Renda-se aos encantos de Aquiraz

Renda-se aos encantos de Aquiraz

A cidade de Aquiraz, localizada a 27 km da capital Fortaleza, é o lugar certo para seu descanso e lazer. Apesar de ser pequena, é encantadora por suas belezas naturais e o clima calmo, aquele que parece que os habitantes vivem apenas da caça e pesca. Mas acalmem-se, é só a impressão que causa para quem desbrava muito os extremos da cidade, seu centro e principalmente seus arredores com praias quase desertas.

Cadastre-se no Zarpo e ganhe descontos nos melhores hotéis do Brasil

O clima é, sem dúvidas, um dos melhores aspectos de Aquiraz. Digo isso pelo fato de que em alguns pontos do município, parece até que ela é pouco explorada, pouco habitada e etc. Os moradores também contribuem muito com o clima, exatamente por serem bem receptivos, simpáticos e acolhedores.

Renda-se aos encantos de AquirazImagem ilustrativa

A maioria dos viajantes são acostumados com a paisagem das praias que predominam a Mata Atlântica em volta do mar, muito comum na maior parte do Brasil. Em Aquiraz é surpreendente e encantador ver a vegetação predominante do Nordeste, a caatinga e o manguezal terminando e a areia da praia começando e dando espaço às ondas do mar. Porém, não se pode esquecer das praias com seus imensos coqueirais e palmeiras, e além disso há uma forte presença de manguezais espalhados por Aquiraz.

Aquiraz desde sua formação histórica até os dias de hoje

Renda-se aos encantos de AquirazImagem ilustrativa

A cidade é rica em cultura, principalmente indígena, já que na formação de sua história, foi a que mais se fez presente devido aos povos nativos da época que eram formados por duas tribos indígenas: Potyguara e Jenipapo-kanyndé. Logo depois, vieram os agentes colonizadores europeus para explorarem as terras na região norte da ponta do Iguape.

Lembram que eu disse logo ali no começo que Aquiraz causava a impressão de ser um vilarejo pouco explorado ou habitado? Pois então, na verdade não é bem assim. A cidade possui cerca de 80 mil habitantes (é pequena, mas nem tanto ao ponto de ter apenas algumas ruas), e além do mais, é tão velha que até já foi a primeira capital do Ceará, muito antes de Fortaleza. Ou seja, Aquiraz existe desde muito tempo.

Renda-se aos encantos de Aquiraz

Apesar de ser pequena, Aquiraz é poderosa uma vez que se tornou um dos principais responsáveis por atrair turistas que vão a Fortaleza e por ser uma das fontes que embalam a renda da região. O motivo real disso fica na praia de Porto das Dunas. É lá que está localizado o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park.

Beach Park e Engenhoca: preparem o fôlego

Renda-se aos encantos de Aquiraz

Com muito lazer, diversão e adrenalina, o Beach Park em Aquiraz é um dos parques mais completos do Brasil e da América Latina, e é filiado a órgãos de turismo e lazer nacionais e internacionais. Faz parte da WWA (World Waterpark Association), IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions), ABRASEL (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento), ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e ACVB (Aquiraz Convention & Visitors Bureau).

Localizado na praia de Porto das Dunas, o parque aquático Beach Park é distribuído em uma área de 20 mil m². Há ainda, além do parque e da praia, uma ampla rede de lounges, restaurantes e resorts que se espalham em meio aos lindos coqueiros e piscinas azuis que embelezam e compõem o parque.

Atrações do Beach Park

Renda-se aos encantos de Aquiraz

Fazem parte das atrações principais do parque aquático, o toboágua chamado de Insano, ele é em queda livre e possui 41 metros de altura que equivale a um prédio de 14 andares. Além do Insano, tem também o Kalafrio, que nada mais é do que um half em formato de pista de skate que é descido em boias duplas. O Maremoto não pode ficar de fora, trata-se da maior piscina de ondas da América Latina.

Renda-se aos encantos de AquirazEngenhoca Parque Educativo / Foto retirada do site

Além do Beach Park, há outro complexo bastante importante em Aquiraz. Trata-se do Engenhoca Parque Educativo, situado em meio a um lugar de natureza que abrange 3 ecossistemas: praia, sertão e manguezal. Esse parque leva ao público uma excelente opção de entretenimento voltados ao meio ambiente. Lá é possível se divertir com atividades de aventura como tirolesas, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d’água, aerojump, trilha ecológica e etc.

Ainda no Engenhoca Parque Educativo, vale a pena visitar o Museu Engenho Colonial onde há uma exposição que conta com objetos pertencentes ao primeiro engenho do Sítio Colégio. Essa exposição propõe uma narrativa que evidencia a história do engenho como também busca situar a cachaça no cenário histórico e cultural brasileiro.

Aquiraz esbanja história e belezas naturais

Renda-se aos encantos de Aquiraz

A cidade de Aquiraz é dona de um simpático centro histórico, situado em torno da bucólica praça Cônego Araripe. É no centro que se encontra as principais construções de cunho histórico arquitetônico. Entre elas podemos citar a Igreja Matriz de São José Ribamar, que foi construída ainda no século XVIII e apresenta um ecletismo no estilo, predominando os traços Barrocos e Neoclássicos.

Além de rica em cultura e história para contar, Aquiraz possui em suas extensões belas praias que funcionam como colírio para os olhos. Desde praias bastante frequentadas como também, praias quase desertas. Logo, é notável que a cidade atende diferentes interesses, perfeita para quem está a fim de sossego, lazer e também quem quer um pouco mais de diversão.

A Praia de Marambaia, por exemplo, é ideal para quem busca um bom lugar para descansar, repor as energias e admirar uma bela paisagem. É composta por uma vasta faixa de areia clara e fina, além de conter um mar agitado com ótimas ondas, bem propício para um banho e prática de esportes. É bem deserta na maior parte do tempo, talvez por isso não é muito conhecida, mas garanto: é fantástica para quem gosta de praias desertas.

Já a Prainha, uma das praias mais famosas e frequentadas de Aquiraz, destaca-se por ser recortada por belos coqueirais e possuir um mar de águas claras. Há sempre na Prainha, uma conexão temporária, porém encantadora e refrescante do mar com a lagoa. Dizem as boas línguas que é um ótimo ponto para assistir o pôr-do-sol que é sempre muito maravilhoso.

Dica gastronômica da Mag para você

Renda-se aos encantos de AquirazImagem ilustrativa

Não para por aí! É de suma importância em uma viagem se preocupar com a alimentação, e o município de Aquiraz não deixa a desejar nesse aspecto também. Lá é possível conferir as diversas opções gastronômicas espalhadas pela cidade. Anotem aí a dica de um ótimo restaurante: Dunas Restô. Lá é servido pratos tanto de comida caseira, quanto de comida típica e frutos do mar. Além de lindos, o sabor é dos deuses. O ambiente, além de rústico e aconchegante, é super agradável.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *