turístico, mas pode ser encarada como uma das cidades da Bahia, pois de fato, se parece com uma. Beirando 6 quilômetros de praias selvagens, apinhadas de coqueiros, dunas, lagos, rios e Mata Atlântica, foram construídos 5 resorts e 5 pousadas, campo de golfe, centro náutico, campo equestre com fazendinha, spa e a Vila Nova da Praia que, com restaurantes, bares e lojas, é o que seria o “centrinho da cidade”.

Ilhéus

Ilhéus - Cidades da Bahia

Além do charme colonial herdado do ciclo de ouro do cacau, e da literatura de Jorge Amado, Ilhéus é uma das cidades da Bahia com o litoral mais extenso. Com esse leque de praias, todo viajante encontra a sua. Na maré alta, as ondas fortes fazem de praias como a Back Door, o reduto de surfistas. Já quando é maré baixa, as ondas dão lugar às piscinas naturais de águas cristalinas. Para badalar, a praia certa é a dos Milionários. Os banhistas que gostam de exclusividade, vão encontrar a areia mais vazia nas praias do Jairi e dos Coqueiros.

Itacaré

Itacaré - Cidades da Bahia

Itacaré é outra dessas pequenas cidades da Bahia que leva os viajantes a uma sucessão de belas paisagens. Além das praias cercadas por coqueirais e morros verdes, o destino conta com cachoeiras escondidas em meio a Mata Atlântica, rios e manguezais. A natureza caprichou no destino e para aproveitar tais cenários, os ecoturistas se esbaldam nos esportes de aventura.

E tem para todos os gostos e níveis de coragem: rafting e canoagem nos rios, trekking nas trilhas, circuito de arvorismo, tirolesa e rapel nas cachoeiras. O turista que não faz parte dessa turminha mais radial pode apenas curtir toda a energia da natureza com caminhadas na mata e banhos de mar, de rio e de cachoeira.

Itaparica

Itaparica - Cidades da Bahia

A apenas 20 minutos de catamarã de Salvador está Itaparica, a maior ilha da Baía de Todos os Santos. São cerca de 240 quilômetros quadrados de extensão e um ar bucólico, reforçado pelas ruas de paralelepípedos e construções históricas dos séculos 17 e 18. A ilha que ainda tem 40 quilômetros de belas praias, algumas com piscinas naturais, costuma entrar no roteiro de passeios de quem viaja a capital baiana.

Maraú

Maraú - Cidades da Bahia

Um verdadeiro Santuário Ecológico, a Península de Maraú está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA). E, é preciso mesmo resguardar os manguezais, as matas virgens e os 40 quilômetros de praias de areia branca, com piscinas naturais cristalinas, como a da famosa Taipus de Fora. Além do banho de mar e mergulho nesses aquários naturais, essa viagem ainda rende banhos de cachoeira, na lagoa, trilhas ecológicas e passeios de barcos até as ilhas.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo - Cidades da Bahia

Do lado de Boipeba, Morro de São Paulo tem a Primeira, a Segunda, a Terceira, a Quarta e a Quinta Praia. Para entender o quinteto é fácil! A primeira e a segunda são mais fáceis de chegar e, por isso, mais badaladas e com boa oferta de quiosques, bares e restaurantes. Como o acesso para as 3 últimas é um pouco mais difícil, elas se mantêm vazias e intactas.

Porto Seguro

Porto Seguro - Cidades da Bahia

Sem dúvidas uma das mais populares cidades da Bahia, Porto Seguro já fez parte das viagens de muitos jovens formandos. Muito badaladas, suas praias sempre são animadas por barracas que tocam axé, a música é marca registrada do destino. Gosta disso? A agitada Praia de Taperapuã é o seu lugar! Não gosta de axé? Fique tranquilo, é possível viajar para Porto Seguro e fugir das musiquinhas e danças coreografadas! Corra para a Praia do Mutá, a última da cidade, e irá sentir que está a quilômetros do burburinho.

Praia do Forte

Praia do Forte - Cidades da Bahia

Não é uma das cidades da Bahia e não é uma ilha, é apenas uma praia, mas o apenas não se encaixa, quando o assunto é a Praia do Forte. Comece imaginando 14 km de larga faixa de areia dourada, pontilhada por coqueiros e banhada por um mar verde. Acrescente à sua imaginação piscinas naturais cristalinas, morada de peixes coloridos, à esquerda da praia e, logo após os corais, ondas fortes desafiam surfistas. Alguns quilômetros para o lado direito da faixa de areia, idealize um imponente farol com cerca de 20 metros de altura.

Solte a sua imaginação e pense que a área em torno do farol é habitat de tartarugas marinhas. Sem achar que a sua imaginação está indo longe demais, pense que no mar, um pouco afastado da costa, baleias e seus filhotes saltam e fazem acrobacias. Continue em direção ao canto esquerdo da praia e some a toda essa paisagem já inacreditável, o encontro das águas de uma lagoa e de um rio, com o mar.

Salvador

Salvador - Cidades da Bahia

Salvador é outra das cidades da Bahia que é referência no turismo. A capital reúne o que tem de melhor no estado! Praias badaladas de águas mornas com piscinas naturais, caso da famosa Farol da Barra. A herança histórica também pode ser apreciada no Pelourinho, centro histórico, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Isso, sem falar nas 372 igrejas históricas. A comida baiana também não pode deixar de ser mencionada, já que é na capital que os viajantes encontram os mais tradicionais quitutes, como o famoso acarajé da Cira.

Trancoso

Trancoso - Cidades da Bahia

Para encerrar a lista de paraísos, ilhas, praias e cidades da Bahia, não poderia faltar Trancoso. O vilarejo charmoso é vizinho de Porto Seguro, mas sem toda a agitação do lugar, sendo inclusive, um roteiro de fuga para quem se cansa da ferveção da cidade. Além de praias mais vazias, como a belíssima Praia do Espelho, o destino tem o Quadrado, um point que reúne ótimos restaurantes, lojas, galerias e barzinhos descolados.

A sua estada nas cidades da Bahia

Saint Tropez Hotel - Cidades da Bahia

Em todas as praias, vilas e cidades da Bahia citadas, os sócios do Zarpo encontram excelentes hospedagens com descontos especiais na tarifa. Em Arraial d’Ajuda temos o Saint Tropez Praia Hotel, em frente ao mar e com boas atividades de lazer para entreter. Na exclusiva Boipeba, temos parceria com a charmosa Pousada Mangabeiras que oferece vista panorâmica para o mar. Em ilhéus, temos o melhor, o completo Cana Brava Resort All-Inclusive. Já para curtir a vibe de Itacaré, a rústica Pousada Pedra Torta é o lugar.

Club Med - Cidades da Bahia

Em Itaparica não tem outra, o Club Med Itaparica All-Inclusive é garantia de uma estada inesquecível. Na Península de Maraú, a Pousada Taipu de Fora, situada em frente às piscinas naturais, é perfeita para embalar uma viagem a dois. Já quem quer curtir as lindas praias de Morro de São Paulo, o Patachocas Beach Resort está à beira da tranquila Quarta Praia.

Villagio Arcobaleno - Cidades da Bahia

Na mais animada das cidades da Bahia e na mais badalada das praias de Porto Seguro, o viajante encontra a completa estada All-Inclusive do Resort Villaggio Arcobaleno à beira da Praia de Taperapuã. Na paradisíaca Praia do Forte, diversão e All-Inclusive é no renomado Iberostar Praia do Forte. Na capital, em pleno centro histórico, a hospedagem ideal está na exclusiva A Casa das Portas Velhas. Já para curtir o charme de Trancoso, nada melhor que o completo Club Med Trancoso All-Inclusive, situado no topo de uma das falésias à beira mar.

Conheça essas cidades da Bahia nos melhores hotéis. Confira os descontos nas diárias que o Zarpo tem para os seus sócios!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *