As praias de Paraty são atrações à parte na cidade histórica!

As praias de Paraty são atrações à parte na cidade histórica!

Paraty é um desses destinos que é preciso bem mais que um fim de semana para descobrir todo o seu potencial! Reconhecida pela UNESCO como o conjunto nacional barroco mais harmonioso do mundo, a cidade situada a cerca de 260 km da capital do Rio de Janeiro, tem mesmo um valor histórico imensurável. Entender isso fica fácil, assim que o turista começa a caminhar sob as centenárias pedras pé-de-moleque que, sem o contato dos carros, proibidos de circular nas estreitas ruas do Centro Histórico, se mantêm preservadas, assim como os casarões e igrejas do século 18. E, além de toda a beleza histórica, as muitas praias de Paraty, as cachoeiras, rios, ilhas e trilhas ecológicas, são atrações à parte e imperdíveis.

As melhores Praias de Paraty

Praia do Jabaquara, uma das praias de ParatyFoto: Otávio Nogueira/CC-BY Flickr

Com um litoral que apresenta cerca de 100 praias, é impossível não se apaixonar por uma. As praias de Paraty agradam a todos os tipos de turistas. A turma do surf e os que buscam cenários preservados, vão amar as águas esverdeadas e o ar selvagem da Praia do Sono. Quem prefere praias movimentadas e bem estruturadas, a Jabaquara tem ciclovia, muitos quiosques e é a mais próxima do Centro Histórico.

Praia do CachadaçoFoto: Otávio Nogueira/CC-BY Flickr

Uma das mais procuradas praias de Paraty, a Cachadaço, está situada na vizinha vila de Trindade. Apesar da fama entre os turistas, não possui infraestrutura e seu visual se mantém preservado, com orla cercada por muita vegetação nativa e piscinas naturais de águas cristalinas.

A maioria das praias de Paraty são alcançadas através de trilhas ou com passeios de barco. Uma maneira divertida que faz muito sucesso entre os turistas é o passeio de escuna que faz paradas nas ilhas próximas e em praias como a Vermelha e a da Lula, ambas belíssimas.

Além da história e das praias de Paraty

A belíssima e conservada arquitetura barroca de Paraty

A união daquele charme bucólico de cidade histórica com uma natureza exuberante pulsando por todos os lados já seria um chamariz e tanto para Paraty, mas a cidade espremida entre a serra e o mar ainda vai além. Além de ser palco da famosa Flip, Festa Literária Internacional que durante 5 dias de julho atrai intelectuais e escritores, a cidade que possui mais de 7 alambiques oferece em agosto o Festival da Pinga.

Os coloridos e centenários sobrados do centro hoje abrigam bares descolados, restaurantes premiados, lojinhas de artesanato e muitos ateliês de arte, um convite para um agradável passeio após curtir um dia ensolarado pelas belas praias de Paraty.

Paraty está entre os melhores destinos oferecidos por meio de hospedagens no site do Zarpo. As ofertas são sempre as melhores, pode acreditar!