Roteiro de 1 Dia em São José dos Campos

Localizada na região do Vale do Paraíba, São José dos Campos fica à cerca de 94 km de distância da capital paulista e existe desde 1767, quando ainda era classificada como vila. Hoje, tomada pela industrialização e considerada um polo tecnológico, a cidade conta com lugares rentáveis para um roteiro de um dia, capazes de agradar ao público exclusivo que frequenta a “Capital do Vale”.

Café da manhã seguido de passeios

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurado em agosto deste ano (2016), coincidentemente no mesmo dia abertura das Olimpíadas, o Fika Café, da empresária Roberta Souza, é a casa de cafés especiais que dá vontade de entrar, mas não de sair. A ideia de abrir o espaço veio de experiências em degustações com cafés especiais e, após Roberta ver em uma reportagem a expressão sueca Fika, que significa “pausa para o café”, resolveu usar como nome do espaço. O ambiente que explora o conceito “comfort e slow food” não poderia ser mais aconchegante, bem estruturado, possui uma decoração rústica onde mesinhas de madeira, móveis e quadros coloridos pelas paredes, flores, plantas, etc., ajudam a compor. Uma bicicleta e uma carriola são enfeites que fazem parte da ornamentação. Já, pelas opções presentes no cardápio da casa, encontra-se sucos, bolos, pães, salgados e mais de 15 variedades de café para acompanhar o que for comer.

Av. Nove de Julho, 70 – Jardim Apolo | (12) 3922-0402 | Site

religiao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Construída no início do século XX e tombada em 1998 como patrimônio histórico municipal, a Capela Nossa Senhora Aparecida recebeu em 2007 a inauguração do Museu de Arte Sacra em suas dependências. Como parte do acervo, encontra-se imagens, parâmetros, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre várias outras peças datadas do século XVII ao XX e confeccionadas por artistas e artesãos anônimos do Vale do Paraíba e outras regiões.

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro | Tel.: (12) 3921-7226

A partir de meados de 1999, a memória esportiva de São José dos Campos teve lugar para ser guardada com a inauguração do Museu de Esportes, o centro de exposições e visitação que abriga registro desde 1913 com destaques de modalidades que mais fizeram sucesso. São várias fotografias que compõem o acervo do museu, além de uma exposição de objetos como medalhas, uniformes e troféus de vários títulos já conquistados entre diferentes modalidades esportivas.

Praça Afonso Pena, 29 – Centro | (12) 3921-4112 | Site

Opções para um almoço saboroso

risoto-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Após formar-se no ano de 2005 em gastronomia pela Carrick Institute, na Austrália, o chef Tércio Raddatz passou por diversos restaurantes australianos, chegando a ocupar o cargo de Sous Chef do restaurante Mad Cow, uma steak house do centro de Sydney. Em 2011, Tércio retornou ao Brasil e um ano depois, inaugurou seu próprio estabelecimento culinário, o Villa Lobos Espaço Gastronômico, em São José dos Campos. Com características arquitetônicas modernas e alguns toques rústicos, o ambiente propõe uma atmosfera intimista e conta com uma adega de vinhos anexada ao restaurante, com cerca de 300 rótulos diferentes. O cardápio sazonal de comida contemporânea, é especializado em risotos mas possui outras especialidades com peixes, frutos do mar e carnes nobres.

Avenida Heitor Villa-Lobos, 841 – Vila Ema | Tel.: (12) 3922-0505 | Site

hamburguer-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois de provar as especialidades das melhores hamburguerias de São Paulo, os empresários Jailson da Silva e Everton resolveram inaugurar em São José dos Campos o Container Burger, uma opção de hambúrgueres gourmets na cidade. O espaço é leal ao nome, ou seja, toda a produção dos hambúrgueres é feito dentro de um container de navios cargueiros, com um espaço com paredes de vidros anexado para os clientes comerem. No cardápio elaborado pelo chef Henrique Mecciano que morou por 2 anos no Estados Unidos, é levado ao público um pouco da culinária norte-americana de diferentes estados e regiões do país, dispondo de opções que vão desde pratos tex-mex, até sanduíches californianos.

Avenida Barão do Rio Branco, 755 – Jardim Esplanada | Tel.: (12) 3346-4677 | Site

Uma sobremesa refrescante para voltar aos passeios

sorvete-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O resultado da junção de 4 amigos apaixonados por sorvete, não poderia ser outro, a não ser, a abertura de uma gelateria em São José dos Campos. As inspirações vieram das sorveterias italianas, do Brasil e do mundo e a ideia era que o MIO Sogno Gelato fosse um lugar onde as pessoas pudessem provar de um dos melhores sorvetes de suas vidas. O lugar esbanja sofisticação e bom gosto por meio de uma arquitetura e decoração moderna, onde toques rústicos e cores são trabalhados harmonicamente. Pelas opções, encontra-se sabores premiums, recheados, cremosos e de frutas.

Av. Cassiano Ricardo, 319, loja 22, Pátio das Américas Mall – Jd. Aquarius | Tel.: 3019-7881 | Site

parque-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em 1996, parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba foi transformada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, um espaço de refúgio e lazer da cidade de São José dos Campos que ocupa uma área com cerca de um milhão de metros quadrados. A paisagem do parque é composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques, alamedas e uma rica e diversificada vegetação. Em meio a um cenário verde, encontra-se uma deslumbrante arquitetura moderna brasileira por meio de um projeto arquitetônico do escritório de Rino Levi e pelos jardins paisagísticos de Roberto Burle Marx. O local também é privilegiado por conter toda a infraestrutura necessária para a prática de exercícios físicos, recreação, atividades culturais e de educação ambiental.

Av. Olívo Gomes, 100 – Santana | Tel.: (12) 3921-9382 | Site

Construída em 1951, a Residência Olívo Gomes é fruto de um dos projetos arquitetônicos do escritório Rino Levi Associados e, em 1960, com o toque paisagista de Roberto Burle Marx, hoje é uma referência na arquitetura e paisagismo. A casa que fica localizada em pleno Parque da Cidade, teve seu mobiliário projetado pelo arquiteto Zaine Caldas justamente para dividir todo o espaço interno da residência. Essa obra que tornou-se grande representante da 3º fase do modernismo brasileiro é dona de grandes destaques como a escada em caracol e os painéis de azulejos de autoria de próprio Roberto.

Av. Olívo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana | Site

Para contar a história de como o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional e acabou se tornando um dos mais importantes centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento aeroespacial do mundo, foi construído o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB, em São José dos Campos. Pelo acervo do memorial há ambientes com exposições que vão desde curiosidades da década de 50, até as primeiras pesquisas realizadas, itens desenvolvidos por empresas bélicas brasileiras e pesquisas de ponta realizadas atualmente.

Avenida Brigadeiro Faria Lima – Jardim Santa Hermínia | Tel.: (12) 3947-3046 | Site

Um jeito relaxante para dar início à noite

chope-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O ponta pé inicial para a primeira microcervejaria gastronômica e artesanal em São José dos Campos, foi dado em 2013, no entanto, somente em meados de 2015, após um caminho longo de decisões, projetos e construções que foi inaugurado o Haus Bier Microcervejaria Artesanal, e consequentemente, o Brew Pub, o bar anexo à cervejaria. Em um ambiente totalmente moderno, composto por paredes, ora de vidro, ora de lousa com escritas em giz e mesas coletivas de madeira, o bar atrai o público que procura por um happy-hour repleto de música, cervejas artesanais e um cardápio com suculentos hambúrgueres gourmets.

Av. Comendador Vicente de Paula Penido, 554 – Aquarius | Tel.: (12) 3305-0524 | Site

ervas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Interessada em oferecer um espaço onde as pessoas pudessem saborear um delicioso chá acompanhado de biscoitos e outras delícias, e ainda incentivar o hábito de amigos se encontrarem, a empresária Vera Lúcia fez nascer o Canteiros e Temperos, uma creperia e casa de chá em São José dos Campos. A ajuda para elaboração do cardápio veio de uma consultoria com o chef francês Pierre Leca, que foi também o pontapé inicial para a abertura do lugar. O local é uma casa escondidinha, mas assim que é encontrada, percebe-se logo de cara um charme e aconchego no ambiente, tanto na parte externa, com o aroma causado pelo canteiro de ervas e temperos plantados, quanto na parte interna, com decoração em estilo colonial e iluminação baixa. O toulouse, com shiitake, presunto e molho branco, e o lille, que combina gorgonzola e pera, acompanham salada de alface, cenoura, tomate-cereja e granola salgada e são uma das 30 opções de crepes presentes no cardápio.

Rua Me. Paula de São José, 305 – Vila Ema | Tel.: (12) 3943-5386 | Site

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Armazém da Pizza foi aberto em meados de 2002, em um prédio de São José dos Campos construído para ambientar antigos armazéns paulistas. Apesar de ter sido inspirado no Mercado Municipal de São Paulo, o espaço também remete a uma cantina italiana. Pela composição da arquitetura e decoração, nota-se tijolos aparentes, madeira e cruzetas de postes antigos aliados a vitrais coloridos e amplas portas que dão aconchego ao lugar. O cardápio foi desenvolvido para oferecer pizzas gourmets com combinações inovadoras, mas sem deixar de lado os sabores tradicionais. Entre os destaques da casa, encontra-se a opção Melanza, constituída por Mussarela especial, berinjela refogada no azeite italiano com alho e parmesão.

Rua Serimbura, 400 – Vila Ema | Tel.: (12) 3923-7779 | Site

A atração da vida noturna de São José dos Campos

bar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Dunluce Irish Pub é o primeiro e único pub irlandês do Vale do Paraíba e sua inauguração aconteceu no ano de 2005 na cidade de São José dos Campos. Com capacidade para 700 pessoas, o lugar recria o clima do “The Cavern”, bar onde a banda The Beatles começou sua carreira, para receber atrações que levam ao público o melhor do rock, soul, pop e house. Pelo cardápio extenso da casa, encontra-se pratos quentes, lanches, petiscos, todo o tipo de bebida e até sobremesa.

Praça Cândida Maria César Sawaya Giana, 04 – Jardim Apolo I | Tel.: (12) 3921-0565 | Site



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *