Roteiro de 1 Dia no Bela Vista e Bixiga

Na segunda metade do século XIX e início do século XX uma parte do centro de São Paulo recebeu um grande número de imigrantes italianos e, atualmente, parte dessa influência é vista pelas ruas que abrigam restaurantes, cantinas, lojas, galerias, clubes noturnos, etc. Não é só a tradição italiana que se encontra na região, no Roteiro de 1 Dia no Bela Vista e Bixiga é possível conhecer muito mais além de cultura, digo, lugares originais e interessantes capazes de agradar um público exigente e refinado.

O café da manhã para começar bem o dia

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um ambiente agradável, resguardado, charmoso e rodeado por algumas árvores, coqueiros e plantas tropicais provavelmente é o lugar que todos imaginam quando se comenta sobre café da manhã fora de casa. Na esplanada frontal do Maksoud Plaza Hotel funciona o Amaryllis Bar e Café, o espaço que segue todas as características que um “brunch” ou “breakfast” exigem. O teto transparente que cobre as mesas proporcionam ao ambiente uma atmosfera natural e aconchegante. No cardápio, além de opções próprias de um café da manhã, há também porções e pratos para passar uma tarde ou curtir uma noite.

Rua Alameda Campinas, 150 | Tel.: 3145-8000 | Site

Museu dos Óculos Miguel Giannini

museu-do-oculos-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Há 20 anos atrás, em 1996, num casarão da década de 20 no bairro do Bixiga, foi fundado pelo esteta ótico Miguel Giannini, o Museu dos Óculos Miguel Giannini. Pela coleção do museu, há conservado pelo menos 700 exemplares de óculos produzidos entre os séculos XVII e XX, peças originárias do Brasil e de outros países. Dos 700 óculos, 300 são apresentados em exposições de longa duração, alguns são reproduções dos primeiros modelos existentes, como a réplica dos óculos ocidentais, lá pelo séc. 13, e um outro modelo oriental do séc. 18. Pelo o acervo, é possível conferir um par solar que pertenceu a Santos Dumont durante a década de 20, além de um exemplar usado pela cantora Elis Regina.

Rua dos Ingleses, 108 | Tel.: 3149-4000 | Site

Feira de Antiguidades do Bixiga

antiguidades-xicaras-de-cha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A Feira de Antiguidades do Bixiga que acontece desde 1982, leva ao público objetos de diversos interesses pessoais. Aos domingos na Praça Dom Orione é possível encontrar pelas barracas de antiguidades sofisticadas, como discos, roupas, pratarias, móveis de época, livros e até câmeras fotográficas. Um espaço dedicado aos brechós com peças de tudo quanto é tipo de roupa atrai diversos públicos que procuram por looks e preços legais, entre eles os mais jovens, elitistas e estilistas, como Patrícia Field do filme o Diabo Veste Prada e também, a atriz Shirley McLaine.

Praça Dom Orione s/n | Tel.: 3262-2198 | Site

Excelentes opções de almoço pelo Bela Vista e Bixiga

macarrao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O nome presta homenagem a Zeffiro Lorenzi, um italiano pai de família que veio para o Brasil no ano de 1913 e viveu em um casarão do bairro Bela Vista. Hoje, o Zeffiro Restaurante Rotisseria é comandado por sua neta, Vera Damasco, que manteve o projeto arquitetônico original, com traços coloniais de paredes de tijolos aparentes, grandes janelas, batentes e tesouras de madeira que sustentam o telhado. As cores usadas na decoração remetem às casas italianas da região Toscana e o cardápio de receitas tradicionais da Itália é uma prova da excelente experiência gastronômica que o lugar proporciona.

Rua Frei Caneca, 669 | Tel.: 3259-0932 | Site

Ça-Va Restaurant

culinaria-filet-mignon-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Desde 1996 o Ça-Va Restaurant chegou no Bela Vista para estabelecer sua gastronomia francesa e oferecê-la com qualidade como uma alternativa à culinária de influência italiana que predomina no bairro. Por seu espaço, nota-se uma reprodução da atmosfera parisiense, principalmente pelo ambiente de iluminação leve, mesas robustas e decoração com réplicas de obras impressionistas de pintores franceses, como Renoir, Monet e Lautrec. Sempre prezando e fazendo jus ao conceito “bistrô”, o menu conta com pratos clássicos da gastronomia francesa como o filé mignon au poivre com purê de batatas ou de abóbora. A refeição à luz de velas reforça o conceito de origem da casa.

Rua Carlos Comenale, 277 | Tel.: 3285-4548 | Site

Rua Avanhandava

mesa-almoco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Durante uma época em que o centro de São Paulo se encontrava decadente, um empresário italiano decidiu investir na revitalização de uma rua do Bela Vista. A partir do primeiro imóvel adquirido na Rua Avanhandava, Walter Mancini começou reformando as calçadas, construiu seus oito estabelecimentos e hoje, a rua é dona de uma atmosfera romântica e de um charme único, com mesas pelas calçadas, chafarizes, árvores, plantas, postes antigos e luzes coloridas como parte da iluminação. Nos finais de tarde quando a temperatura está agradável, as mesinhas ficam sempre lotadas.

Rua Avanhandava | Site

Loja Calligraphia

artesanato-decoracao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um dos estabelecimentos da Família Mancini na Rua Avanhandava, além dos restaurantes, é a Loja Calligraphia, o tipo de lugar que seus olhos brilham ao ver tantas cores e formas. A princípio, é um loja com itens decoração, entretanto, também funciona como galeria de arte onde são expostas e vendido obras originais feitas por artistas brasileiros, como esculturas, pinturas e gravuras, por exemplo. Provavelmente, se você é daqueles apaixonados por decoração, depois de entrar na Calligraphia, uma sacola será pouco em suas mãos.

Rua Avanhandava, 40 A | Tel.: 3151-6477 | Site

Boulangerie Pain France

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Café Boulangerie Pains de France foi inaugurado no ano de 1995 para trazer à região um pouquinho das delícias presentes em uma mesa de chá ou café da manhã francês. Bem embaixo do prédio da Gazeta na Avenida Paulista, esse café é o ponto de encontro para os que marcam de assistir a um dos filmes independentes em cartaz no Reserva Cultural, já que faz parte e se localiza em uma área especial do cinema. O cardápio dispõe de croassaint, tartines, tortas doces e salgadas, sanduíches, salgados e pães franceses preparados especialmente aos paladares mais refinados, todos postos em uma vitrine que só de olhar já dá água na boca. Para acompanhar, há sucos, vitaminas, cafés, chás, refrigerantes, etc.

Avenida Paulista, 900 | Tel.: 3287-7858 | Site

Uma tarde baseada em passeios encantadores

movel-antigo-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Foi a partir de uma temporada de cinco anos em Londres que Renato Larini resolveu dar vida a sua ideia antiga de montar um squat ou galerias alternativas que reúnem pessoas e apresentam ideias artísticas, novas e criativas. Desde setembro de 2012, o Espaço Zebra no bairro Bela Vista funciona como casa, galeria e ateliê do artista que apresenta exposições de fotografias, telas, serigrafia, videoarte, objetos de decoração, etc. Em todas suas obras, Renato procura utilizar sobras de madeiras, caixas de bacalhau e materiais encontrados em ferros velhos e caçambas. A galeria é constituída em um galpão de dois andares, onde Larini mora e expõe seu talento por meio de trabalhos, realiza oficinas e recebe visitantes em eventos.

Rua Maj. Diogo, 237 | Tel.: 94883-1570 | Site

Para fechar a noite com chave de ouro

espaguete-vinho-restaurante-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Sob a direção da 5º geração da família que originou a Cantina C… Que Sabe, a casa contribuiu fortemente para tornar o Bixiga ainda mais um bairro de influências italianas. Tudo começou no ano de 1931, tempo em que trouxe o sabor de sua cultura de origem para uma das partes da região central de São Paulo e foi pioneira de diversos hábitos cultivados ainda hoje por diversas cantinas da região. Pela casa nota-se uma decoração típica do Sul da Itália, com fotos nas paredes em homenagem a artistas que frequentam a casa. Já no cardápio, encontra-se pratos onde massa é parte principal da apresentação e sabor da culinária italiana. A animação para a festa com bandejas e muito barulho na hora da música Tarantela.

Rua Rui Barbosa, 192 | Tel.: 3289-2574 | Site

Frank Bar

drink-mojito-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O nome do Frank Bar é uma homenagem prestada a um dos artistas mais influentes do século 20, Frank Sinatra. No ano de 1980 o cantor se apresentou no bar localizado no lobby do Maksoud Plaza Hotel deixando suas características clássicas e elegantes pela decoração do ambiente. O Frank Bar se destaca dos outros que há pelo bairro Bela Vista por conta de sua carta de drinks e coquetéis produzidos por nada mais, nada menos que Spencer Amereno Jr., eleito o melhor bartender do Brasil. Mais uma qualidade se torna uma originalidade do Frank Bar: há tratamento especial para o gelo que recebe cortes em diferentes formatos para conseguir a diluição e temperatura correta das bebidas.

Rua São Carlos do Pinhal, 424 | Tel.: 3145-8000 | Site

PanAm Club

vista-paulista-zarpo-magazine

Já que não há praias em São Paulo, a cidade resolveu apostar na exploração da vista urbana, principalmente pela vida noturna onde é possível se encantar com uma vista panorâmica de prédios e luzes. À noite, o PanAm Club, no rooftop do Maksoud Plaza Hotel recebe o público elitizado e alternativo da capital paulista que procura por diversão enquanto curte uma boa música. Pela pista, é só pedir o drink e dançar enquanto aprecia a vista da noite paulistana através dos vidros. A proximidade com as antenas da Avenida Paulista deixa o cenário ainda mais interessante! Um detalhe importante é que a programação conta com festas de todos os estilos, portanto, antes dê uma conferida para saber qual estará acontecendo durante sua noite!

Alameda Campinas, 150 | Tel.: 3111-6330 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *