Roteiro De 1 Dia Na Liberdade

Da gastronomia dos restaurantes japoneses, chineses e coreanos, passando pelos portais e postes temáticos, e pelos letreiros em mandarim que escondem livrarias especializadas, lojinhas de decoração, mercados e empórios que vendem os mais variados quitutes da culinária asiática. No bairro que abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, o que não faltará no seu roteiro são referências à cultura oriental, descobertas de novos e inusitados sabores e muitas compras. Em meio à tantas portinhas misteriosas, a Mag procurou o que há de melhor na Liberdade para você conhecer com um dia inteiro de passeios.

Os primeiros sabores do dia

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com uma grande variedade de quitutes orientais e brasileiros, a Bakery Itiriki é consagrada não só no bairro, mas também na cidade. Após a família Guo ter viajado pelo mundo fazendo pesquisas de mercado, a padaria abriu suas portas em 2002, com o estilo self service, muito praticado em outros países e perfeito para experimentar as iguarias diferenciadas, como o kare pan, feito com curry. Outro sabor inusitado é o do suco de pobá, bebida tradicional do Taiwan, feita com bolinhas de sagu.

Rua dos Estudantes, 24 | Tel.: 3277-4939 | Site

Um pouco do Japão na sua casa

tsuruya-futons-zarpo-magazineDivulgação

O seu roteiro de compras começa com as lindíssimas roupas de cama da Tsuruya. A loja tem dois endereços no bairro e é especializada em produtos com estilo oriental. Em uma visita você poderá levar para casa futons (edredon japonês) com belas estampas orientais, almofadas, tatames, esteiras, móveis e objetos decorativos, como luminárias feitas de cana.

Rua dos Estudantes, 49 | Tel.: 3209-0668 | Site

ceramica-japonesa-chinesa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois de garantir um novo visual nipônico para o seu quarto, chegou a vez do resto da casa. Para isso, a Tenman-Yá é uma das maiores, melhores e mais organizadas lojas na Liberdade. Fundada há mais de quinze anos, oferece variados tipos de produtos, como louças de porcelana, cerâmicas, bonsais, vasos, quadros, artesanatos, quimonos, brinquedos, hashis… De um tudo, mas sempre com aquele toque especial que inspira o estilo de vida e a cultura oriental.

Rua dos Estudantes, 19 | Tel.: 3209-9960 | Site

Compras e almoço na feirinha da Liberdade

artesanato-japones-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Há 33 anos, todos os sábados e domingos, das 9h às 18h, a Praça da Liberdade recebe a famosa Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade. Nas muitas barraquinhas, artesãos de diferentes nacionalidades expõem objetos de decoração, artesanatos variados, utensílios de cozinha, cortinas, móveis em bamboo, fontes, cerâmicas, luminárias japonesas, bijuterias, sinos dos ventos, jardins zen, roupas… A feirinha atrai um grande público em busca dos quitutes orientais (guioza, doce de feijão, yakissoba, tempurá) e também bem brasileiros, como o acarajé. Uma ótima pedida é almoçar por ali, enquanto observa o vai e vem de pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Avenida da Liberdade, 36 | Site

Sushis e mais sushis

culinaria-japonesa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma vez na Liberdade, não há dúvidas de qual tipo de gastronomia irá embalar as refeições. Um prato cheio (literalmente) para quem ama os sabores da culinária japonesa, é o Sushi Isao. O diferencial desse restaurante é o festival, servido em um enorme e variadíssimo buffet, onde os clientes podem saborear produtos fresquinhos, de qualidade e que não são encontrados nos rodízios convencionais, como ostras, vieiras, sushis de ovas de ouriço, de salmão e de peixe voador.

Rua da Glória, 111, 2º andar | Tel.: 3106-7287| Site

Outro almoço japonês que vale a pena entrar no seu roteiro é o tradicionalíssimo Hinodê. Um dos mais antigos restaurantes de gastronomia japonesa abertos no Brasil leva a culinária a sério e prepara tudo de forma autêntica. No comando das delícias está o experiente chef Sekai Sekiguchi, formado na mais renomada escola de culinária de Tóquio. O cardápio variado apresenta mais de 90 pratos, entre quentes e frios, preparados com produtos rigorosamente selecionados. A decoração segue o estilo oriental e a fachada, que lembra castelos típicos do Japão, foi projetada com técnicas milenares de construção.

Rua Thomaz Gonzaga, 62 | Tel.: 3208-6633 | Site

Literatura oriental

crianca-asiatica-biblioteca-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para mergulhar na cultura nipônica e conhecer também sua literatura, vale fazer uma visita às livrarias do bairro. Na Livraria Fonomag, no mercado há mais de 20 anos e especializada em revistas e livros japoneses, você irá encontrar comics e mangás, livros editados no Japão, publicações didáticas para o aprendizado da língua japonesa e livros que ensinam a arte do origami e trabalhos manuais, como tricô e bordados.

Rua da Glória, 242 | Tel.: 3104-3329 | Site

Leve sabores

O que não falta no bairro são mercadinhos que oferecem diversas iguarias típicas da culinária japonesa, mas para o seu roteiro a dica é o Empório Azuki, um dos mais espaçosos, modernos e organizados. Em funcionamento desde 2012, o empório que leva o nome de um feijão nobre utilizado para fazer sobremesas, oferece em suas prateleiras produtos nacionais e importados, e não é só do Japão, caso das cervejas alemãs. Também tem inúmeros tipos de doces, salgadinhos, diversos temperos, sakês, legumes e verduras fresquinhas, combinados de sushis e muito mais.

Rua Galvão Bueno, 16 | Tel.: 3271-3838 | Site

Boteco japonês

bloody-miwa-drink-japones-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para terminar a tarde e começar a noite de forma exótica, que tal tomar um Bloody Miwa, drink preparado com sakê, shoyo suco de tomate, suco de limão e wasabi? No Izakayada, o ambiente é pequeno, com mais opções de lugares no balcão, o som de fundo é rock é a decoração mistura bonecos da série Ultraman, pin-ups e referências orientais. No cardápio os petiscos também apresentam um mix de culinárias e combinações de sabores inusitados, como o Guacamaki (temaki de arroz, guacamole e creme azedo) e o oniguiri (bolinho de arroz japonês) recheado com porco.

Praça Carlos Gomes, 61 – A | Site

Para jantar além do sushi

portal-da-coreia-zarpo-magazineDivulgação

Quem quiser variar na culinária asiática e explorar também os sabores da gastronomia Coreana, pode apostar no Portal da Coreia. No cardápio variado, além de descrições em português, os pratos são ilustrados para ajudar os comensais de primeira viagem pelos sabores coreanos. Peça pelo churrasco coreano e deixe no ponto desejado com a chapa acoplada a sua mesa (cada mesa também conta com um exaustor, evitando que os comensais também saiam defumados). Outro prato que faz sucesso é o Dolsot Bibimbap, risoto com arroz, abobrinha, cogumelos, pepino, broto de feijão, espinafre, carne moída e uma gema que chega crua e cozinha no calor dos outros ingredientes.

Rua da Glória, 729 | Tel.: 3271-0924 | Site

Como nem só de sushi vive a gastronomia do bairro, outra boa opção para o jantar é o Taizan. O restaurante é chinês, mas foi criado em 1970, pelo chef japonês Sr. Kaoru Yusa, que chegou ao Brasil em 1957. Hoje está sob o comando do chef Alvaro Turra, mas ainda com a supervisão da Sra. Fumiyo Yusa e mantendo a mesma qualidade em um ambiente agradável (um dos mais bonitos da Liberdade, já que decoração não é o forte dos restaurantes do bairro) com parede de vidro e vista para uma fileira de bambus. O cardápio oferece clássicos da culinária, como rolinhos primavera, frango xadrez e yakissoba. Há também deliciosas opções de peixes, como o badejo ao molho apimentado.

Rua Galvão Bueno, 554 | Tel.: 3277-8550 | Site

Noite afora

cine-joia-zarpo-magazineDivulgação

Uma sugestão de balada no bairro é o Cine Joia. O espaço foi inaugurado em 1952 como um cinema para a vanguarda japonesa, depois virou uma igreja e, em 2011, se tornou uma casa de shows e também de festas sob comando de Djs. A casa conta com pista, plateia superior com camarotes, miniclube e 4 bares, sendo 1 choperia. Um diferencial que faz juz ao nome é a tecnologia Light Mapping, iluminação através da técnica de projeção 3D Mapping, que transforma os lugares projetados em uma espécie de tela de cinema 3D gigantesca ao mapear imagens 2D em superfícies não-planas. A curadoria capricha e seleciona artistas e bandas nacionais e internacionais, em ascensão ou já consagradas, seguindo estilos musicais como rock, indie rock, hip hop e da cena alternativa.

Praça Carlos Gomes, 82 | Tel.: 95860-9999 | Site

Liberdade tem que ter karaokê

O bairro já é famoso por abrigar casas onde os clientes podem soltar a voz, mas nesse quesito, um dos lugares mais interessantes é a Chopperia Liberdade. Quem, além do karaokê, também não tem preconceito com o estilo kitsch (vulgo cafoninha) vai amar a casa que conquista famosos e moderninhos da cidade. O ambiente que é todo espelhado e decorado com bexigas, fitas coloridas e luminárias japonesas, conta com mesas de bilhar e um pequeno espaço para os “shows”, nos quais os clientes escolhem a música no grande e eclético catálogo. O cardápio oferece petiscos, porções variadas e também iguarias da culinária japonesa, como temakis.

Rua da Glória, 523 | Tel.: 3207-8783 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *