Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Sair do lugar comum ao escolher um destino brasileiro para viajar, nem sempre é uma tarefa fácil. Os lugares mais famosos e visitados acabam sempre encabeçando as nossas listas, mas ir além do clichê e descobrir um destino relativamente novo, pode ser muito mais incrível do que simplesmente seguir o fluxo. Quer uma dica diferente de um destino belíssimo? Vem com a Mag descobrir Canindé de São Francisco!

Confira a tarifa especial do Zarpo e conheça mais esse lindo destino brasileiro

A joia de Canindé de São Francisco

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Situada em meio ao alto sertão nordestino, a cerca de 200 km da capital sergipana, o município de Canindé de São Francisco não faz parte dos destinos mais populares do país, mas isso não significa que o viajante não irá encontrar cenários e atrações que façam a viagem valer a pena. Muito pelo contrário!

Que tal navegar pelo famoso Rio São Francisco até alcançar enormes cânions, beirando águas verdíssimas? O Velho Chico nasce em Minas Gerais, atravessa a Bahia, dá uma passadinha em Pernambuco e segue pela divisa de Alagoas com Sergipe, desaguando entre a alagoana Praia do Peba, e a sergipana Praia do Cabeço. São 3200 km de percurso, formando paisagens incríveis, como o Cânion do Xingó.

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Se de Canindé de São Francisco talvez você nunca tenha ouvido falar, sobre um dos maiores cânions navegáveis do mundo, é mais provável. Há duas décadas essa região sergipana era de pura seca e caatinga, até que, com a criação da Usina Hidrelétrica de Xingó, um oásis surgiu no meio do sertão.

Com o represamento das águas, o leito do Velho Chico subiu cerca de 100 metros e as montanhas viraram lindos cânions, que até parecem que foram esculpidos a mão. Os passeios de catamarãs ou lanchas saem do Porto Karrancas, em Canindé de São Francisco e navegam por 3 horas, passando por cenários incríveis que misturam o verde das águas do Chico ao marrom avermelhado dos cânions com mais de 30 metros de altura.

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Após algumas horas de passeio, o momento mais esperado finalmente chega: o mergulho no Rio São Francisco. Os banhistas podem nadar, relaxar nas águas cristalinas com espaguetes flutuantes e também contratar um pequeno barquinho que navega mais pertinho dos paredões rochosos, passando por uma fenda e gruta.

Antes das águas do Chico…

Toda a região que foi tomada pelas águas da Hidrelétrica de Xingó passou por uma série de pesquisas e levantamentos arqueológicos, nos quais foram descobertos vestígios dos primeiros habitantes que teriam vivido ali há 9 mil anos. Esqueletos, ferramentas, peças de cerâmicas e fogueiras foram levadas para o acervo do Museu Arqueológico do Xingó, situado em Canindé de São Francisco. O passeio é indispensável e, para um melhor entendimento do que era toda a região represada, pode ser feito antes do passeio para o Cânion.

Para completar sua descoberta de Canindé de São Francisco, também vale incluir no roteiro a Usina Hidrelétrica de Xingó! O passeio é guiado e inclui filme sobre a construção da usina e visitação na barragem, turbinas e sala técnica. As vistas são lindas, não esqueça de levar a sua câmera para registrar tudo!

Mais em Canindé de São Francisco

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Você que não tinha escutado sobre esse município sergipano e ficou impressionado, saiba que não acabou. Outra opção de passeio que não pode faltar em Canindé de São Francisco é a Fazenda Novo Mundo. O lugar que serviu de abrigo para o cangaceiro Lampião, em 1930, hoje preserva espécies da fauna e da flora de caatinga, que podem ser apreciadas com trilhas.

As trilhas, com no máximo 1h30 de duração, são fáceis e desvendam sítios arqueológicos com mais de 9 mil anos e formações rochosas incríveis com pinturas rupestres. E, além do trekking nas trilhas, os viajantes que não perdem uma aventura, encontram em Canindé de São Francisco boas opções radicais, como rapel, canionismo, mountain bike, canoagem e rafting.

Quero ir para Canindé de São Francisco!

Prazer em conhecer: Canindé de São Francisco

Viu só como o Brasil reserva muitos destinos que ainda não descobrimos?! O Zarpo está aqui para ajudar você a conhecer todos, sempre com tarifas especiais! Confira o desconto exclusivo nas diárias do Xingó Parque Hotel, nosso novo parceiro que, além de estar ao lado da Usina de Xingó, oferece opções de lazer e todo conforto e comodidade para quem quer explorar o Oásis do Sertão Sergipano!

Cadastre-se no Zarpo e comece a viajar com descontos imperdíveis



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *