Passeios em Paraty: Descubra os mais imperdíveis!

Passeios em Paraty: Descubra os mais imperdíveis!

(Foto: Luis Domingues)

Quem acha que é só de centro histórico, cachaça artesanal e Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) que vive a encantadora cidadezinha do Rio de Janeiro, se engana, mas se engana redondamente. O que não falta são bons passeios em Paraty e, tem para dias e dias de viagem. Inclusive já aproveito para avisar que experimentar alguns dias na cidade pode acarretar em efeitos colaterais, tais como: sensação de que não viu tudo, desprezo pela cidade onde mora e saudades, muitas saudades.

Passeios em Paraty de escuna

O passeio de escuna por Paraty é indispensável

Paraty possui mais de 60 ilhas e cerca de 100 praias, para conhecê-las os passeios de escuna são ótimas pedidas. Atracados no cais, próximo ao centro histórico, coloridos barquinhos e escunas de todos os tamanhos convidam os turistas para um dos mais procurado passeios em Paraty.

Durante o passeio que começa às 11 horas e só termina lá pelas 17 horas (quando o turista já quase não tem mais braço para nadar) um guia/cantor apresenta as ilhas que são avistadas durante o trajeto e anima os tripulantes com música ao vivo. As paradas de cerca de 40 minutos vão variar de acordo com a escuna, mas as mais comuns são na Ilha Comprida, praias da Lula e Vermelha e Ilha do Mantimento.

A escuna para a alguns metros da areia e os tripulantes podem pular e ir nadando (com ajuda de boias espaguetes) ou de bote. Como há muitas ilhas particulares, em algumas paradas os turistas ficam apenas nadando em alto mar, o que não é nada mal, pois tem a companhia de peixinhos coloridos. Ou seja, é daqueles passeios em Paraty que não pode faltar!

As cachoeiras de Paraty

Poço dos Ingleses. Um desses passeios em Paraty que não pode faltarFoto: Natália Leme

Se não bastassem tantas praias e ilhas, Paraty ainda nos conquista com suas deliciosas cachoeiras. Siga para o bairro da Penha e lá irá encontrar a divertida queda do Tobogã que, como o nome já anuncia, é uma grande pedra por onde escorre água e junto dela crianças e adultos até um refrescante “tchibum” na piscina natural.

Subindo por uma trilha de cerca de 100 metros mais uma agradável surpresa: o Poço do Tarzan. No Poço os mais corajosos se aventuram com saltos de uma pedra com cerca de 3 metros de altura. Ao lado da queda, um bar tenta atender os turistas que instigou com cartazes durante a trilha, mas sem muita organização e eficiência. Melhor evitar e deixar para provar as delícias francesas do Voilà Bistrot, na charmosa Pousada Caminho do Ouro.

Ainda na Penha, o turista encontra o Poço dos Ingleses e a Cachoeira Pedra Branca. Nos Ingleses a diversão fica por conta de uma corda, na qual a galerinha mais radical se pendura até cair no poço fundo e geladinho. Mais uns 30 minutos de trilha a Cachoeira Pedra Branca encanta com sua beleza e deliciosas piscinas naturais. Quem gosta de um banho nas águas fresquinhas de uma cachoeira, na certa irá querer repetir esses passeios em Paraty.

Trindade: a vizinha gostosa de Paraty

Praia do Meio, na Vila de TrindadeFoto: Natália Leme

Ainda mais “roots” que sua vizinha, Trindade é um dos mais imperdíveis passeios em Paraty! As praias preservadas e o clima de vila hippie dão um astral único ao destino de Ecoturismo. Nela não pode faltar uma paradinha na Praia do Meio com suas águas tranquilas e esverdeadas, piscinas naturais e muitas pedras para escalar e tirar aquela foto panorâmica. Da Praia do Meio sai uma trilha de menos de 30 minutos que desemboca nas areias branquíssimas com muitas árvores, pouca infraestrutura e ondas fortes da paradisíaca Praia do Cachadaço.

Piscinas naturais de CachadaçoFoto: Luis Domingues

Agora, paraíso mesmo você vai encontrar seguindo por mais uma pequena trilha até as famosas piscinas naturais de águas cristalinas, habitadas por muitos peixinhos coloridos (vale levar óculos de mergulho!). Na volta da trilha das piscinas, os mais distraídos talvez passem batido pela plaquinha que diz: “P. Figueira” e aponta barranco abaixo. Desça com cautela e irá encontrar uma grande pedra beirando o mar, per-fe-i-ta para saltos e fotos.

Vocês já sabem, né? O Zarpo sempre garimpa as melhores hospedagens para que seus sócios aproveitem todas as atrações e passeios em Paraty. Fique de olho e garanta já sua estada com aquela tarifa exclusiva!