Roteiro de 1 Dia em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto existe desde 1856, quando ainda era refúgio de mineiros que saiam de suas terras já bastante exploradas pela mineração e buscavam novas pastagens para a criação de gado. A 315 quilômetros da capital paulista, a cidade ribeirão-pretense atualmente progride por meio do agronegócio, responsável por grande parte da economia e riqueza da população. O turismo da cidade se fortaleceu graças a ascensão do cenário gastronômico e, com a ajuda do comércio voltado a um público alto padrão, rende muitos lugares para um Roteiro de 1 Dia em Ribeirão Preto.

Grassy Spazio Caffè: para começar o dia com o pé direito

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

De uma grande experiência vivida por Edson Rodrigues no segmento de vendas e locação de máquinas de espresso e bebidas quentes, nasceu no ano de 2007, em Ribeirão Preto o Grassy Spazio Caffè, a cafeteria pioneira em se dedicar aos grãos especiais de café. O espaço conta com uma decoração. Já pela fachada bem elaborada, um certo interesse é criado pelo lugar, porém, ao entrar a sensação de aconchego se apossa, gerando uma enorme simpatia. Isso se explica muito bem por meio da decoração bastante sofisticada e agradável (não mais que as delícias nas vitrines), baseada numa estrutura e mobília rústica, com variados tons de marrom. Além do cardápio repleto de opções, como os deliciosos sanduíches, o Grassy Spazio Caffè dispõe de pães e comidinhas e, para acompanhar, métodos de extração diversos como espresso e coado, além de cappuccinos, bubble tea, coffee shake, smoothies, affogato, soda italiana, entre outras delícias.

Rua Clemente Ferreira, 945 – Jardim São Luiz | Tel.: 3877-0050 | Site

Três anos após sua inauguração que ocorreu em 2006, a Familiare Panificadora Gourmet conseguiu conquistar o título de referência como um dos melhores lugares para um café da manhã ou brunch. Por fora, uma arquitetura imponente e moderna, já, na parte interna, os pilares de tijolos pelados, as mesas e objetos de madeira, atribuem uma certa rusticidade para o espaço. As paredes de cor amarela unidas à decoração rústica e ao colorido dos produtos, propõem um ar intimista ao ambiente. Aos finais de semana, há uma programação especial de café da manhã, ou seja, além de música ao vivo, um buffet completo, com frutas, frios, pães, salgados e doces, garantindo prazer principal ao paladar.

Avenida Independência, 2886 – Alto da Boa Vista | Tel.: 3621-9188 | Site

ponte-japonesa-parque-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurado em 1969, o Jardim Japonês fica localizado no Bosque Municipal Fábio Barreto e é composto por uma densa vegetação que ocupa uma área original de aproximadamente 20 mil m². Em 2008, o lugar passou por revitalizações e atualmente é dono de requintes característicos do paisagismo nipônico, com lago, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doadas pela colônia radicada na cidade. Aos fundos, um mirante dispõe de uma vista incrível para o centro de Ribeirão!

Rua da Liberdade, s/n – Campos Elísios | Tel.: 3636-2545 | Site

Plínio Travassos, em homenagem à cultura histórica do café, começou a reunir e colecionar objetos relacionados à planta para fundar, com ajuda de verbas da administração municipal, o Museu do Café Francisco Schmidt. Fundado na década de 50, o espaço é em um antigo casarão da fazenda Monte Alegre, onde o barão do café, Francisco Schmidt era proprietário, por isso a homenagem no nome. Pelo museu, encontra-se objetos que retrata o período áureo do café e relatam o cotidiano vivido pelos imigrantes, escravos e barões. O acervo ainda conta com coleção de moinhos, carros de boi, troles, máquina de beneficiar os grãos, diferentes tipos da iguaria, entre outras peças.

Av. Prof. Dr. Zeferino Vaz, s/n – Vila Monte Alegre – Campus da USP | Tel.: 3633-1986 | Site

O Pastifício: das melhores opções de almoço na cidade

canelone-culinaria-italiana-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Foi cedo o contato de Gabriel Nogueira com a culinária italiana. Quando criança, o ex-publicitário frequentava com o pai um restaurante tradicional do país. Já formado em publicidade, Gabriel largou sua carreira na área de comunicação para estudar e se dedicar à gastronomia italiana. Apesar de não ser chefe, foi ele que deu origem ao O Pastifício com o propósito de resgatar a história de um país por meio da comida. O espaço fica numa casa, portanto, o aconchego é garantido. A originalidade do lugar fica por conta das receitas preparadas com ingredientes orgânicos e minuciosamente selecionados, com farinha de trigo, ovos caipiras, queijos orgânicos e pinolis na produção das massas. O sabor inigualável pode ser notado nas opções do cardápio que conta com lasanhas, nhoques, canelonis, cappeletti, porém, recomendo o Polpettone recheado com Mozzarella de Búfala, é extraordinário.

Platina, 318 – Santa Cruz | Tel.: 3013 2378 | Site

De um elaborado projeto do arquiteto Luís César Antunes, surgiu em Ribeirão Preto o Gran Steak, mais um empreendimento trazido pelo Grupo Coxilha dos Pampas. A fachada é imponente, uma prévia da sofisticação que há lá dentro. A arquitetura do lugar explora a beleza do rústico contemporâneo, com móveis e estrutura de madeira, dando prioridade à luz natural através dos vidros como parte do teto e paredes. O diferencial do lugar é o sistema de serviço inovador chamado de Steak Pass, que consiste em priorizar o sabor e textura de cada carne feitas na grelha e servidas em fatias tenras, cortadas na frente do cliente. O cardápio da churrascaria ostenta carnes nobres provenientes de gados de raça britânica e linhagens premium e ainda dispõe de acompanhamentos como risotos, saladas, etc.

Avenida Itatiaia, 1435 – Jardim Sumaré | 3911-9009 |Site

risoto-de-cogumelos-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Desde que deu início à sua árdua carreira gastronômica e empreendedora com o restaurante Dona Fer, Fernanda Perroni resolveu aperfeiçoar suas habilidades para levar com qualidade seus dons culinários a um público mais exigente, a partir dessa pretensão, nasceu o Compotta Comida Casual. Cria-se uma empatia pelo lugar logo de cara. O ambiente não poderia ser mais simpático, mérito da arquitetura rústico-contemporânea que propõe um romantismo ao lugar e uma atmosfera intimista devido aos móveis e acabamentos em madeira de demolição, iluminação leve e próxima das mesas, plantas, etc. Pelo cardápio variado, encontra-se opções de pratos naturais para uma alimentação saudável. O ovo empanado é uma das originalidades do Compotta, porém, o espaço pet friendly fez do restaurante, um dos pioneiros em aceitar animais de estimação em Ribeirão Preto.

Rua Paschoal Bardaro, 2266, Jardim Botânico | 3965-4515 ou 3617-0287 | Site

Gelateria Peccato Divino: para uma sobremesa antes dos passeios

sorvete-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A ítalo-brasileira Irene Mantovani foi a responsável por agregar mais sabor e frescor à cidade de Ribeirão Preto. É ela que comanda a Gelateria Peccato Divino, que funciona desde abril de 2014, quando foi inaugurada em mais um local moderno e elegante. O espaço segue característica de uma arquitetura “clean”, sem muito exagero, apenas com alguns moveis amadeirados e presença de algumas plantas, aliás, muito das vezes “menos é mais”. A receita dos gelatos, além de não contar com corantes e nem gorduras hidrogenadas, está acima da média no quesito cremosidade. Após o almoço, como sobremesa, experimente o sorvete de mesmo nome da casa, o Peccato Divino, produzido artesanalmente, ele é feito de chocolate apimentado com peras ao prosecco.

Rua Marechal Deodoro, 1300, Jardim Sumaré | Tel.: 3237-8703 | Site

De um projeto baseado nas regras estilísticas da belle-époque, encomendado pelo prefeito da época, Joaquim M. Bitencourt, começava a ser erguido em 1915, o Palácio Rio Branco. Inaugurado em 1917, o propósito da construção era sediar departamentos da prefeitura. Reformado em 1992, o lugar ainda mantém suas características originais, ou seja, a fachada de estilo arquitetônico em transição do barroco para o moderno, inspirada nas fachadas de Mirie e Meullie – Sur Seinne e do Hotel de Ville de Suresne. Ao longo da história do Palácio, serviu como Gabinete do Prefeito, Secretaria do Governo, Departamento de Administração Geral e Arquivo Histórico. Atualmente, funciona como sede da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Praça Barão do Rio Branco, s/n – Centro | Tel.: 3977-9000 | Site

cafe-chantilly-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Recentemente ao dar vida ao Be&So Café, a intenção era que fosse um lugar que valorizasse o centro de Ribeirão Preto. O sucesso logo aconteceu de imediato, principalmente quando descobriram que o lugar remete à algumas boas lembranças ao dispor de cafés feitos no coador, aquele com gostinho de “café da vovó”. Com tanto aconchego e requinte que toma conta do ambiente, a sensação é de não estar pelo centro da cidade. A arquitetura mescla detalhes rústicos (como as paredes de tijolos pelados) com decorações elegantes, como quadros com fotos históricas, luminárias baixas e mesinhas modernas. Além de café, o Be&So conta com bolos, tortas, salgados, pães de queijos e outras opções de comidinhas rápidas.

Rua Visconde de Inhaúma, 463 – Centro | Tel.: 3103-5204 | Site

parque-luis-carlos-raya-zarpo-magazine

Inaugurado em dezembro de 2004, o Parque Municipal Dr. Luiz Carlos Raya foi projetado e executado por contratação de terceiros da Administração Municipal. Construído em um área institucional pertencente ao loteamento do Jardim Botânico é uma excelente opção para passar um tempo repondo energias em um ambiente natural. A área que o parque ocupa é de aproximadamente 40.000 m², onde encontra-se instalado equipamentos próprios para o lazer e práticas esportivas da população e visitantes. Além disso, uma das partes encantadoras do parque é a cascata e espelhos d’água que contribuem para um temperatura mais agradável.

Rua Severino Amaro dos Santos, s/nº – Jardim Botânico | Tel.: 0800 771 9856 | Site

Doppo Lavoro: que tal um happy hour para começar a noite?

vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Herdeiros e proprietários do restaurante italiano La Cucina di Tullio Santini, os filhos de Tullio Santini – que faleceu em agosto de 2014 – inauguraram em novembro do mesmo ano, o Doppo Lavoro, um bar dedicado aos amantes de vinho e excelente para um cortês happy hour. O espaço é amplo e conta com decoração peculiar. A arquitetura é predominantemente rústica e moderna, com teto retrátil, flores, plantas e paredes coloridas, propondo uma ambiente extremamente requintado e agradável ao público. Entre as atrações do Doppo, encontra-se uma rica carta de vinho e champagnes especiais, além de petiscos e pratos típicos da Itália, como paninis e antepastos.

Rua Olavo Bilac, 1281 – Jardim Sumaré | Tel.: 3237-0287 | Site

A origem familiar não se esconde. Está no nome. Em homenagem aos filhos, Lucca e Caio, o projeto empreendedor de Mariana e Lucas Ferriani originou mais um ótimo restaurante em Ribeirão Preto, o LU.CA Culinária de Origem. A arquitetura em harmonia com a decoração, propõe modernidade ao amplo espaço, esbanjando paredes de vidro e muito verde das plantas que estão no lado de fora. As mesas de madeira são as responsáveis pelo aspecto rústico e elegante. O cardápio fica por conta dos cuidados do Chef Guilherme Gama que impressiona no comando da preparação dos pratos da cozinha contemporânea. O Atum Selado com Crosta de Gergelim é um dos sucessos da casa e representa a qualidade gastronômica da casa.

R. Dr. Francisco Augusto César, 681 – Jardim Irajá | Tel.: 3441-0470 | Site

panna-cotta-nozes-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Após ter trabalhado em alguns restaurantes internacionais, o Chef Rafael Baptistella se dedicou a fundo nos estudos da gastronomia, principalmente a italiana. O propósito era conseguir realizar o sonho de abrir o próprio restaurante. E deu certo. Foi a partir disso que, no começo de 2015, nasceu em Ribeirão Preto o L’amore Ristorante. A casa fica localizada numa travessa de paralelepípedo que lembra muito uma vila italiana. Pela decoração rústica, nota-se as mesinhas, janelas, portas e outros objetos de madeira, no entanto, a iluminação leve atribui ao ambiente uma atmosfera intimista. Atualmente o Chef Augustin Marcelo Giorgetti é integrante da equipe do L’amore Ristorante e é um dos responsáveis pelo sabor espetacular dos pratos da culinária italiana, garantindo a excelente experiência gastronômica dos clientes.

Rua Altino Arantes, nº 529 casa 20 – Boulevard | Tel.: 3234-5597 | Site

Nascido em Cremona, região da Lombardina, no norte da Itália, Tullio Santini, após a morte de seu pai, veio para Brasil em 1956. No primeiro ano, viveu no Rio de Janeiro, depois mais um tempo em São Paulo até que partiu para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu e até abriu negócios, como loja de eletrodoméstico e distribuidora de gás. Entretanto, nos anos 90 Tullio deu fim a seus negócio e originar o La Cucina di Tullio Santini, onde poderia exercer sua verdadeira vocação: a gastronomia tradicional italiana. O restaurante nasceu em 2000 e logo ganhou fama na cidade por sua originalidade, um estilo descontraído de atender os clientes, fazendo com que eles se sentissem como parte da família. A casa é leal a sua origem, tanto que provoca no público a sensação de se estar em uma típica cantina italiana, com parte da parede em pedras e madeiras, fotos antigas, pinturas, instrumentos e bibelôs espalhados, compondo a decoração. O cardápio não poderia ser outro, pratos artesanais e típicos da culinária italiana. La Gôndola, uma das opções mais pedidas da cantina, fica ainda mais espetacular se acompanhada com um dos vinho da ampla carta que a casa dispõe.

Av. Antônio Diederichsen, 485 Jardim São Luiz | Tel.: 3623-6361 | Site

Vila Dionísio: encerre o roteiro de 1 dia em Ribeirão preto com chave de ouro

pub-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Cerveja e Rock and Roll, duas paixões em comum por cinco amigos universitários que, em 2004, na cidade de São José do Rio Preto, se reuniram para dar vida a um pub. O sucesso foi tanto que 4 anos após a inauguração, Ribeirão Preto também ganhou uma casa dessa, o Vila Dionísio. Famoso por ser palco para couvers de ícones do rock, o lugar conta com cerca de 400 rótulos de cervejas nacionais e estrangeiras. Porém, o grande sucesso, além da programação musical, é a porção de coxinha de frango com catupiry, popularmente conhecida como a melhor em ambas as cidades.

Rua Eliseu Guilherme, 567 – Jardim Sumaré | Tel.: 3610-7416 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *