As preservadas praias do Guarujá!

As preservadas praias do Guarujá!

Quem está acostumado com praias preservadas e pouco movimentas, pode torcer o nariz quando o assunto são as praias do Guarujá. Mas, acredite, nem só de farofa, ambulantes e praias poluídas o litoral do Guarujá é feito, muito pelo contrário, a Pérola do Atlântico, como ficou conhecida no auge do seu glamour, lá pelos anos 60 e 70, ainda reserva aos seus visitantes a oportunidade de curtir praias mais vazias, com natureza preservada e sem o risco de ter o banho de sol interrompido por um ambulante cantarolando o jingle da água de coco.

Se hospede com desconto na tarifa no melhor hotel do Guarujá!

Os guardiões das praias do Guarujá

Há praias do Guarujá que são preservadas para manter suas belezas

O munícipio ao sul do Estado de São Paulo, situado na Ilha de Santo Amaro, tem sim praias que lembram o Piscinão de Ramos na alta temporada e mares impróprios para banhos, mas também tem seus segredos, bem escondidinhos e controlados. Controlados? Sim, algumas praias do Guarujá não são de livre acesso. Isso gera polêmica, afinal não é muito agradável ver seu direito de ir e vir ser limitado, no entanto, é justamente por este controle que em algumas praias do Guarujá a natureza ainda resiste à urbanização descontrolada que tomou conta do litoral.

A Associação dos Proprietários do Iporanga (SASIP) trabalha incessantemente para garantir a preservação de algumas praias do Guarujá

Os guardiões das praias do Guarujá são os próprios moradores, integrantes da Associação dos Proprietários do Iporanga (SASIP), criada em 1983, quando uma lei municipal determinou a preservação das praias da Serra do Guararu. O acesso às praias do Guarujá situadas dentro da Serra são controlados por um condomínio que limita o número de veículos a 38 por dia na Praia do Iporanga e 70 na Praia de São Pedro. Para pedestres o acesso é livre. Os turistas também são orientados a seguir alguns cuidados, como colocar o lixo em lugares específicos.

A Sociedade Amigos do Iporanga também realiza educação ambiental com crianças e visitantes e coloca em prática projetos de reflorestamentos e recuperação de plantas nativas, como o palmito Jussara, em processo de extinção na Mata Atlântica.

As praias do Guarujá que são resguardadas

Prática de surf é muito comum na praia de São Pedro, uma das praias do Guarujá protegidas por leis ambientais

O caminho que leva à Praia de Iporanga é cercado por árvores nativas com placas de identificação da espécie. A praia tem areia branquinha e queda de cachoeira que forma uma deliciosa piscina natural perto do mar de águas calmas. O condomínio controla o horário de acesso, das 7h às 18h. No canto esquerdo da praia tem uma trilha de 20 minutos que leva à Praia do Pinheiro que cercada por morros, também é monitorada por um condomínio com casas de alto padrão que permite o acesso das 8h30 às 17h.

Muito procurada por surfistas, a Praia de São Pedro segue as mesmas regras de limites de carro e horário que, começa das 8h e vai até o sol se pôr. Para conseguir pegar vaga em todas elas, é importante chegar cedinho. É indispensável também levar lanches já que a lei proíbe o comércio ambulante.

Aproveite as praias do Guarujá!

Vista aérea do Sofitel Guarujá Jequitimar, de frente para a praia de Pernambuco, uma das melhores praias do Guarujá

Para os nossos sócios curtirem as preservadas praias do Guarujá, o Zarpo trouxe um parceiro de peso no litoral, o Sofitel Guarujá Jequitimar! Situado em frente à Praia de Pernambuco, o hotel encabeça os indicados pelo Guia Quatro Rodas 2014, ocupa o topo de 19 hotéis no Guarujá, no TripAdvisor e foi um dos vencedores no Travellers’ Choice 2014 como um dos 25 melhores hotéis de luxo do Brasil. Sentiu, né?!

Com uma infraestrutura de lazer completíssima, é o hotel ideal para fazer uma viagem com crianças e com toda a família! Nesta estada, diversão não vai faltar com as quadras esportivas, a piscina climatizada, os esportes aquáticos, o clube infantil e o playground para os pequenos, as atividades para adolescentes, o campo de golfe e as excursões de barco. E, na tarifa além daquele descontinho especial, está incluso o café da manhã e o almoço com bebidas não alcoólicas nacionais. Reserve já a sua estada e descubra as praias do Guarujá!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *