Roteiro De 1 Dia na Vila Madalena

Ela é conhecida por agitar as noites, mas impressiona pela conduta artística. Estou falando da eclética Vila Madalena! Conhecida pelos íntimos como “Vila Madá”, é um bairro boêmio, considerado um dos mais agitados do mundo. Sua alma criativa oferece aos visitantes uma lifestyle bem brasileira, moderna e abusada. As galerias de arte, restaurantes e bares charmosos, casas noturnas alternativas, lojas de artesanatos e ruas com nomes criativos – Harmonia, Purpurina, Girassol, Fidalga – são de deixar qualquer turista apaixonado.

Um café da manhã de dar gosto, a Vila Madalena tem!

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Seu saboroso café da manhã do final de semana já está garantido no Lá da Venda. O local é um acolhedor armazém com artesanatos, comidinhas que você pode levar pra casa ou experimentar lá mesmo. Com sua fachada feita de tijolinhos brancos e a varanda enfeitada com uma fofa bicicleta, já é possível sentir o aconchego do lugar comandado pela chef Heloisa Bacellar. O café da manhã feito em forma de buffet, garante aquele gostinho de fazenda regado a bolos, sucos orgânicos, cafezinho coado na mesa e um dos melhores pães de queijo de São Paulo.

Rua Harmonia, 161 | Tel.: 3037-7702 | Site

cafe-zarpo-magazine

Coffee Lab é um verdadeiro paraíso para apreciadores da arte de degustar cafés. A cafeteria é da barista Isabela Raposeiras, e a poucos metros dali, já se pode sentir o cheirinho de café, dessa que é considerada uma das melhores cafeterias do mundo e ainda é eco-social. Lá, é onde é feito a torra, degustação e o preparo, e pode ser também o local perfeito da refeição matinal (após as 10 horas). O ambiente da cozinha e das mesas são uma continuação, por isso, é possível ver a preparação do café.  Para acompanhar um dos mais pedidos (Café Catuaí 81), experimente a torta de legumes com cogumelos frescos, ou alguma outra delícia do cardápio.

Rua Fradique Coutinho, 1340 | Tel.: 3375-7400 | Site

Choque de cultura e bom gosto na sua manhã

choque-cultural-zarpo-magazineDivulgação

A Vila Madalena oferece muitas exposições de arte em todo o bairro – inclusive em suas paredes que são repletas de grafites – porém, uma delas em especial é a Choque Cultural. Uma galeria vigente repleta de grandes nomes como Ale Jordão, Daniel Melim, Mariana Martins, Matias Picon, Rafael Silveira e outros gênios da arte. Fundada em 2004, é uma referência global quando o assunto é arte urbana e novas linguagens contemporâneas. Irresistível perder uma atração dessas, não?

Rua Medeiros de Albuquerque, 250 | Tel.: 3061-4051 | Site

artigos-retro-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Vintage, é a palavra que pode resumir a loja Retro 63, localizada na Rua Harmonia, quase em frente ao Beco do Batman. A loja é uma verdadeira perdição na Vila Madalena para quem adora artigos retrôs, como seu dono Caridad Fernandez. Quem não gosta, acaba sendo conquistados por suas cores vibrantes e pelas lembranças dos anos 50, 60 e 70. Os itens mais simples da loja têm preços entre 400 a 900 reais. Uma das peças mais curiosas é uma bomba de gasolina da petrolífera Shell, um achado do interior de São Paulo!

Rua Harmonia, 63 | Tel.: 2537-6232 | Site

manequins-loja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Essa loja de roupas, acessórios, decoração, foi inaugurada em 1995, em São Paulo pela estilista Raquel e Roberto Davidowicz (responsável pelas finanças e vendas). Estou falando da UMA| Raquel Davidowicz, uma loja feita para homens e mulheres modernos. Nas suas 3 lojas espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, são vendidas criações exclusivas de Raquel, além de sua fragrância produzida com cera de soja e óleos naturais concentrados, tanto para a casa quanto para o corpo (sim sim, você me leu bem).

Rua Girassol, 273 | Tel.: 2574-7401 | Site

circo-laco-acrobatico-zarpo-magazineImagem ilustrativa

As crianças não ficam de fora nesse guia da Vila Madalena! O Galpão do Circo torna tudo mais divertido com suas apresentações circenses, curso de férias e  aulas-festa. Criada em 1997, e dirigida por Alex Marinho, é uma das melhores escolas de circo do Brasil. Instalado em um prédio de 3 andares, é no Galpão que acontecem as apresentações com direito a arquibancadas, luz, som e espaço cênico. O local que agrega camas elásticas, colchões, pernas de pau, trapézios, tablado, procura valorizar a arte circense como uma parte da identidade brasileira. Como deixar as crianças de fora dessa experiência de arte-educação?

Rua Girassol, 323 | Tel.: 3815-6147 | Site

Gostinho refinado até no almoço

gnocchi-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O restaurante Vito possui DNA italiano, e tem como chefe de cozinha André Mifano, revelação da revista Veja em 2009, porém, até hoje a proposta do chef continua cada vez mais atualizada. Aproveite para experimentar as receitas inovadoras, que em sua maioria são feitas com carne suína: como a barriga de porco recheada de noz-pecã e ervas, acompanhada de batata-doce caramelada. Um verdadeiro êxtase para um paladar refinado! O ambiente tem traços europeus e rústicos, porém, só é possível descobrir a sensação aconchegante que o teto de madeira proporciona, após adentrar sua simples fachada.

Rua Isabel de Castela, 529 | Tel.:3032-1469 | Site

icone-gastrorock-zarpo-magazineFoto: Renato Couto, Divulgação

Oferecendo aos seus clientes um pouco de tudo, o Icone Gastrorock não leva apenas um nome diferenciado, o local é inspirado em “Izakayas” – um tipo de bar japonês que serve petiscos mais substanciais para acompanhar as bebidas – além de sua gastronomia ser multicultural e autoral. O cardápio é todo montado pelos donos e chefs Roberto Satoru Shimabukuro e Alexandre Ortigoso, e visa deixar os clientes mais à vontade com um charmoso balcão que deixa ver os chefs trabalhando na cozinha.

Rua Fidalga, 79 | Tel.: 2667-6217 | Site

Um pouco de arte a cada esquina

quadros-galeria-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Como a Vila Madalena oferece aos turistas muita arte em seus arredores, seu dia terá muita cultura agregada ao descobrimento. A 1,6 quilômetros do restaurante Vito e a apenas 600 metros do Tanger, é indispensável conhecer a Galeria Fortes Vilaça da Vila Madalena! Exposições de arte contemporânea são sempre bem-vindas na galeria, as quais levam nomes de artistas estrangeiros e brasileiros, alguns como Franz Ackermann, Beatriz Milhazes, Ivens Machado e Luiz Zerbini. As obras são expostas em painéis móveis, que mudam a cada visita.

Rua Fradique Coutinho, 1500 | Tel.: 3032-7066 | Site

Mais um pouquinho de compras: Oficina de Agosto. É impossível passar em frente e não prender os olhos na vitrine da loja, que reúne artesanatos de muito bom gosto feitos pelos irmãos mineiros Antônio Carlos Bech, o Toti, e Sonia Bech Vitaliano. Eles trabalham com o objetivo de recuperar o artesanato brasileiro, sempre preocupados com as questões ecológicas, muitos dos materiais utilizados são recicláveis. As peças são simplesmente incríveis e quem vem de fora do país, fica deslumbrado!

Rua Harmonia, 243 | Tel.: 3032-1198 | Site

color-boutique-zarpo-magazineDivulgação

Se você quer combinar o passeio com cuidados de beleza após o almoço, agende um horário antecipadamente no Color Boutique, que garante atendimento personalizado e cria cores, nuances de acordo com a análise de cada cabelo e do desejo do cliente, ou seja, um salão com profissionais especialistas em coloração! O espaço é todo criado para proporcionar o máximo de conforto e funcionalidade, os clientes se sentem à vontade e com coragem para mudar a cor das madeixas. Um de seus grandes diferenciais é que o salão de beleza fica aberto também aos domingos, excelente para quem tem pouco tempo. Que tal uma visita?

Rua Aspicuelta, 672 | Tel.: 3796-4409 | Site

sorvete-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Durante a tarde, é sempre bom parar e tomar um cafezinho, comer um doce e porque não, tomar um sorvete? Na gelateria italiana Stuzzi Come L’Itália, é possível saborear a textura delicada do sorvete de pistache, creme de queijo mascarpone com limão-siciliano ou do mix de castanhas, e os veganos também podem degustar os sorvetes feitos à base de água. A marca tem como sócio o sorveteiro Alexandre Scabin, e é considerada uma das melhores de São Paulo, e claro, da Vila Madalena!

Rua Paulistânia, 450 | Tel.: 4329-2103 | Site

aula-yoga-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com a intenção de promover saúde e bem-estar, o Espaço Girassol – Spa & Yoga foi inaugurado em 2005 na Vila Madalena e oferece aos seus clientes massagens relaxantes, terapêuticas, aulas de Yoga, Day Spa, tratamentos faciais, terapias complementares e outros serviços para quem procura ter uma vida mais saudável. O espaço é perfeito para passar o dia ou apenas desfrutar do atendimento personalizado em um tratamento durante seu roteiro. Sua decoração é inspirada nos preceitos do Feng Shui, uma técnica milenar chinesa voltada para harmonização do ambiente. Agende com antecedência seu tratamento preferido e fique atento aos horários de atendimento que acontece de segunda a sexta das 8 às 21 horas, aos sábados das 8:30 ás 19 horas e aos domingos e feriados funciona das 11 às 19 horas.

Rua Fradique Coutinho, 1190 | Tel.: 2925-9000 | Site

Sua noite é muito melhor na Vila Madalena

restaurante-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ele é intimista, chique e adora um jazz. O Madelaine Jazz Bar já ganhou muitos prêmios por ser o “Melhor Bar pra ir a Dois” (Folha de SP, 2015), por ter a “Melhor Música ao Vivo” (Veja São Paulo, 2011 – 2012) e por tantos outros atributos. Logo ao chegar, já é possível ver como o local é romântico e convidativo, deixando aparente pela janela suas mesinhas à luz de velas. Ao som de alguma banda de jazz e no clima rústico com lareira, você pode aproveitar para jantar a culinária criativa, acompanhada de uma das suas 400 opções de vinhos de sua adega.

Rua Aspicuelta, 201 | Tel.: 2936-0616 | Site

A premiada chef carioca Roberta Sudbrack surpreende os clientes com o SudDog, um pop-up bar descolado e que utiliza apenas ingredientes artesanais. Como diz o nome, a especialidade da casa é cachorro-quente, e não é qualquer um, além do tradicional, o local também oferece criações exclusivas e opções vegetarianas. O bar de hot-dog está instalado dentro da loja UMA, já citada no artigo, e além dos saborosos lanches, também conta com o famoso bolo molhado de chocolate amargo e sua cerveja carioca Jeffrey!

Rua Girassol, 273 | Tel.: 3037-7792 | Site

bar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Procura por uma noite em um lugar cheio de arte, descontraído e refinado? O Garrafas Bar é a escolha certa para o seu final de tarde e noite! Diferenciada, a decoração das paredes é feita por exposições de arte temporárias e ainda conta com uma extensa estante com livros para leitura. Fundada em 2013 por 6 amigos, o bar sempre oferece música boa e apresenta bandas e DJ’s toda semana, além de incentivar a troca de livros e propagar arte e cultura! Eventos como Sarau Musical e Open Mic também acontecem no Garrafas Bar! O clima intelectual fica completo com os variados drinks, petiscos e sanduíches.

Rua Wisard, 252 | Tel.: 4301-9800 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *