Passeios em Recife: descubra a Veneza tupiniquim!

Passeios em Recife: descubra a Veneza tupiniquim!

Das Venezas do mundo, a brasileira é Recife! Além de ser banhada pelo mar, a capital pernambucana é cortada por mais de 60 canais e 6 rios, sendo Beberibe e Capibaribe os principais. Foi criada no período colonial e até hoje guarda heranças deste época, principalmente no Recife Antigo, bairro histórico onde a cidade nasceu. Colorida, cultural, festeira, gastronômica, quente e acolhedora. Descubra os encantos desse destino com os mais imperdíveis passeios em Recife.

Aproveite os passeios em Recife com descontos na hospedagem

Uma Boa Viagem

Curta o calor aproveitando as belas praias de Recife

A capital tem muito para explorar, mas um dos principais passeios em Recife é curtir o mar. A mais famosa e movimentada da capital é a Praia de Boa Viagem que, mesmo com os avisos que alertam os banhistas sobre a presença de tubarões, suas areias estão sempre tomadas por moradores, turistas e vendedores ambulantes.

O aviso serve de alerta, mas não precisa mesmo afugentar os visitantes que, durante a maré baixa, aproveitam a piscina natural protegida pelos arrecifes, sem riscos. Para a sua viagem não se transformar em um filme de terror de tubarões, evite entrar no mar na maré cheia, quando o nível do mar está acima dos arrecifes, e muito menos ultrapassa-los.

Bem estruturada, a praia de 7 quilômetros e areia larga é repleta de barracas para passar o dia bebendo uma cervejinha gelada e saboreando um camarão. E, a oferta gastronômica vai além: os vendedores ambulantes também matam a fome dos banhistas com caldinhos variados e outros quitutes. A orla urbanizada, tomada por altos prédios, recentemente, ganhou um complexo com parque infantil, pista de cooper e conexão de internet sem fio.

Recife, um satélite na cabeça

recife-centro-cultural

Além de curtir o mar de Boa Viagem, há ótimas opções culturais de passeios em Recife. Assim como todo o estado de Pernambuco, sua capital é muito cultural, marcada pelos baques do maracatu, pelos guarda-chuvas coloridos do frevo e pelo movimento Manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi.

Berço de célebres escritores, como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo, e morada por muitos anos de Clarice Lispector, a literatura de Recife também ganhou o Brasil. Tanto que um dos passeios em Recife que faz parte do roteiro cultural é o Circuito dos Poetas, com 12 estátuas situadas em lugares icônicos da cidade, como a de Manuel Bandeira, na famosa Rua Aurora que, como disse Gilberto Freyre, é “a mais recifense de todas as ruas”.

O saudoso Chico Science, criador do movimento manguebeat e líder da banda Nação Zumbi, até ter a sua carreira interrompida por um drástico acidente de carro, também tem a sua homenagem pelas ruas da capital. Tocando uma alfaia, a estátua de Chico pode ser encontrada na boêmia Rua da Moeda.

Casa da Cultura de Pernambuco - Passeios em Recife

Neste roteiro de passeios em Recife, não pode faltar a Casa da Cultura de Pernambuco, situada na antiga Casa de Detenção da cidade, às margens do Rio Capibaribe. Hoje o lugar abriga artesanato de diversas partes do estado e também apresenta espetáculos regionais de teatro, de dança e de música. As antigas celas foram transformadas em lojinhas, livrarias e lanchonetes. No pátio externo funciona uma praça de alimentação com iguarias típicas do nordeste, tais como tapioca e acarajé.

Oficina Brennand - Passeios em Recife

Outras opções imperdíveis de passeios em Recife são os Brennands! O Instituto Ricardo Brennand, eleito pelos viajantes do site TripAdvisor, como o número 1 entre os 25 melhores da América do Sul, apresenta o acervo do colecionador Ricardo Brennand. Em um lindo castelo medieval, estão reunidas armaduras, espadas, punhais, réplicas de David, de Michelangelo, e do Pensador, de Rodin.

Já a Oficina Brennand é o museu e ateliê de Francisco Brennand, o maior ceramista do Brasil. Não conhece o trabalho dele? Faça o passeio de barco do Marco Zero do Recife ao Parque de Esculturas, que abriga uma exposição permanente, composta por 90 esculturas assinadas pelo artista plástico, todas dispostas sobre arrecifes. Depois, siga para a oficina, onde irá encontrar muito mais esculturas, além de desenhos e pinturas.

Para comer e beber em Recife

gastronomiaImagem ilustrativa

O centenário Leite já é tradição para fechar um dia de passeios em Recife com um delicioso jantar. Fundando em 1882, pelo português Armando Manoel Leite da França, o sofisticado restaurante tem como especialidade o bacalhau tipo porto imperial à moda lusitana. Na pracinha de Boa Viagem os turistas encontram a típica gastronomia local, no charmoso Chica Pitanga. O buffet é bem variado e apresenta desde iguarias nordestinas, como o acarajé, a souflês, risostos, massas, tortas, aves, carnes e frutos do mar.

djImagem ilustrativa

O endereço para beber e petiscar depois de um dia de passeios em Recife é a Rua da Moeda, repleta de barzinhos. Nela, a melhor pedida é a Casa da Moeda Bar & Comedoria que, além da cerveja gelada, tem mesinhas na calçada e um cardápio cheio de delícias. Dependendo do dia, a programação musical pode animar o público com jazz, reggae, blues e forró.

Por falar em forró, um bom lugar para arrastar o pé até altas horas, é a Sala de Reboco, considerada uma das melhores casas de forró do Brasil. Ao som do autêntico forró pé de serra ao vivo, em um ambiente rústico, o público dança sem parar. Para um som mais puxado para o rock, o Uk Pub é o lugar! Inspirada nos pubs do Reino Unido, a casa leva bandas que fazem covers de clássicos.

Passeios em Recife para sair de Recife

olinda-zarpo-magazine

A capital é cheia de atrações, mas as suas vizinhas não ficam atrás! A cidade de Olinda, situada a apenas 10 quilômetros de Recife, também possui riquezas históricas em suas ladeiras, com um lindo conjunto de igrejas barrocas e casarões coloniais que abrigam ateliês. Suas praias não são próprias para banho, mas vale o passeio à beira mar.

Porto de Galinhas - Passeios em Recife

Outro passeio fora da capital, mas que é parte do roteiro de quem viaja para Recife, é às famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Mesmo um pouquinho mais distante, a cerca de 70 quilômetros de Recife, uma das praias mais famosas do nordeste não pode ficar de fora do álbum do viajante.

Situada no município de Ipojuca, Porto de Galinhas atrai muitos turistas graças as suas piscinas naturais, formadas por corais, a cerca de 2 km da costa. Para chegar até elas e admirar o aquário natural, repleto de cardumes coloridos, que se forma, é preciso contratar um jangadeiro. A areia se mantém sempre muito movimentada, com boas opções de barracas.

Viaje para Recife e se hospede com as tarifas promocionais do Zarpo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *