Roteiro de 1 Dia em São José do Rio Preto

Até por volta de 1840, a região era envolta apenas por mata virgem. Nesse mesmo ano, mineiros oriundos de Minas Gerais, começaram a desbravar a área dando início a exploração agrícola e à criação de animais domésticos, mas só por volta de 1950, que o fazendeiro Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terra a seu santo protetor, o São José. Com a intenção que seu patrimônio se tornasse uma cidade, assim surgiu São José do Rio Preto. Depois de tanto crescimento, atualmente Rio Preto é uma das cidades mais desenvolvidas do estado de São Paulo e oferece a seus habitantes e visitantes estabelecimentos capazes de satisfazer o público selecionado e exclusivo da cidade e região.

Um café da manhã em grande estilo

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Há mais de 20 anos, Mariê Yamada era proprietária e cabeleireira de um salão de beleza localizado na rua Alameda das Orquídeas. Certa vez, começou a levar brigadeiros para as pessoas que frequentavam o espaço, o sucesso foi tanto que, com sua filha graduando no curso de Engenharia de Alimentos, teve a ideia de abrir junto ao espaço de beleza, o Lírios Café e Bistrô, uma ótima opção para um café (da manhã ou da tarde) ou almoço entre os que frequentam o Parque da Represa de São José do Rio Preto. O ambiente intimista, esbanja charme pela decoração e arquitetura que une o rústico ao moderno e delicado, com alguns móveis de madeira, pedras em parte da parede, plantas e flores espalhadas.

Rua Alameda das Orquídeas, 178 – Jardim dos Seixas | Tel.: (17) 3223-2934 | Site

day-off-cafe-zarpo-magazineBruno Camargo/Divulgação

Café e bike, duas paixões que o atleta Felipe Ribeiro tem em comum com sua namorada, a arquiteta Marcela Assad. A vontade de realizar uma união entre esses dois interesses foi tanta, que o casal inaugurou o Day Off Café, uma cafeteria temática que serve diversos alimentos e bebidas saudáveis. O ambiente aconchegante reproduz o formato dos cafés europeus e americanos, com uma decoração de característica rústica e, principalmente, moderna. Uma bike também faz parte da composição do cenário e deixa o lugar ainda mais fiel à temática. A atração do Day Off são os tipos de cafés com grãos gourmet, como, por exemplo, o catuaí vermelho, plantado a uma altitude de 1.260 metros e com notas de frutas cítricas e mel.

Rua Maria Carolina Trevisan Fava, 2340 – Universitário | Tel.: (17) 98129-2828 | Site

parque-represa-sao-jose-do-rio-preto-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois de já construída a Represa Municipal, entre os anos de 1987 e 1990, o projeto arquitetônico de nome “Plano de Áreas Verdes” foi executado e deu origem aos três lagos, posicionados em diferentes lugares próximos que formam o Parque da Represa. Considerado o cartão postal da cidade, o lugar conta com uma pista de 2,7 mil metros lineares, equipamentos de exercícios físicos e musculação, quiosques destinados ao lazer e mais de 10 espécies de animais silvestres, mamíferos e peixes. Durante à noite, a fonte luminosa instalada com os mais de 30 jatos de água oferecem aos visitantes e moradores um espetáculo artístico e aquático.

Av. Sabino Cardoso Filho, 2520 – Jardim Estrela | Tel.: (17) 3215-0748 | Site

O Museu de Arte Naif – MAN foi inaugurado em março de 2007 e dispõe de obras com características artísticas Naif, à base de muito contraste e cores. As obras do acervo foram feitas por artistas primitivistas de São José do Rio Preto e também da região. O artista José Antônio da Silva também se faz presente no MAN por meio de suas 15 obras originais expostas pelas paredes internas. Além disso, o prédio é onde funcionava a antiga biblioteca onde Silva foi funcionário e deu origem a seu Museu de Arte Contemporânea, isso ainda em 1966, onde hoje se tornou o Museu de Arte Primitiva José Antônio da Silva.

Rua Saldanha Marinho, 3125 – Centro | Tel.: (17) 3212-7666 | Site

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Karia Macri Zanon, após suas experiências gastronômicas em viagens nacionais e internacionais, despertou o desejo de reproduzi-las em São José do Rio Preto e, assim nasceu o K Bistrô. Atualmente sob a administração de Lais Accorsi e Roberto de Nadai, os dois jovens propõem novidades e dinamismo ao estabelecimento. A casa possui características bastante peculiares de um verdadeiro bistrô. Tudo grandiosamente impecável para manter o ambiente aconchegante e intimista. A chef Silmara Justi é quem assina o cardápio com pratos da culinária contemporânea, de nacionalidade francesa e italiana. Para acompanhar a refeição, sugiro conferir os vinhos presentes na carta elaborada pelo sommelier Sergio Mussolino.

Rua XV de Novembro, 4050 – Centro | Tel.: (17) 3353-6855 | Site

carne-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Após formar-se no curso de Tecnologia em Gastronomia, Ana Paula Cremonezi passou por diversos restaurantes conceituados, como o DOM, em São Paulo, do famoso e renomado chef Alex Atala. No entanto, o antigo Arola Vintetres foi a grande inspiração, pois foi por ele que Ana Paula se encantou pelos sabores da culinária espanhola. Em parceria com seu marido e sua sogra a chef pôde transformar seu sonho em realidade e, assim surgiu o Annjur.

É um restaurante de alta gastronomia da região e decoração da casa propõe ao ambiente uma atmosfera totalmente moderna, desde a arquitetura até a decoração. O cardápio conta com pratos da culinária contemporânea, porém, com influências da gastronomia espanhola. Além disso, inclui menus degustação e uma carta com e bebidas com drinks clássicos e modernos, cavas, cervejas e vinhos.

R. XV de Novembro, 3810 – Vila Redentora | Tel.: (17) 3353-0357 | Site

Até o ano de 2002, São José do Rio Preto ainda não havia estabelecimentos que representassem a culinária e cultura italiana. No mesmo ano, surgiu na cidade o Cantinella, trazendo consigo as histórias de amigos de infância que adoravam cozinhar. Após uma bela reforma, a casa atualmente é considerada um espaço típico italiano justamente por sua concepção arquitetônica, passando pelos mínimos detalhes de decoração e utensílios, até chegar ao cardápio com pratos tradicionais do país. O som do piano e a iluminação baixa ajudam a manter o lugar um dos mais agradáveis e românticos da cidade. Durante o almoço, sugiro o Trio Executivo, com entrada, prato principal e sobremesa e, para o jantar, o prato de maior destaque da casa: o filetto ai tartufo nero (filé com trufas negras) acompanhado com um dos vinhos da adega climatizada, fica ainda mais espetacular.

Rua Redentora, 2612 – Vila Redentora | Tel.: (17) 3231-8436 | Site

Comece a tarde com uma sobremesa refrescante

sorvete-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Pensando nas temperaturas elevadas de São José do Rio Preto, e na ausência de um sorveteria típica italiana, em 2014 Rubens inaugurou na cidade, o Lazzo Gelato Italiano, um refúgio refrescante e saboroso. A partir de uma decoração aconchegante e atmosfera intimista causada, pelas paredes azuis, luminárias de luz suave e flores pelas mesas, a proposta do espaço é fazer com que os clientes se sintam à vontade e confortáveis. Uma bicicleta urbana com cestinha de guidão chama atenção pela referência italiana, uma vez que o modelo é muito comum no país. A qualidade do Lazzo se dá pelos sorvetes leves e cremosos preparados com pouco açúcar, porém, tem baixas calorias (em média, são de 50% a 60% menos gordurosos que os sorvetes convencionais), e ainda assim o sabor é incomparável. As opções variam conforme o dia, algumas são fixas, outras, sazonais. Há também picolés, ou em italiano “stecco”, no estilo das paletas mexicanas são cremosos e muito mais.

Rua Pernambuco, 3160 – Vila Redentora | Tel.: (17) 3304-5254 | Site

vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Foi em abril de 2007 que a cidade ganhou um club de vinho, o Bekaa Delicatessen. O nome é uma homenagem ao vale do Bekaa, uma região do Líbano reconhecida por ser o berço de vinhos com altíssima qualidade. A loja possui em seu interior cerca de 2000 rótulos da bebida de grandes produtores do mundo inteiro, ao todo, são 15 nacionalidades diferentes. Um diferencial da casa são os profissionais de vinhos e sommeliers treinados e certificados pelo Wine & Spirit Education Trust, de Londres, sendo parte da equipe do Bekaa e dispostos para a esclarecer qualquer dúvida e oferecer as melhores indicações

Rua Dr. Raul Silva, 45 – Vila Redentora | Tel.: (17) 3234-5826 | Site

Em uma casa antiga e simples da região, o Museu de Arte Primitiva José Antônio da Silva – MAP se localiza e guarda uma das obras mais importantes do artista que o em homenagem. Pelo acervo do museu, são expostas 67 telas, 60 objetos históricos e esculturas feitas pelo artista. O lugar também disponibiliza livros escritos pelo José Antônio, como o “Romance de Minha Vida”, “Maria Clara”, “Alice”, “Sou Pintor – Sou Poeta” e “Fazenda Boa Esperança”, onde retrata a história de vida do autor, desde quando morava na roça, até iniciar a fase adulta, onde se mudou para a cidade. Carros de boi, potes de barro e vários tipos dos pilões são um dos objetivos históricos que foram doados para compor o acervo do museu e retratar a década de 30.

Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro | Tel.: (17) 3212-9152 | Site

atores-teatro-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurado no último semestre de 2012, em São José do Rio Preto, o Teatro Municipal Paulo Moura presta homenagem ao músico Paulo Moura, conterrâneo da cidade. Localizado no prédio da Swift, o teatro conta com dois pisos, possui capacidade de 954 lugares, sendo 940 poltronas e 14 espaços destinados a cadeirantes. Mediante à programação, o palco em formato semicircular recebe espetáculos teatrais de diferentes origens e sucessos.

Avenida Duque de Caxias, S/N, Parque da Represa | Tel.: (17) 3224-0024 | Site

Desde 1989, ano em que a lugar foi inaugurado, na Doçura Doceria os clientes são servidos com muito capricho e carinho. A qualidade do lugar é notada desde a escolha de seus fornecedores, até ao rigoroso padrão de excelência de seus deliciosos produtos. O lugar é tão aconchegante que parece reproduzir uma boulangerie francesa devido à decoração e arquitetura, com mesinhas redondas e modestas, louças antigas pelas paredes rosas e as vitrines encantadoras e coloridas, repletas de tentações. O sucesso do lugar e até da cidade de São José do Rio Preto e região, são as coxinhas de frango com catupiry ou então, de carne seca. Para adoçar o paladar, sugiro o bombom de morango, com textura e sabor espetacular.

Rua Marechal Deodoro, 3266 – Centro | Tel.: (17) 3235-4369 | Site

Um happy hour para abrir a noite

Recente na cidade de São José do Rio Preto, em outubro de 2015, foi inaugurado a Casa Berolli pelo Grupo CHQ. O espaço onde funcionava o Jornal Bom Dia e que hoje sedia a casa, foi transformado em um ambiente com uma arquitetura e decoração de pura elegância, com toques modernos que transformam o espaço em um lugar totalmente agradável. O cardápio diferenciado, assim como a proposta principal do restaurante, alia a culinária típica brasileira com a gastronomia mediterrânea para um happy hour ou até mesmo um jantar. Chopp gelado ou a sofisticada carta com vinhos exclusivos, em união com o sabor dos pratos, provocam uma excelente experiência sensorial.

Avenida Alberto Andaló, 3209 – Centro | Tel.: (17) 3211-8240 | Site

batata-recheada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Júlio César Oliveira, o Julius, após algumas de suas muitas viagens pelo mundo, teve a ideia de abrir em São José do Rio Preto, um estabelecimento que une o estilo moderno de um bar com os prazeres inigualável de um restaurante. Inaugurado no último semestre de 2015, o Bleecker St. leva o nome das ruas do bairro do Brooklyn, em Nova York. O estilo moderninho pela decoração sofisticada e aconchegante, também faz jus ao nome, com deck externo em madeira, salão principal com american bar no centro e pocket shows de jazz e blues. Pelo cardápio, encontra-se cortes de carnes nobres como bife Ancho, Prime Rib, bife de Chorizo, além de outras opções de animais. Petiscos e entradas também são boas pedidas para acompanhar uma carta com cervejas especiais e geladas.

Rua Cila, 3337 – Vila Imperial | Tel.: (17) 3212-8188 | Site

De uma paixão pela culinária que vem desde a infância, Tiago Caparroz ao cursar gastronomia na ESCF Ferrandi, na França, teve a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes chefs renomados, como Gilles Marcullier, Alan Hacar e Dider Averti e, em 2005, resolveu levar para a cidade de São José do Rio Preto suas experiências gastronômicas para o público local, inaugurando o Flor de Sal Bistrô. Com uma arquitetura e decoração requintada, a casa recria fielmente o típico ambiente francês, de cunho aconchegante, sofisticado e intimista. No cardápio elaborado pelo chef Tiago Caparroz, pratos típicos da culinária francesa ficam ainda mais saborosos se acompanhados de um vinho exclusivo disposto na carta da casa.

Rua Generosa Bastos, 3135 – Vila Redentora | (17) 3304-2717 | Site

O melhor da noite em São José do Rio Preto

balada-sertaneja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O espaço onde funcionava o antigo Valley Pub, agora cedia o Chess Pub, a balada sertaneja que recebe atrações do gênero e reúne o público elegante e exclusivo de São Jose do Rio Preto. Sucesso em Ribeirão Preto, o pub foi inaugurado em dezembro de 2015 e esbanja uma arquitetura projetada pelo renomado arquiteto Sig Bergamin que mescla o rústico ao sofisticado. Resultado do projeto arquitetônico, a casa mantém firme a essência do universo “western” com uma decoração composta por quadros, espelhos, papel de parede em xadrez, móveis em estilo colonial, lareiras artificiais, ferraduras, celas, lustres, etc. Além da música sertaneja, a casa oferece um cardápio de bebidas requintadas, como champanhes, whisky chivas, drinks, vodkas, vinhos, cervejas, entre outros.

Avenida Alberto Andaló, 3837 – Centro | (17) 3305-9661 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *