Pedacinho do paraíso no Brasil: faça sua viagem para Fernando de Noronha!

Pedacinho do paraíso no Brasil: faça sua viagem para Fernando de Noronha!

Com toda certeza você já ouviu falar nesse paraíso e já planejou, mesmo que mentalmente, uma viagem para Fernando de Noronha, não? E se acha que não é TUDO aquilo que dizem ou aparecem nas fotos, tire isso da cabeça e pode acreditar, esse lugar é realmente indescritível!

Viaje para Noronha com as ofertas do Zarpo!

Não basta ter um mar transparente e paisagens fascinantes, Noronha também é um dos lugares mais indicados para mergulho e surf. Parece contradição, mas esse arquipélago surpreende em praticamente tudo, então, prepare-se para conhecer esse pedacinho de paraíso que resolveu se instalar no Planeta Terra e pertence a Pernambuco.

O navegador italiano Américo Vespúcio prenunciou sua famosa frase “O paraíso é aqui” em 1503, quando fez sua viagem para Fernando de Noronha (seu nome ainda era Ilha de São Lourenço) e descobriu suas belezas. E ele estava certo, já que seus 17 km² são rodeados por rica biodiversidade, águas transparentes e 14 praias de tirar o fôlego. Considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, está dividido entre Área de Preservação Ambiental (APA) e Parque Nacional Marinho.

Algumas das deslumbrantes praias de Noronha

sancho-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazineBaía do Sancho

A parte de dentro da ilha – mar de dentro – possui praias voltadas para o Brasil, essas com areias claras e um cenário de mar calmo a maior parte do ano, menos entre os meses de dezembro a março, quando se formam ondas enormes que atraem os surfistas e as temporadas de surf. Já o chamado “mar de fora”, possui águas com tom de azul chocante e são agitadas, porém, tem pontos em que a calmaria persiste e o mar se torna exclusivo para mergulhos, para isso aproveite entre agosto e setembro.

É difícil dizer qual a praia mais deslumbrante durante uma viagem a Fernando de Noronha. Porém, duas que ocupam os primeiros lugares são Baía do Sancho e Baía dos Porcos. Com suas águas cristalinas a Baía do Sancho já foi eleita duas vezes a melhor praia do mundo pelo TripAdvisor, essa maravilha é muito procurada para praticar snorkel, já que os cardumes de peixes são muitos e envolvem os turistas dentro do mar sem precisar ir ao fundo, mas, se quiser fazer um mergulho, a beleza marinha irá te surpreender!

De lá mesmo é possível ir até a Baía dos Porcos, mas, sem deixar de passar pela famosa Cacimba do Padre, um verdadeiro sonho para os surfistas e onde os turistas não podem deixar de tirar uma foto no principal cartão postal da ilha, o Morro Dois Irmãos!

cachorro-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazinePraia do Cachorro

Por uma trilha, prossiga para a praia que parece mais um aquário a céu aberto (Baía dos Porcos), e surpreenda-se com várias piscinas naturais e sua belíssima vida marinha. E para ter uma linda visão do pôr do sol entre o Morro Dois Irmãos, vá até o alto do Forte do Boldró, localizado na Praia do Boldró, repleta de piscinas naturais na maré baixa.

Se quiser fazer uma visita aos golfinhos, vá até a Baía dos Golfinhos, claro! Mas, não se anime muito caro leitor, a entrada na praia é estritamente proibida, porém, é possível apreciar a linda vista (repleta de golfinhos) de um mirante. O melhor horário para visitar essas fofuras e vê-los pelo binóculo durante sua viagem para Fernando de Noronha é durante a manhã.

A Praia do Cachorro é bastante procurada pelos turistas, isso por ter uma boa localização e agitar as noites com o Bar do Cachorro. A praia possui esse nome graças a uma fonte de bronze que existia no local e tinha forma de cachorro. Lá também podemos encontrar a piscina natural “Buraco do Galego”, que se forma entre as pedras durante a maré seca.

leao-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazinePraia do Leão

Um pouco parecida, a Praia da Conceição é, sem dúvida, a mais badalada da região, com acesso ao Bar Duda Rei e o Bar do Meio, onde você não pode perder a chance de pedir sardinhas frescas. Suas águas calmas praticamente o ano todo atraem os turistas e muitos atletas que adoram praticar esportes em sua areia dourada. Mas, quando o swell (ondulação) invade o mar, a praia fica cheia de surfistas esperando a onda perfeita.

A Praia do Leão tem o maior índice de desova de tartarugas marinhas (de dezembro a junho) da ilha e também a maior extensão. Os tons de azul e verde da água e sua calmaria, engana quem não sabe que sua correnteza é fortíssima e é preciso evitar entra no mar sem supervisão de um guia, já que o lugar é praticamente deserto. Já na Praia do Atalaia, você vai encontrar a maior piscina natural da ilha com 40 centímetros de profundidade. Aproveite a oportunidade de ver o mundo marinho!

Use e abuse de sua viagem para Fernando de Noronha!

projeto-tamar-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazine

Os primeiros dias são bons para conhecer a ilha inteira e, se achar necessário, fazer um ilha tour de van ou buggy para ter um panorama de Noronha e saber sobre sua cultura e folclore, incluindo algumas trilhas e mergulhos. Ele dura em média de 8 a 10 horas, porém, as paradas tem tempo contado. Se quiser curtir devagar as praias e suas belezas naturais em sua viagem para Fernando de Noronha, vá por conta mesmo.

O Projeto Tamar de Fernando de Noronha faz pesquisas sobre as tartarugas marinhas desde 1984, e possui várias atividades de orientação e integração com os animais, seja por palestras ou em uma visita ao Museu Aberto da Tartaruga Marinha. Entre dezembro e julho, acontece algo simplesmente incrível que você pode ter a oportunidade de presenciar se estiver na ilha, é a abertura dos ninhos, onde é possível ver o nascimento das tartaruguinhas!

passeio-barco-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazine

Outro museu para visitar e se surpreender em sua viagem para Fernando de Noronha, é o Museu dos Tubarões cheio de arcadas dentárias, esqueletos e tudo sobre esse impressionante animal marinho. E pensa que é só isso? Não deixe de experimentar o saboroso “bolinho de tubalhau” sentado na varanda com vista para o mar e o Buraco da Raquel.

A Vila dos Remédios, considerada a principal vila de Noronha, guarda muitas construções históricas do século XVIII como o Palácio São Miguel, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e as ruínas do Forte dos Remédios. E se estiver procurando um pouco de adrenalina, embarque na Prancha Vip conhecida também como “voo submarino” ou “planasub”, um passeio de prancha que fica ligada a um barco enquanto atravessa o mar e mostra toda a beleza submarina. Basta segurar firme!

Sua night perfeita em Noronha!

bar-Fernando-de-Noronha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Guardou energia para a noite durante sua viagem para Fernando de Noronha, né? O clima praiano permanece na ilha até anoitecer, por isso, aproveite para conhecer os restaurantes com culinária de primeira, mas também os barzinhos, que, por sinal, são animadíssimos!

O Bar do Cachorro que já foi citado, é o point durante a noite com sua baladinha no estilo forró, uma oportunidade e tanto para quem adora dançar, e melhor ainda para quem não sabe, vai aprender rapidinho! Tudo isso com uma bela vista pro mar. Próximo ao bar está outra atração imperdível, a Pizzaria Muzenza onde toca de tudo um pouco, desde reggae a pop rock, tudo depende da banda e do dia em que for. O Ginga Bar é outro ponto noturno onde os clientes escolhem o que querem ouvir e se divertem!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *