Roteiro De 1 Dia na Santa Cecília

No bairro onde os barões do café levantaram palacetes e a construção do “Minhocão” afugentou muitos moradores para o vizinho Higienópolis, um passeio pode render muitas descobertas. Bem localizado e de fácil acesso, Santa Cecília ainda preserva o charme de algumas construções com arquitetura Art Déco e, nos últimos anos, esteve na mira de jovens empreendedores que levantaram o “astral” do bairro com criativos restaurantes, bares, cafés e concept stores. Confira as dicas da Mag e aproveite um dia nesse pedacinho todo especial de São Paulo!

Café minimalista

O cafezinho para despertar e começar a descobrir Santa Cecília está no Beluga. No pequeno espaço com atmosfera funcional e clean, criado na parceria de um jornalista com um publicitário, o café é preparado com diversos métodos (coado, expresso, aeropress, cappuccino, mocha e etc) e é extraído de grãos que estão sempre sendo variados e são adquiridos diretamente com os produtores. Experimente o café Catucaí Amarelo, produzido em Minas Gerais e com sabor que lembra frutas amarelas. Os pães da Flavia Maculan completam o prazer matinal. Também é possível levar os grãos moídos na hora para casa.

Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 379 | Tel.: 3214-5322 | Site

Comece o dia com verde

cafe-jardin-zarpo-magazineDivulgação

Nessa parada do roteiro, que também pode ser outra opção para o desjejum, é possível levar mais verde para a sua casa e agregar mais um cafezinho gostoso ao dia. Com o intuito de harmonizar a natureza na vida dos clientes urbanos, sem muito espaço e tempo para a arte da jardinagem, o Jardin Plantas e Flores é uma loja que vende plantas de fácil cuidado, que podem ser cultivadas em pequenos e médios espaços, com pouca ou nenhuma luz solar direta. Na cafeteria, além do cafezinho coado, o menu enxuto tem bebidas fresquinhas, como o xarope de guaraná servido com limão, bolos quentinhos recém-saídos do forno e opções salgadas, como a Empada de Gorgonzola.

Rua General Jardim, 490 | Tel.: 3151-3789| Site

Livros, vinis e muito mais

Aquele momento do roteiro de encontrar novos vinis e livros para a sua coleção fica mais gostoso com a Casa Elefante. Não subestime o espaço escondidinho na sobreloja e com cerca de 70 m², pois une loja, café, bar e eventos culturais e sociais, como shows, saraus, lançamento de livros, palestras, debates, exposições fotográficas, festas, brechós e outros eventos. A visita é sempre válida, mas dê uma conferida na programação da fanpage e não perca nada desse espaço!

Rua Cesário Mota Junior, 277 – Sobreloja | Tel.: 2366-2970 | Site

Arte para ver e levar

galeria-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Confira o acervo da Galeria Victor Hugo, com mais de 2 mil obras de diferentes estilos e épocas e de artistas de peso, como Portinari e Di Cavalcanti. O espaço nasceu em 2012, no mesmo lugar onde o pai de Victor Hugo manteve uma galeria por 15 anos. Com uma herança dessas, o jovem surfista que foi criado no mundo da arte e começou sua experiência com molduras artesanais, patina e pequenos trabalhos de restauro de móveis antigos, criou a galeria para que fosse mais que um espaço de contemplação de arte, mas também um lugar para conhecer artistas e adquirir obras. Além do acervo fixo, a galeria realiza exposições temporárias, cursos, leilões e compram obras de arte e antiguidades.

Rua Doutor Veiga Filho, 100 | Tel.: 2537-0122 | Site

Almoços especiais

Um cantinho mais que especial em Santa Cecília é a Conceição Discos & Comes, mais um desses lugares que oferecem um mix de experiências aos clientes. Lá você irá encontrar a simpatia e a alegria da chef Talitha Barros, entradas com pão de queijo recheado de pernil e ovo frito, um sabor diferente de arroz por dia (polvo, coração, mexilhão e vários outros), tortas salgadas, saladinhas, pudim de sobremesa e o diferencial, uma coleção de vinis que você poderá comprar ou só colocar na vitrola e ouvir enquanto saboreia essas delícias todas.

Rua Imaculada Conceição, 151 | Tel.: 3477-4642 | Site

acaraje-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para saborear todo o gostinho arretado da culinária baiana, o endereço certo em São Paulo está em Santa Cecília. O Sotero Cozinha Original, projetado pelo chef baiano de Salvador, Rafael Spencer, serve pratos autênticos dessa culinária, preparados com alguns ingredientes trazidos diretamente da capital baiana. Além de clássicos, como moquecas e acarajé, a carta de bebidas conta com cervejas e cachaças artesanais e drinks especiais bem elaborados.

Rua Barão de Tatuí, 282 | Tel.: 3666-3066| Site

Black & White

pair-santa-cecilia-zarpo-magazineDivulgação

Os pretinhos básicos do seu guarda roupa nunca mais serão básicos após umas comprinhas na Pair. A concept store comercializa quase que exclusivamente peças pretas e brancas de estilistas famosos e renomados, como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Amapô, Ratier Clothing, Giuliana Romanno e outros. Além do visual, sua casa também pode ganhar o toque exclusivo da loja, com objetos decorativos, móveis, arte e artigos para casa.

Rua Barão de Tatuí, 195 | Tel.: 3729-8799 | Site

A banca mais cool de São Paulo

banca-tatui-zarpo-magazineGeorge Leoni/Divulgação

Após o almoço a pedida é dar uma passadinha na Banca Tatuí. Onde funcionava uma banca de jornal convencional, foi criado um espaço original, com uma estrutura e uma identidade visual diferenciada, inspirada no universo impresso. A banca, focada apenas em publicações independentes, com formatos e temáticas diferenciadas, comercializa livros, revistas, zines, jornais e quadrinhos de diversas partes do Brasil. O espaço inova em sua arquitetura com módulos de OSB (material derivado da madeira) que, além de servir para expor e armazenar livros, forma uma área de encontro e permanência para os frequentadores. Outro destaque são os shows que acontecem no teto da banca, em dias de lançamentos de livros.

Rua Barão de Tatuí, 275 | Tel.: 97617-1538 | Site

Momento de garimpar

studio-bergamin-zarpo-magazineMarcelo Magnani/Divulgação

Com um conceito “chic and exotic”, o Studio Bergamin, criado em 2010, pelo arquiteto e urbanista Alessandro Bergamin, desde agosto deste ano oferece um ambiente multifuncional em um novo endereço. Além das peças exclusivas, de móveis e objetos decorativos, o espaço novo, situado na mesma rua, agora conta com o Empório Bergamin, um coffee shop com menu assinado pelo próprio Alessandro, e onde são servidos pães, bolos, doces, sanduíches italianos, drinks e almoços especiais. Outra novidade é a “Vendita Speciale”, venda com clima descontraído, que acontece aos sábados, com diversos best-sellers expostos na calçada e com descontos de até 50%.

Rua Barão de Tatuí, 339 | Tel.: 3667-6032 | Site

Minhocão no domingo

bike-rua-zarpo-magazine

O Elevado Presidente João Goulart, que gerou muita polêmica e insatisfação dos moradores de Santa Cecília quando foi construído, em 1971, hoje leva lazer aos moradores da cidade. Com o tráfego de carros proibido a partir das 15h de sábado e só retomado às 6h30 das segundas, o espaço é ocupado apenas por pedestres que caminham, passeiam com cachorros, pedalam… Vale a pena uma voltinha para conferir o movimento e também o Corredor Verde, projeto que implanta jardins verticais nos prédios vizinhos ao Minhocão.

Via Elevado Pres. Artur da Costa e Silva

Café da tarde descolado

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Instalado em um antigo galpão, o Elevado é um misto de café e bar com uma parede envidraçada que se abre para o Minhocão, atmosfera bem despretensiosa e um paisagismo legal. Bom tanto para tomar um café com o muffin do dia, como para começar a noite após assistir ao pôr do sol, bebendo um Gin Tônica e curtindo o som de Djs. Na casa também acontecem bazares, eventos culturais e exposições.

Rua Doutor Albuquerque Lins, 489 | Site

Para começar a noite

armazen-tibirica-santa-cecilia-zarpo-magazineTadeu Brunelli / Divulgação

Outra opção para começar a esquentar a noite em Santa Cecília é o Armazém Alvares Tibiriçá. A casa dos empresários José Tibiriçá Martins e Marcelo Alvares oferece um mix de serviços em um mesmo lugar: restaurante, bar, café & tasca e até uma barbearia. Os ambientes foram inspirados nas arquiteturas espanhola e portuguesa e contam com objetos garimpados em brechós e feiras de antiguidades pelo mundo. No cardápio com petiscos, lanches e porções, o Hamburguer do Marinheiro (hamburguer, queijo brie, cogumelos, tomate confitado e rúcula) é uma boa pedida!

Rua Marquês de Itu, 847 | Tel.: 2365-1671 | Site

Os sabores de Santa Cecília

carne-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma ótima pedida para o jantar é viajar pela gastronomia uruguaia do El Tranvía. A viagem começa antes mesmo da primeira garfada, com a fachada em homenagem à Puerta de la Ciudadela – um símbolo da capital Montevidéu -, e o ambiente inspirado nos pátios espanhóis com fonte, poço e pisos de ladrilho. Os sabores ficam por conta dos cortes nobres de carnes importadas do Uruguai e da vizinha Argentina, todas grelhadas com brasa de lenha. A casa ainda abriga um espaço cultural onde são expostas obras de artistas uruguaios.

Rua Conselheiro Brotero, 903 | Tel.: 3664 8313 | Site

cosi-zarpo-magazineDivulgação

Outra viagem gastronômica para o jantar está no Così, restaurante inspirado na bistronomia, tendência francesa que busca oferecer a alta gastronomia típica de bistrôs em ambientes descontraídos e com valores justos. No cardápio, idealizado pelo experiente chef Renato Carioni, são encontrados pratos modernos e criativos da culinária italiana, como o tortelli recheado de ossobuco ao molho trufado. Um destaque do ambiente é o mezanino, onde está instalada uma máquina de massas de 1950, protegida por uma parede de vidro, que permite ao cliente acompanhar as produções artesanais. Vale a pena fazer a reserva do menu degustação na “Mesa do Chef”, que tem apenas seis lugares e os comensais podem ver o preparo e interagir com o chef.

Rua Barão de Tatuí, 302 | Tel.: 3826-5088 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *