Praias desertas no litoral paulista? Não é utopia!

Praias desertas no litoral paulista? Não é utopia!

Imagine uma praia com tantas cadeiras, guarda-sóis, barracas e vendedores ambulantes, que mal é possível ver a cor da areia. Na hora do banho de mar, é preciso cuidado ao mergulhar, ou você pode colidir em outro banhista. Agora, imagine você indo para bem longe desse cenário! Quem é da opinião que praia boa, é praia vazia (bate aqui!), e não consegue ter um dia feliz nas areias mais badaladas, vai gostar dessas dicas de praias desertas (ou quase) no litoral norte de São Paulo.

E você aí querendo viajar para longe à procura de areias tranquilas, sendo que pertinho da capital de São Paulo tem lindos refúgios. Vem comigo, mas não esqueça o lanchinho e a bebida, porque nessas areias você só encontrará natureza! Ah, e o repelente também, já que para alcançar essas praias desertas, é necessário percorrer deliciosas trilhas mata adentro.

Sócio do Zarpo se hospeda com descontos nos melhores hotéis

Deserta e brava

Praias desertas no litoral paulista? Não é utopia!Natália Leme

Em São Sebastião, os banhistas em busca de sossego encontram o próprio paraíso na Praia Brava. Para chegar é preciso atravessar uma trilha com cerca de 2 km, ou pagar um barqueiro pelo passeio. Cercada por vegetação, a areia branquinha está sempre vazia, porque mesmo os poucos visitantes que enfrentam a trilha, se escondem nas árvores para se proteger do sol. Tem guarda sol melhor que esse? Não!

Além da trilha, o que afugenta os banhistas são as ondas fortes. Não à toa foi nomeada como brava. No entanto, já encontrei aquele mar deliciosamente calminho, com apenas algumas marolinhas. Mas, se a brava estiver em um dia típico e você não quiser arriscar levar uns caldos, no canto direito da praia é possível encontrar um alívio refrescante após a trilha, com uma pequena queda d’água escondidinha na mata.

Uma trilha, 7 praias, muito sossego

Praias desertas no litoral paulista? Não é utopia!Praia do Cedro

Ubatuba com seu extenso litoral, também tem praias desertas lindas para um dia de mar bem exclusivo. A trilha das 7 praias desertas, que sai da Praia da Lagoinha, é uma boa pedida para o banhista aliar o prazer de explorar a Mata Atlântica com o de descobrir novas areias vazias. Pelo fácil acesso, as primeiras (Oeste, Perez, Bonetinho e Grande do Bonete) não são assim tão desertas.

Mas tenha paciência, quanto mais o viajante percorre a trilha, mais tranquilos e preservados ficam os cenários. As próximas, Deserta e do Cedro, já podem ser consideradas praias desertas. Graças ao acesso mais afastado e um pouco íngreme, são poucos os visitantes que não caem em tentação de parar a descoberta nas praias anteriores. No entanto, é válido persistir, já que o esforço é muito bem recompensado com areias vazias e natureza intacta.

Uma das praias desertas mais lindas de São Paulo

Praias desertas no litoral paulista? Não é utopia!

O viajante que desembarca em Ilhabela não pode deixar de reservar um dia para conhecer uma das mais bonitas praias desertas do litoral paulista, a Praia do Bonete. O trajeto não é dos mais leves, são 12 km de percurso, mas pelo caminho, o visitante encontra algumas motivações, como cachoeiras, rios e mirantes.

Apesar de extensa, sem muitas inclinações, a trilha pode ser considerada fácil e é bem sinalizada. Na praia há uma comunidade caiçara, um restaurante simples, camping e pousada para se hospedar. Quem não tiver fôlego ou tempo para encarar a trilha de volta, pode pernoitar na praia ou contratar a volta de barquinho com os locais.

Quer conhecer essas praias desertas de São Paulo? Reserve com as tarifas especiais do Zarpo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *