Porto Rico: a joia mais preciosa do Caribe

Porto Rico: a joia mais preciosa do Caribe

Dentre todos os destinos que já viraram assunto aqui na Mag, Porto Rico merece o topo na lista dos mais incríveis e imperdíveis! Por favor, não morra sem antes conhecer esse lugar que tem 500 km de praias surreais (desertas, badaladas, com carcaças de tanques de guerra e ondas gigantes), lagoas que brilham no escuro, uma das maiores tirolesas do mundo, florestas tropicais, muralhas e fortes históricos, cavernas formadas por um rio subterrâneo, mergulho em águas cristalinas, restaurantes sofisticados que servem uma das melhores culinárias do Caribe, boutiques de marca e shopping de luxo. Uma viagem a Porto Rico, vale por mil viagens!

A ilha, situada na parte oriental do mar do Caribe, entre a Republica Dominicana e as Ilhas Virgens, é território autônomo dos Estados Unidos, mas o mais próximo da neve que o viajante encontra ao chegar nela, são suas areias branquíssimas. Quente o ano todo, é um destino certo nas escalas dos cruzeiros pelo Caribe, mas suas atrações, espalhadas pela capital San Juan, cidades porto-riquenhas e pelas ilhas Vieques, Mona e Culebra, merecem muito mais que escalas, merecem uma viagem inteira e exclusiva.

Descubra tudo que Porto Rico tem a oferecer com o pacote promocional do Zarpo

Paraísos de água e sal

Ilha de Culebra, em Porto Rico

São mais de 500 km de praias com visuais fiéis ao que o nosso imaginário sempre desenhou do paraíso, ou seja, mar com degrade do verde ao azul piscina e areia macia e branca. Mas, diferente de qualquer outra praia caribenha, é somente na Flamenco, a mais famosa e movimentada de Porto Rico, que o viajante encontra carcaças de tanques de guerra.

Situada na ilha de Culebra, a praia considerada uma das mais lindas do mundo, tem tais vestígios inusitados, desde a Segunda Guerra Mundial, quando as forças armadas dos EUA faziam exercícios militares em Porto Rico. São 2 km de areia branca, banhada por um mar que, de tão calmo e azul intenso, mais parece uma grande piscina.

Praias de Porto Rico

Outra praia de Porto Rico que é famosa e, inclusive, você já pode até ter visto o vídeo (não? Confira aqui), é a Praia de Puerto Nuevo e suas ondas com mais de 10 metros de altura. Situada ao norte de Porto Rico, em Veja Baja, a praia é, na verdade, uma tranquila piscina natural protegida por enormes rochas vulcânicas. As ondas gigantes batem e chegam a ultrapassar as rochas, respingando nos banhistas e formando um bonito espetáculo da natureza. E, a diversidade de paisagens é grande no litoral de Porto Rico!

Na cidade de Hamacao, a Punta Santiago, quebra o cenário de brancura, com suas escuras areias vulcânicas. Para apreciar o que o fundo do mar de Porto Rico esconde, repleta de corais, peixes tropicais, polvos, arraias e golfinhos, a Ilha Mona é o melhor lugar de mergulho do país. Uma das ilhas menos frequentadas de Porto Rico, Mona também é perfeita para os viajantes que preferem praias desertas.

Porto Rico brilha!

Fajardo, praia de Porto Rico

Imagine ir à praia à noite e se deparar com um mar brilhante!? Em Porto Rico estão 3 baías bioluminescentes, das poucas existentes no mundo. É um fenômeno encantador que acontece nas águas com a presença de organismos microscópicos florescentes. Quando a água é agitada, os organismos irradiam luz.

Na Ilha de Vieques, a isolada Mosquito Bay, é a que mais brilha no mundo, mas também é possível ver o espetáculo na Laguna Grande, em Fajardo. A terceira, bem menos brilhosa, fica na cidade de Lajas. Os viajantes podem fazer passeios de caiaque, de preferência, durante a lua nova, quando a escuridão da noite permite visualizar melhor o efeito, e agitar a água com as mãos. Só não crie expectativas com fotos, já que a escuridão e o balanço do caiaque, não são boas combinações para registrar o fenômeno.

Cavernas, aventuras e muito verde

Natureza em Porto Rico

A natureza nunca foi tão generosa, como foi em Porto Rico! Se não bastassem praias deslumbrantes e águas brilhantes, os viajantes que buscam contato com a natureza, encontram ainda mais opções para aproveitar a ilha. Um passeio “light” é fazer trilhas, piqueniques ou curtir a sombra de uma das enormes árvores do Parque Muñoz Rivera, deliciosamente situado à beira mar.

Até as cavernas de Porto Rico têm suas belezas!

Linda e divertida até embaixo da terra, Porto Rico abriga o 2º maior complexo de cavernas do mundo, formadas há milhões de anos pelo Camuy, o 3º maior rio subterrâneo do mundo. No Parque das Cavernas do Rio Camuy, os visitantes podem explorar 3 cavernas, com a companhia de guias.

Agora, quem busca adrenalina das fortes, pode se jogar, literalmente, em uma das maiores tirolesas do mundo, no Toro Verde Nature Adventure Park. Dentre as atrações do parque, a mais radical é a La Bestia, tirolesa com equipamento no corpo todo, na qual, o voo é de barriga para baixo, por 1.446 metros de percurso, a quase 260 metros de altura.

Vieja (e nueva) San Juan

Centro Histórico em Porto Rico

San Juan, a capital de Porto Rico, é a 2ª cidade mais antiga da colonização europeia nas Américas! Com essa informação, já dá para imaginar que ao caminhar por entre as casinhas coloridas e ruas de paralelepípedos azulados, encontramos riquezas históricas que garantem uma viagem ao passado muito distante. A mais interessante é o El Morro, ou Fuerte San Felipe del Morro, construído no século 16, pelos espanhóis. Além da vista para a cidade e para o mar, o forte é repleto de torres de observação, canhões e fossos.

Forte de Porto Rico

Com meia hora de caminhada, acompanhando o mar, ou pelas ruas antigas de San Juan, o viajante encontra outra riqueza, o Castillo San Cristóbal que, construído no século 17, foi a maior fortaleza espanhola erguida no Novo Mundo. La Fortaleza é o terceiro forte que protegeu Porto Rico há séculos atrás, e também serviu como arsenal, prisão e residência do Governador-General da ilha. As 3 fortificações, assim como Viejo San Juan, são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco.

Gastronomia de Porto Rico

Uma vez nessa atmosfera bucólica de Viejo San Juan, é uma delícia caminhar tranquilamente, observando os detalhes que não se perderam com o tempo. E, apesar de todo o contexto histórico, não é só o passado que habita as ruas de San Juan, a modernidade divide espaço com as heranças históricas. Nas casinhas coloniais, coloridas e avarandadas, restaurantes, cafés e bares revelam aos viajantes outro aspecto preciosíssimo de Porto Rico, a gastronomia.

O toque sofisticado de Porto Rico

Compras em Porto Rico

No bairro de Condado a modernidade ganha ainda mais espaço, com hotéis luxuosos, cassinos, baladas e restaurantes sofisticados. Também é o endereço para comprar e, não pense que é apenas umas lojinhas ou uma feirinha de artesanato, não! Porto Rico também se consolidou como um bom destino de compras, com a Avenida Ashford e suas boutiques das marcas Gucci, Salvatore Ferragamo, Louis Vuitton, etc.

E, para deixar o destino ainda mais sofisticado, em San Juan, recentemente foi inaugurado o The Mall of San Juan, o primeiro shopping de luxo de Porto Rico, com lojas da Nordstrom, Saks Fifth Avenue, Hermés, Versce, Victoria’s Secret, entre outras tops.

Confira a tarifa especial do Zarpo e conheça esses e outros encantos de Porto Rico!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *