Roteiro De 1 Dia Na Vila Mariana

O bairro situado na Zona Sul da cidade oferece um mix cultural, gastronômico e boêmio que encanta seus visitantes e enche de orgulho os moradores. Em um dia é possível conhecer galerias de arte e de fotografia, visitar museus, fazer compras, comer muitíssimo bem em todas as refeições e ainda terminar a noite aproveitando bares originais, tanto na decoração, quanto no cardápio de bebidas e petiscos. Confira nossas dicas e use o nosso mapa para descobrir o melhor da Vila Mariana!

Café é só o começo

Café na Vila MarianaImagem Ilustrativa
O dia só começa depois do café da manhã, e para dar início ao roteiro pela Vila Mariana, faça o seu desjejum no Domênica Café. Há 4 anos no bairro, o café tem ambiente charmoso e aconchegante e garante que os primeiros deleites do dia sejam intensos, sem deixar de ser saudáveis. No cardápio, que oferece opções integrais, vegetarianas e sem glúten, as pedidas são os waffles, bolos de maçã com nozes e ovos mexidos.

Rua Dr. José de Queirós Aranha, 45 | Tel.: 4561-4222 | Site

Mercure na Vila MarianaFoto: Alexis Manach

O melhor e mais refinado café da manhã da Vila Mariana é encontrado no Boulangerie Mercure, situado dentro do Hotel Mercure. O cardápio da pâtisserie é inspirado nas padarias francesas e inclui croissants, pains au chocolate, mil folhas, quiches, brioches, bolos e doces maravilhosos. A pedida: sentar-se na varanda e saborear o mil folhas, aclamado como o melhor da cidade.

Rua Sena Madureira, 1.355 | Tel.: 3201-0888 | Site

Comprinhas, é claro!

Compras na Vila MarianaDivulgação

Luz da Villa é mais que uma loja, mas sim um espaço maravilhoso que, em meio a uma atmosfera vintage, reúne peças de roupas casuais femininas e masculinas, brechó chic, moda festa, bolsas e acessórios. Se já deu vontade de ir, espere até saber que também há um café&vinil, cercado por jardins com árvores e uma vitrola tocando clássicos da música, para ouvir enquanto prova as opções saudáveis e gourmets do cardápio assinado pela Chef Bianca Oliveira.

Rua Áurea, 422 | Tel.: 5904-3056 | Site

zarpo_mazagine-vila-mariana_siricutico-foto-divulg Divulgação

Um Siricutico é o que as mulheres (e também os homens) sentem ao conhecer a loja situada em um charmoso sobrado dos anos 60, todo restaurado e decorado com móveis antigos. Tudo começou em 2006, quando a proprietária Priscila Luisi começou a vender lingeries em Moema. 5 anos depois o negócio se expandiu e, além de outra loja na Vila Mariana, ganhou um acervo maior, com diversos produtos de arte, design e moda. Enquanto as mulheres se apaixonam pelas roupas e calçados, os homens encontram peças criativas de decoração. Os produtos são exclusivos, garimpados em ateliês e durante as viagens da proprietária pelo Brasil, o ambiente é acolhedor com jeitinho de casa e o atendimento, com direito a cafezinho e uma boa conversa, torna o momento das comprinhas ainda mais prazeroso.

Rua Morgado de Mateus, 261 | Tel.: 5083-5940 | Site

Galerias de arte

Para incluir o lado artístico do bairro da Vila Mariana ao seu roteiro, é indispensável uma visita à Galeria Jacques Ardies. Situada em um casarão antigo totalmente restaurado, desde 1979 a galeria promove a arte naif brasileira com exposições temporárias e também um acervo permanente com quadros e esculturas de 80 artistas que representam o estilo no Brasil. Fique atento ao horário, aos sábados a galeria fecha às 16h. Essa visita tem duração de aproximadamente 1h.

Rua Morgado de Mateus, 579 | Tel.: 5539-7500 | Site

A duas quadras, você também encontrará a Galeria Fauna, especializada em fotografia contemporânea. Além de exposições temporárias, a casa de dois andares, projetada pelos arquitetos Carlos Myra e Angela Benetton, do Studio M+B, conta com uma livraria com títulos nacionais, importados, edições de luxo e livros de artista. O local também abriga o espaço núcleo F+, que promove cursos, palestras e oficinas. Aos sábados a galeria fecha às 14h, então não deixe essa visita para depois do almoço! Essa visita tem duração de aproximadamente 1h.

Rua Tangará, 132 | Tel.: 3668-6572 | Site

Uma pausa relax

Spa na Vila MarianaImagem Ilustrativa

Para aproveitar momentos de relax, dê uma passadinha no Surya Brasil. Além de cosméticos naturais à base de plantas nativas da Índia e da Amazônia, tem o Espaço Surya, o primeiro spa natural, orgânico e vegano do Brasil, com terapias para cabelos, rosto e corpo. Enquanto o marido espera os tratamentos, logo em frente, o Quinto Pecado é um café bem legal que conta com a simpatia da Dona Maria Helena, Chef Pâtissier formada na França. Para aproveitar essas horinhas de bem-estar, não se esqueça de agendar com antecedência no Surya!

Rua Fabrício Vampré, 232 | Tel.: 5084-2591 | Site

Para almoçar

Restaurante na Vila MarianaDivulgação

Na Vila Mariana, o Friccò é a pedida para mangiare um belo almoço italiano, mas como logo você vai descobrir, não é uma cantina. O cardápio, elaborado pelo chef italiano da Úmbria, Sauro Scarabotta, é criativo e rotativo, alternando a cada mês, porém também têm os pratos clássicos que são fixos, como o gnocchi ao molho de gorgonzola, pera e nozes, conhecido como um dos melhores de São Paulo.

Rua Cubatão, 837 |Tel.: 5084-0480 | Site

Restaurante na Vila MarianaImagem Ilustrativa

Outra opção deliciosa e diferenciada para almoçar na vila, é o Carnóbille, uma boutique de carnes com bistrô. No cardápio são mais de 30 tipos de carnes nobres e com cortes especiais, preparadas com mais de 55 temperos especiais. As receitas deliciosas podem ser acompanhadas com mais de 50 rótulos de cervejas e ótimos vinhos. E quem gosta de brincar de chef, também pode levar tudo e preparar em casa, com direito a dicas de preparo.

Rua Maurício Francisco Klabin, 475 | Tel.:5082-1016 | Site

Hamburgueria na Vila MarianaImagem Ilustrativa

Para um almoço descontraído, sem deixar de lado sabor e estilo, a dica é o Luz, Câmera, Burger! O sucesso dos hambúrgueres preparados nas noites de futebol com os amigos foi tanto que os 3 sócios da produtora R20 Filmes resolveram montar o negócio com receitas cheias de segredinhos que tornam o sabor único. Projetada em dois contêineres, a hamburgueria tem decoração divertida com objetos vintage e um cardápio com 5 lanches (um vegano), uma porção de batatas rústicas, uma de queijo coalho e 3 opções de tentações doces para finalizar o almoço com muito medo de consultar uma balança. Mini pão de brioche com recheio de Nutella é uma delas!

Rua Caravelas, 339 | Tel.: 3564-5410 | Site

Uma joia arquitetônica na Vila Mariana

Casa ModernistaFoto: Sylvia Masini

Após o almoço, que tal uma visita à primeira obra arquitetônica modernista construída no Brasil? A Casa Modernista foi projetada em 1927, pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik, para servir de moradia com sua mulher, Mina Klabin. Durante a visita é possível conhecer as características da arquitetura, o interior e relaxar no lindo jardim com paisagismo da esposa do arquiteto. É interessante saber que: para burlar os padrões do estilo belle-époque da época e conseguir autorização da prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada toda ornamentada e quando concluiu a obra, alegou falta de recursos para completá-la.

Rua Santa Cruz, 325 | Tel.: 5083-3232 | Site

Compras parte II

Livraria na Vila MarianaDivulgação

É possível ir ao sebo garimpar um livro sem ter a rinite atacada! Bem organizado e limpo, o Sebo e Livraria Café na Cama – nome que homenageia o romance homônimo do escritor paulistano Marcos Rey –, foi criado em 2010, pelo jornalista Thiago Maia, a partir de seu acervo pessoal, na época com cerca de 200 livros. O ambiente é aconchegante, com ar condicionado e oferece cerca de 8 mil exemplares de títulos selecionados, em sua maioria sobre literatura. Além de livros usados em ótima conservação, 5% do acervo da loja são de livros novos.

Rua Madre Cabrini, 200 | Tel.: 3473-6986 | Site

Loja de Acessórios na Vila Mariana Divulgação

O seu guarda roupa pode ganhar um up com muitas peças novas em apenas uma passadinha na Smm Acessórios, loja escondidinha em um sobrado histórico reformado, da tranquila rua Major Maragliano. Com mais de 220 modelos de echarpes de confecção própria, é simplesmente impossível sair sem uma sacola em mãos. Também tem pashminas, cachecóis, lenços, diversos tipos de acessórios, joias, semi joias e moda masculina. Para agregar sabor às compras, o espaço tem um café com opções de salgados e pães de queijo.

Rua Major Maragliano,135 | Tel.: 5081-7767 | Site

Livraria na Vila MarianaImagem Ilustrativa

Um passeio muito agradável pela Vila Mariana que pode ser feito junto com a criançada, é visitar a Livraria NoveSete, especializada em literatura infanto-juvenil. Mais que uma livraria, o espaço criado há 9 anos pela editora Gislene Gambini é lúdico, decorado com móbiles e bonecos de papel marchê, conta com um café literário (aos fins de semana), um deck e um galpão com grafites, onde acontecem narrações de histórias, orquestras e apresentações teatrais, todos os sábados a partir das 16h. Além de livros para o público infantil, o acervo conta com alguns títulos selecionados para os pais.

Rua França Pinto, 97 | Tel.: 5573-7889 | Site

Para começar a noite

Cinemateca BrasileiraImagem Ilustrativa

Com 5 minutos de caminhada, você poderá conhecer a Cinemateca Brasileira, o ápice do roteiro para os cinéfilos. O lugar é um conjunto de espaços interessantes, a começar pelo prédio de tijolos à vista, que, até 1927, abrigava um matadouro. Os antigos galpões passaram por restaurações e, hoje, além de um acervo documental com informações sobre a filmologia brasileira e mais de 200 rolos de filmes, a Cinemateca promove mostras de filmes e oferece uma programação com exibições de longas e curtas clássicos, a partir das 18h.

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | Tel.: 3512-6111 | Site

Drinks e jantares

Bares na Vila MarianaImagem Ilustrativa

O Let’s Beer é uma parada obrigatória para quem aprecia cervejas artesanais. Trata-se se um empório com mais de 350 rótulos de cervejas especiais de diversos lugares do mundo e atendentes que sabem tudo sobre a bebida, além de um sommelier. Você poderá levar para casa, presentear os amigos ou experimentar no próprio local, batendo papo, aproveitando as degustações das novidades e saboreando as comidinhas de food truck.

Rua Joaquim Távora, 961 | Tel.:2589-9695 | Site

Restaurante na Vila Mariana Foto: Alexis Manach

Para bebericar em grande estilo, não tenha dúvidas, o melhor lugar da Vila é o Sacra Rolha! Inspirado na frase “…estou bebendo estrelas”, de Dom Perignon, ao criar o champagne, o bar oferece o prazer da degustação de vinhos, espumantes, champagnes e cervejas especiais. Como as bebidas são protagonistas, para acompanhá-las têm opções deliciosas de aperitivos, como o L’Entrecôte aos 3 molhos (contrafilé com molhos mostarda, gorgonzola e alho). O jantar também pode ser esticado por lá, com o Medaglioni di Fungi (filé mignon suíno grelhado ao molho reduzido com risoto de cogumelos). O clima intimista e com iluminação de velas pede um encontro romântico.

Rua Rio Grande, 304 | Tel.: 4304-0300| Site

Que tal conhecer o que há de melhor na Zona Sul? Faça também o Roteiro de 1 Dia nos bairros mais nobres da região:
Itaim Bibi
Vila Olímpia
Moema
Jardins, Jd. Europa e Jd. Paulista



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *