Roteiro de 1 Dia em Brotas

A cidade de Brotas é um dos principais destinos turísticos de São Paulo. Os motivos são muitos e um deles é por ser uma cidade pacata e interiorana, onde predomina o clima rural, perfeito para desfrutar dos diversos esportes radicais ou apenas descansar sem preocupações em um dos muitos hotéis fazenda ou pousadas na região. Considerada a “capital do turismo e da aventura” a cidade é rodeada pelo rio Jacaré-Pepira, que possui mais de 30 belas cachoeiras, as quais podem ser apreciadas em uma tarde de sol ou em uma das diversas aventuras e atrações que a cidade proporciona aos visitantes, seja na terra, na água ou no ar. Conheça o roteiro de 1 dia em Brotas e deslumbre-se com as belezas do interior!

Acorde com o canto dos pássaros

bule-de-cafe-brotas-zarpo-magazineDivulgação

Ao acordar e se deparar com a deslumbrante natureza de Brotas, não é possível conter o entusiasmo de conhecer a cidade, por isso, comece com um caprichado café da manhã no Bule de Café. Com uma fachada simples, a pequena cafeteria oferece diversos cafés preparados pelo barista Tarik Dias, que podem acompanhar os bolos (podem ser levados para casa inteiros), doces, tortas, quiches, preparados no local. O espaço é aconchegante e garante momentos adocicados de conforto.

Avenida Rodolfo Guimarães, 265 | Tel.: (14) 3653-8010 | Site

O pequeno e agradável Adoro Café & Bistrô, também é uma opção para tomar um delicioso chá ou café, com um saboroso e lindo pedaço de bolo, já que as decorações dos doces são detalhes que chamam muito a atenção dos clientes. A fachada é delicada e em tons de rosa e branco, e já representa um convite para entrar e apreciar os decorados bolos tortas e doces, que também podem ser encomendados.

Avenida Mario Pinotti, 198 | Tel.: (14) 3653-4959 | Site

Sinta os prazeres de estar em Brotas

emporio-brotas-zarpo-magazineDivulgação

O Empório Brotas é um local onde os visitantes podem se deliciar e levar pra casa produtos artesanais da fazenda, além dos souvenirs de Brotas. O local também oferece aos visitantes as cervejas artesanais, chocolates finos, frios, cerca de 350 rótulos de vinhos nacionais e importados, cachaças artesanais, geleias, queijos, expressos e cappuccinos. O espaço conta com uma área externa e um charmoso deck, que convida para um tempinho de descanso ou happy hour junto aos petiscos e sanduíches “premium” feitos na hora. O local está anexo ao Brotas Bar, e fica aberto todos os dias do ano.

Avenida Mario Pinotti, 259 | Tel.: (14) 3653-9915 | Site

anand-atelie-brotas-zarpo-magazineDivulgação

As belas obras de arte feitas pelos ceramistas Zahiro Anand e Gitika Anand estão expostas no Anand Atelier, inaugurado em Brotas no ano de 2012. As peças são totalmente artesanais e decorativas, inspiradas em técnicas japonesas e chinesas, como a raku, naked raku, copper matt e saggar. Os visitantes do Anandi tem a oportunidade de encontrar os artistas produzindo esculturas e explicando as etapas dessa arte milenar, e ainda podem levar pra casa uma obra original de elevado valor artístico. Em datas agendadas, o ateliê abre ao público a queima de peças no forno, com temperatura de até 1000 graus, e mostra todo o processo e a técnica utilizada para fabricar as peças, até tirá-las do forno e espera-las resfriar.

Rua Francisco da Costa, 260 | Tel.: (14) 3653-3079 | Site

Em uma visita a Brotas, é quase impossível não sentir vontade de praticar alguns esportes radicais, por isso, é bom procurar uma agência de turismo de aventura como a Eco Ação. O Rafting é uma das modalidades coletiva de que é possível praticar entre a exuberante natureza, um dos passeios mais famosos da cidade, tanto que é um dos mais emocionantes do país, com 14 corredeiras em mais de 10 quilômetros de percurso. Andar de Quadriciclo também se torna uma das atividades para praticar na cidade, já que a região é propícia com terrenos e grande área preservada. As Trilhas, o Boia Cross e o Canionismo – uma técnica em que os turistas podem se aventurar descer por um canyon passando por suas cachoeiras – são outras opções para conhecer melhor esplêndida natureza da região durante a manhã.

Avenida Mario Pinoti, 205 | Tel.: (14) 3653-9140 | Site

xique-xique-brotas-zarpo-magazineDivulgação

A adorável loja Xique-Xique deixa em seus visitantes a sensação de “quero mais”, já que oferece incontáveis artesanatos que encantam qualquer pessoa. São peças decorativas, lembrancinhas e acessórios, produzidos no próprio ateliê, por artesãos locais e da região, que levam características do nosso país. A loja possui cores vibrantes, assim como os produtos, feitos nos mínimos detalhes, e o ambiente é acolhedor desde a fachada feita nas cores roxa e azul.

Avenida Mário Pinotti, 250 | Tel.: (14) 3653-5335 | Site

O sabor do interior nunca foi tão bom

brusquetas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A Vila Zen está localizada em um terreno de 50m² repleto de muito verde, e é dividida em três grandes ambientes. Os pratos do cardápio são criativos e compostos por ingredientes frescos e sazonais, servidos à la carte no amplo salão, nas mesinhas do deck ou no pátio embaixo das sombras. O estabelecimento fica aberto das 11h às 16h horas, de sexta a domingo, portanto, também é possível tomar um delicioso café da tarde no local.

Rodovia Brotas, km 15 | Tel.: (14) 99121-8040 | Site

Ocupando um casarão centenário que foi restaurado em 2010, o Restaurante Brotas Bar tem sua decoração inspirada nos esportes radicais comuns na cidade, como por exemplo, as luminárias que são na verdade caiaques e capacetes. Como homenagem a equipe de Brotas, que foi diversas vezes campeã e a única bicampeã mundial de rafting, o restaurante fez uma ala com teto ondulado, representando o Rio Jacaré Pepira, e possui uma mesa em forma de bote de rafting. No mesmo espaço, as crianças podem se divertir no colorido Kid’s Club, com muitos brinquedos. Um empório completa o estabelecimento com mais de 350 rótulos de vinhos.

Avenida Mário Pinotti, 267 | Tel.: (14) 3653-9930 | Site

Uma tarde repleta de aventuras

A Tirolesa e o Rapel Duplo são algumas das atividades que o turista pode fazer no Viva Brotas Ecoparque durante a tarde em Brotas. A Tirolesa é uma atividade que não exige esforço, e pode ser feita por qualquer um, basta utilizar os aparelhos de segurança e curtir a paisagem enquanto fura o vento. É possível “voar” sozinho ou acompanhado. Já o Rapel Duplo possibilita os turistas a explorarem juntos a paisagem belíssima que se pode ter na descida da plataforma de madeira e ferro (25 metros), onde também acontece a Queda Livre.

Rodovia BR 50 | Tel.: (14) 99167-3343 | Site

cachaca-porcao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O que acha de experimentar um sorvete de queijo caramelizado em sua viagem? Na Especialeria é possível degustar esse delicioso doce, que leva de cobertura goiabada derretida na hora, sob uma casquinha de sorvete e acompanhado do snack de provolone – destaque no Brotas Gourmet 2014. A torta inglesa de banana, também é uma opção para passar as tardes, mas não deixe de experimentar a torta Especialeria. O local também vende compotas, geleias caseiras, queijos como o Tavolaro (produzidos desde 1986), quitutes, cachaças e petiscos salgados de receita própria. Com clima serrano, a decoração do ambiente só poderia ser em estilo campestre com um toque de refinamento, lembrando as fazendas da região.

Avenida Mário Pinotti, 215 | Tel.: (14) 3654-8225 | Site

A grande Adega Casarão ocupa uma esquina com seu prédio em estilo colonial em azul e branco. E oferece aos seus clientes pimentas em conserva, cachaças envelhecidas em tonéis de carvalho, umburana, jequitibá, castanheira e amendoim, licores, cervejas artesanais, doces caseiros, geléias, compotas, bolachas caseiras, artesanatos e muitos outros produtos de dar água na boca.

Avenida Mário Pinotti, 1057 | Tel.: (14) 3653-1438 | Site

casa-da-cachaca-brotas-zarpo-magazineDivulgação

O nome já diz tudo, mas só conhecendo para descobrir um pouquinho da cultura e sabores locais. A Casa da Cachaça é um local para degustar e levar para casa um pedacinho de Brotas, ou melhor, alguns “emieles”. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer esse local rico em história, localizado em frente à Igreja Matriz, que armazena cachaças em grandes tonéis, que muitas vezes, são engarrafadas na hora da compra. Lá você também pode encontrar a cachaça produzida em 2012, e envelhecida em carvalho. Licores, queijos, requeijão, doces caseiros, embutidos, manteiga caseira, geleias, biscoitos e cervejas artesanais, podem ser degustados e levados para casa. O local é aconchegante e tem a cara do interior de SP.

Avenida Padre Barnabé Girón, 221 | Tel.: (14) 3653-2273 | Site

Aproveite cada minuto da noite de Brotas

restaurante-peixe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Aberto apenas de sexta a domingo, o Brotas Zen Bistrô é um lindo local rodeado por muito verde e tranquilidade, localizado junto ao Vila Zen, feito para receber famílias e casais apaixonados. Onde antes era a simples casinha de Dona Calila instalada em um sítio, deu vida ao bistrô, com um cardápio da chef Mônica Alberconi em estilo contemporâneo. O menu degustação é composto por 5 pratos que mudam a cada mês, e surpreendem os clientes com sabores diferenciados.

Rodovia Brotas, km 15 | Tel.: (14) 99121-8040 | Site

Uma experiência nova e gratificante. É a sensação que se tem ao sair do CEU – Centro de Estudos do Universo. Ao chegar, começa um tour pelo local que demora cerca de 50 minutos, feito para que os visitantes possam conhecer melhor o belíssimo local, depois todos podem observar os planetas e nebulosas no telescópio. A visita também proporciona um passeio pelo Sítio Arqueológico de Stonehenge – um sítio pré-histórico do sul da Inglaterra – e uma apresentação no planetário (Palco Celeste), deslumbrante, repleta de conhecimento e que mexe com a imaginação dos espectadores. As visitas acontecem durante a noite.

Rua Emílio Dalla Déa Filho, s/n, Portão 4 | Tel.: (14) 3653-4466 | Site

Quando a noite chega, as aventuras não terminam, e você pode se divertir em um Rafting Noturno com a ajuda da agência de turismo de aventura Alaya. O esporte é o mesmo que acontece durante o dia, só que se tem a lua como companhia de aventura. Durante a noite também é possível sobrevoar a paisagem do vale com a Tirolesa Noturna, que também é a mesma, mas que proporciona uma paisagem repleta de luzes e sons noturnos da natureza.

Avenida Mário Pinotti, 337 | Tel.: (14) 3653-3248 | Site

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O restaurante Vicino Della Nonna nasceu do sonho do chef Luiz Felipe de criar um espaço para proporcionar ao público as deliciosas receitas vindas da Itália, em homenagem a sua avó, nascida no país. Com uma das massas do cardápio ou com a pizza que tem gostinho italiano, saída diretamente do forno a lenha e levada à mesa, em um ambiente romântico e simpático, é impossível não se deliciar. Na parte de fora do restaurante, se pode sentar nas agradáveis mesinhas e curtir a vista de um charmoso jardim, além de apreciar a beleza da plantação de uva nos fundos do estabelecimento.

Avenida Mário Pinotti, 455 | Tel.: (14) 3653-1052 | Site

brinde-cerveja-amigos-pub-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em um ambiente moderno e até futurista está instalado o Brotas Beer, o lugar perfeito para passar o final da noite com os amigos, seja petiscando, bebendo cerveja ou apenas jogando conversa fora. Com paredes pretas repletas de quadros e desenhos (de tonéis de cerveja) na parte do bar, as bandeiras de diversos países penduradas no teto, que inclui a do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Bélgica, Irlanda e outras. Sente-se em poltronas confortáveis ou em cadeiras com design diferenciado, para experimentar uma das 6 diferenciadas cervejas artesanais que harmonizam com diferentes tipos de pratos.

Rua Ângelo Martineli, 85 | Tel.: (14) 3653-5152 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *