Roteiro de 1 Dia na República

Dono de algumas das mais emblemáticas ruas e pontos turísticos de São Paulo, o bairro da República, situado na região central da cidade, surpreende quem só espera encontrar as mesmas atrações que sempre são recomendadas, como o Teatro Municipal. Nesse roteiro da Mag você irá descobrir um centro muito mais original, com cultura, compras, boêmia, teatro e excelente gastronomia.

Da Avenida São Luís para Nova York com um café

cafe-chocolate-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O seu roteiro pela República começa com o café da manhã, na Avenida São Luís, uma das mais bonitas e simbólicas avenidas de São Paulo. No Little Rock Coffee Brazil, além de um ambiente descolado e com um “quê” de Nova York, o café é uma delícia e as comidinhas também. Uma das iguarias do cardápio que faz com que o dia comece doce, é o bolo de churros.

Avenida São Luís, 258 | Tel.: 3657-9762 | Site

Os melhores ângulos de São Paulo

galeria-renattodsousa-zarpo-magazineDivulgação

Que tal levar um pedaço da megalópole para a parede da sua casa? Na Galeria RenattodSousa, situada no edifício Copan, você encontrará fotos incríveis e panorâmicas de pontos famosos da cidade, como as curvas do Copan, a vista de seu mirante, o monumento às Bandeiras e outros. Todas as fotos são de São Paulo e de autoria do premiado fotojornalista RenattodSousa, que é catarinense, mas um apaixonado pela capital paulista e morador do Copan.

Avenida Ipiranga, 200 | Tel.: 3237-0056 |Site

Museu inusitado

galeria-fotos-tatuagem-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Aproveite o seu dia na República para visitar o Museu Tattoo Brasil, o primeiro e único museu de tatuagem do país. Nesse acervo diferenciado, você encontrará cerca de 500 itens da coleção pessoal do idealizador, o tatuador Polaco. Estão em exposição objetos que ilustram a tatuagem entre povos primitivos, fotografias, recortes de jornais e máquinas manuais que costumavam ser usadas em cadeiras, improvisadas com barbeadores, cordas de violão e ampolas de seringa.

Rua 24 de Maio, 225 – 1° andar / conjunto 1 | Tel.: 3222.8049 | Site

Uma ode à boa leitura

livraria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para comprar livros durante o seu dia de passeios pela República, o lugar certo é a Flenarte, loja que, desde 2005, se dedica a oferecer os melhores títulos nas áreas de ciências humanas, literatura e artes. O nome foi inspirado na palavra “flâneur”, que significa “aquele que caminha pela cidade a fim de experimentá-la, valorizando objetos, lugares e pessoas que o observador comum não repara”. Bem propício, não?! Em meio ao acervo de mais de 80 mil títulos, você irá se deparar com uma estante inusitada, “a margem…”, com livros de autores considerados “malditos”, vanguardas artísticas e movimentos de contracultura.

Rua Sete de Abril, 264 | Tel.: 3151-2447 | Site

Alimente a paixão por música

locomotiva-discos-zarpo-magazineDivulgação

O centro está cheio de lojinhas para a diversão dos garimpeiros de vinis antigos, mas a Locomotiva Discos merece destaque. Criada em 2011 pelos irmãos Custódio, dois grandes amantes da música, a loja segue um estilo groove e vende milhares de discos de gêneros variados, inclusive discos novos. Também tem outros produtos relacionados à música, tais como livros, CDs, camisetas, etc.

Rua Barão de Itapetininga, 37, Loja 8 | Tel.: 3255-4963| Site

No almoço

hamburguer-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com receitas portuguesas e temática americana, o California Burguer oferece um dos melhores lanches da República. A ideia do Sr. Adriano Braz, que emigrou de Portugal para o Brasil em 1945, era vender os famosos hambúrgueres americanos, mas com o tempo a sua herança gastronômica falou mais alto e as receitas da “terrinha” deram um sabor especial aos hambúrgueres. No cardápio, além de caprichados lanches, também tem massas e milk shake irresistíveis.

Rua Gabus Mendes, 37 | Tel.: 3259-2677 | Site

drinks-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Bem na esquina da São Luís com a Consolação, o Ramona é uma ótima pedida para o almoço, mas também para matar aquela fome da madrugada. Diferente de muitos restaurantes da cidade, de quarta a sábado e também nos feriados, só fecha às 2h. O ambiente é descolado, tem decoração retrô e um piano que pode ser tocado pelos clientes. De fundo, em uma altura agradável para ouvir e conversar, clássicos do rock alegram o ambiente. No cardápio, idealizado pelo chef Bruno Fischetti, tem massas, hambúrgueres e carnes apetitosas, como o Filé com pimenta-verde, vagem francesa, amêndoas em lascas e batatas coradas. Para beber, a bem elaborada carta de drinks exclusivos tem opções como o Charmaine, com vodka, melancia, limão, capim-santo e brandy.

Avenida São Luís, 282 | Tel.: 3258-6385 | Site

eco-mercato-zarpo-magazineNatália Leme

Manter uma alimentação saudável e livre de proteína animal, não só é possível como delicioso. Situado no Copan, o Eco Mercato, restaurante de culinária integral, orgânica, vegetariana e vegana tem decoração rústica e charmosa e um cardápio que alterna todos os dias. É indispensável provar a Lasanha de Berinjela com frango e o Risoto de Shimeji com queijo branco, alho-poró, abobrinha, catupiry, vinho branco e parmesão. No local há também é possível começar o dia com um café da manhã equilibrado e gostoso e comprar produtos diet, light, sem lactose e glúten.

Avenida Ipiranga, 200 – Lj. 58/59 | Tel.: 3151-6099 | Site

Verde em casa

jardim-plantas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Os amantes de plantas e de jardinagem vão enlouquecer ao descobrir a Selvvva. Situada na Galeria Metrópole, a loja, que surgiu da união de três amigas formadas em arquitetura, vende suportes para plantas e objetos de decoração, desenhados com linhas contemporâneas pelas proprietárias. Também é possível levar uma plantinha para casa, com direito a folheto (desenhado por elas) com os cuidados da espécie.

Avenida São Luís, 187 – 3º andar, loja 1 | Tel.: 3129.3486 | Site

Arte no corpo

moda-camiseta-estampada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma vez na Galeria Metrópole, vale a pena esticar as comprinhas do seu roteiro na República com uma visita à PhD, a “primeira galeria de arte para vestir o mundo”. Na loja você encontrará peças com edições limitadas e exclusivíssimas de roupas unissex, masculinas e femininas com estampas criadas por artistas criteriosamente selecionados PhD. São mais de 160 artistas contemporâneos de 8 países, tais como França, Suécia e Nova Zelândia.

Avenida São Luís, 187 – 2˚ andar, loja 25 | Tel.: 3256-4062 | Site

Mais literatura

livros-estante-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ainda não saia da Metrópole, pois no mesmo andar você encontrará a Tapera Taperá, que tem arquitetura modernista e oferece um mix de livraria com cerca de 200 títulos variados, biblioteca gratuita com 2500 livros para empréstimos e espaço cultural que promove debates e exibições diariamente e filmes às quartas feiras (confira a programação aqui).

Avenida São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 | Tel.: 3151-3797 | Site

Que comecem os drinks e petiscos

bolinho-frito-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois das compras que tal uma cerveja gelada ou drink com vista para a Praça Roosevelt? Para acompanhar o cair da noite, pegue uma mesa na varandinha do descolado Lekitsch Bar, ou se acomode no sofá do ambiente que imita uma sala de estar muito colorida e note como ficará por um bom tempo descobrindo coisas novas na decoração “brega” do bar. No cardápio, experimente a inusitada caipirinha de Yakult, e para petiscar aposte nos bolinhos de arroz com gorgonzola, que vêm à mesa num pote em forma de galinha.

Praça Franklin Roosevelt, 142 | Tel.: 3120-2384 | Site

Peça teatral

teatro-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Aproveite que está na mesma calçada do Espaço Parlapatões e dê uma conferida na programação teatral da noite. Além de um café bar, a casa costuma apresentar, às 21h e à 0h, espetáculos do próprio grupo, que começou em 1991 com apresentações circenses na rua.

Praça Franklin Roosevelt, 158 | Tel.: 3258-4449 | Site

Ao som de Jazz

jazz-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A noite mal começou e você está no centro de São Paulo, ou seja, há muito o que fazer para quem é boêmio. Uma boa forma de embalar a sua noite é curtir o JazzB, bar que tem na programação música instrumental de qualidade, especialmente o jazz. A ambientação é rústica, com paredes de tijolo e concreto aparentes, e além das mesas, há uma arquibancada para assistir aos shows.

Rua General Jardim, 43 | Tel.: 3257.4290 | Site

Na França do Centro

taca-bebida-vista-cidade-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Esther Rooftop, do chef Olivier Anquier, é uma ótima novidade que vai enriquecer mais as opções gastronômicas do centro de São Paulo. Ocupando a cobertura do Edifício Esther (antigo apartamento do chef Olivier), em frente à Praça da República, o restaurante oferece uma gostosa varanda envidraçada com vista para a cidade e ambiente modernista. A cozinha é do tipo bistrô e um dos destaques do cardápio é a bochecha de porco cozida por três horas.

Praça da República 76/80 | Tel.: 3256-1009 | Site

Outro bistrô que pode render uma inesquecível experiência gastronômica na República, é o La Casserole. Situado em frente ao Mercado de Flores do Largo do Arouche, o restaurante que já está na terceira geração de donos, oferece ambiente e culinária refinados, com pratos terminados à mesa pelos maitres e garçons. No cardápio, você encontrará tanto os grandes clássicos da gastronomia francesa, como o pato com laranja e o filé ao molho de pimentas com batatas ao creme, quanto pratos de inspiração autoral.

Largo do Arouche, 346 | Tel.: 3331-6283 | Site

Noite afora

balada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Do mesmo dono do Ramona, o Alberta 3# é um bar e balada com mesinhas e sofás no térreo e no primeiro andar, bons para beber e papear. Para mais diversão, há uma pista de dança no subsolo que fica cheia e animada nas festas que a casa promove. A programação musical varia conforme a festa, mas segue uma linha rock, soul, brasilidades, jazz e electro.

Avenida São Luís, 272 | Tel.: 3214-5256 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *