Nu com os pés na areia: Confira 8 praias de nudismo no Brasil

Nu com os pés na areia: Confira 8 praias de nudismo no Brasil

Atenção, para ler este artigo você precisa se despir… de preconceitos. Acostumados a associar a nudez com a sexualidade ou uma prática permitida apenas em momentos de extrema intimidade, o nudismo costuma ser encarado como um ato de depravação. No entanto, para os verdadeiros naturistas, a nudez social nada tem a ver com sexo ou exibicionismo. O naturismo é considerado uma filosofia de vida que preza pela harmonia com a natureza, pela aceitação do próprio corpo, pela igualdade e pela ruptura dos paradigmas impostos pela sociedade, como padrões de beleza e o status social que a moda impõe. Há muitas praias de nudismo espalhadas pelo litoral de todo o Brasil, além de diversas comunidades onde os adeptos vivem em harmonia e muito respeito.

Pensando em visitar uma praia de nudismo? Estamos de oooooolho!

Não me olha assim! Eu nunca frequentei uma praia de nudismo, nem mesmo penso em um dia fazer. Talvez precise quebrar muitos paradigmas ainda para conseguir me despir das roupas e deste costume de usá-las, tão encravado em nossa sociedade que é normal que soe mesmo absurda a ideia de viver em comunidade, todo mundo peladão. Mas ok, um primeiro eu já quebrei, que é esse de falar para quem quer ouvir, ou, no caso, ler. Este artigo é para os praticantes do naturismo. Ou para você que nunca foi, mas tem vontade de conhecer praias de nudismo. Deixe de lado a roupa, a vergonha, o preconceito e toda a associação sexual que a sociedade lhe enfiou goela abaixo e vem comigo.

Quer visitar as praias de nudismo do Brasil? Ganhe descontos nas diárias com os hotéis do Zarpo.

Regras das praias de nudismo

Existem regras de convivência nas praias de nudismo
Achou que era oba oba? Não senhor, praia de nudismo não é sinônimo de putaria e, sim, existem regras que precisam ser seguidas pelos frequentadores. A FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) estipulou uma série de normas éticas do naturismo que, se quebradas, podem resultar na expulsão do engraçadinho. É falta grave ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

É considerado comportamento inadequado fazer propostas inconvenientes com conotação sexual e desrespeitar ou descriminar os naturistas. Não é permitido fotogravar, gravar ou filmar outros naturistas, sem permissão. Nem apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o top less, durante o período menstrual, entre outras regras. Outra regra que costuma ser exigida em algumas praias de nudismo é a entrada de homens apenas se estiverem acompanhados de uma mulher. Também, por motivos óbvios, é de bom senso que casais evitem a troca de carinhos mais assanhados, porque né…

Vamos às praias!

praia-do-pinho-santa-catarinaOtávio Nogueira/CC-BY Flickr

Na região sul do Brasil, os naturistas e visitantes podem tirar seus biquínis e sungas na Praia do Pinho, a primeira praia oficial de naturismo do país. Até certo ponto da praia dá para entrar com roupas, além desse trecho é obrigatório ficar como veio ao mundo para curtir sua areia dourada e mar agitado. Legal que não tem aquele problema de ter o biquíni levado pelas ondas. A praia se divide em dois trechos, um para famílias e outro para homens desacompanhados. E, para manter tudo nos conformes, há seguranças no local.

Santa Catarina reserva mais praias de nudismo para naturalistas e visitantes. No munícipio de Palhoça, a Praia de Pedras Altas é dividida em duas prainhas de 100 metros cada. É uma das opções de praias de nudismo democráticas, pois os banhistas aproveitam a separação da areia e também se dividem. De um lado famílias, do outro desacompanhados. Para curtir seu mar calminho, é obrigatório ficar nu.

A 17 km do centro de Floripa, Galheta é outra praia do litoral catarinense para curtir a liberdade naturista, mas nessa não é obrigatório tirar tudo. A frequência dos peladões na areia branquinha se deve ao acesso mais restrito, feito através das pedras, a partir do canto esquerdo da badalada Praia da Mole.

olho-de-boi-buzios

No estado do Rio de Janeiro, o chiquérrimo balneário de Armação de Búzios, costuma ter em suas praias banhistas desfilando com biquínis e sungas de grife, mas não na Praia Olho de Boi, uma das mais belas praias de nudismo do país. Para ter acesso é preciso percorrer uma trilha íngreme de 20 minutos, a partir da Praia Brava. Ao chegar, o visitante se depara com uma pequena prainha selvagem e deserta, exceto por alguns poucos peladões. Quem quiser levar os trajes de banhos caros para esta praia, pode. O nudismo não é obrigatório nela.

Quem quiser curtir mais praias de nudismo no Rio de Janeiro encontra uma na capital. Preservada, a Praia de Grumari, em seu lado esquerdo, após as pedras, leva o nome de Praia do Abricó, onde aos fins de semana, o nudismo é obrigatório. Durante a semana é opcional. Homens não precisam entrar acompanhados e não há divisão de casados e solteiros.

tambabaOtávio Nogueira/CC-BY Flickr

E no litoral do nordeste, não tem praias de nudismo? Claro que tem! Em Conde, na Paraíba, tem a Tambaba, a primeira praia oficial de nudismo do nordeste. No primeiro trecho não é permitido ficar sem as roupas, mas passando algumas pedras, é proibido ficar com. É uma das praias de nudismo em que homens desacompanhados não podem ficar.

E na Bahia, com aquelas temperaturas tão altas, não encontro praias de nudismo para ficar assim… Mais livre, leve e solto? Pode sim, ficar muito à vontade, curtindo uma brisa fresca, em Massarandupió, na bela Praia das Dunas. Paradisíaca, a única praia oficial de nudismo do estado tem coqueiros, dunas e um rio de águas doces. Não são permitidos homens desacompanhados.

Praia da Barra Seca - Praias de nudismo

No Espírito Santo o nudismo também tem o seu lugar e se chama Barra Seca. Situada em uma ilha, a praia oferece 250 metros para quem quiser curtir o mar sem roupas. É uma das praias de nudismo que se divide em um trecho para os homens desacompanhados e outro para casais e famílias. Para chegar é preciso atravessas o Rio Ipiranga de barco.

Também quer sentir a liberdade dos naturistas? Viaje para as praias de nudismo do Brasil e aproveite as tarifas promocionais do Zarpo.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *