Roteiro de 1 Dia no Morumbi

A alguns quilômetros distante do centro da cidade de São Paulo, o bairro Morumbi – do lado de lá da Marginal Pinheiros – dispõe de lugares capazes de agradar os mais exigentes padrões de bom gosto e originalidade dos moradores e visitantes da capital paulista. Diante de inúmeras casas e condomínios, a qualidade dos estabelecimentos é notado por lojas e restaurantes enquanto sua história é contada pela arte e cultura de construções e galerias. Porque não reservar um dia para conhecer o que o Morumbi guarda de melhor? Para isso, siga esse roteiro repleto de opções que vão desde o café da manhã, até um jantar para dar fim à noite.

Inicie sua manhã se deliciando no Villa Colméia

cupcake-padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A tradição da Villa Colméia, baseada na preocupação em atender seus clientes com o máximo de conforto e qualidade que eles merecem, faz da padaria um lugar único pelo bairro Morumbi. O amplo espaço do estabelecimento possui características que exploram o charme da rusticidade, com paredes de tijolos, detalhes com porcelanas de mosaicos e muita madeira revestida pelos pilares, teto e em toda a estrutura. Para um café da manhã nesse lugar, os clientes aproveitam de uma variedade enorme de produtos. Os pães vão desde os caseiros, até os industriais de diferentes nacionalidades, tábuas de frios importados, cafés e delícias de uma confeitaria requintada é o que se encontra no cardápio da Villa Colméia.

Avenida Jorge João Saad, 406 | Tel.: (11) 3771-2023 | Site

Uma das áreas verdes do Morumbi, próxima ao Palácio dos Bandeirantes e Hospital Albert Einstein é a Praça Vinícius de Moraes. O lugar de clima agradável é onde os moradores do bairro vão para respirar ar fresco, caminhar e relaxar em meio ao verde das árvores. Ao longo do dia, a praça vira o passeio principal das crianças com seus respectivos responsáveis. Pela manhã, ou quando chega à tarde, os 1.500 metros de pistas se tornam chão aos que correm ou pedalam de bike para manter a vida mais saudável. Para esses, ainda há aparelhos de ginástica e exercícios físicos. Aos finais de semana, a Praça Vinícius de Moraes costuma receber as famílias, onde junto de seus animais domésticos, aproveitam de piqueniques ou, simplesmente de um dia agradável.

Praça Vinícius de Moraes | Site

galeria-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Durante sua carreira já no Brasil, Ernesto Piva distribuiu seu talento por algumas das diversas áreas artísticas. Na década de 90, o artista italiano radicado em São Paulo resolveu fundar seu próprio atelier, a Galeria de Arte Ernesto Piva. O primeiro endereço foi pelo bairro dos Jardins, entretanto, desde 1998 o espaço dedicado exclusivamente às suas obras se encontra em uma das mansões do bairro Morumbi. A casa possui uma arquitetura típica dos anos 50/60 e logo na entrada fica a galeria com janelas-vitrines que dão luz natural às pinturas de Ernesto. Leva-se um tempo médio de 2 horas para admirar-se com suas inúmeras obras espalhadas pela casa que durante a semana fica aberta das 10h às 18h e, aos sábados, só até as 13h.

Av. Morumbi, 5062 | Tel.: 3746-7538 | Site

Considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, o arquiteto Gregori Warchavchik, em meados do século XX, recebeu a missão de reconstruir a Capela do Morumbi de forma com que mantivesse suas características originais, de alvenaria e tijolos a partir das ruínas de taipa de pilão do século XIX. Atualmente a parte central da Capela do Morumbi é destinado a sediar exposições que relacionam a arte contemporânea com o patrimônio histórico. Pelas paredes do altar da capela, não deixe de ver a interessante pintura da artista Lúcia Suanê em técnica têmpera que representa a cena do batismo de Cristo com anjos de fisionomia indígena .

Avenida Morumbi, 5.387 | Tel.: 3772-4301 | Site

Excelentes opções para um almoço no Morumbi

culinaria-cordeiro-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em parceria com a investidora Milva Lopes, o Chef Pascal Valero resolveu ocupar o espaço deixado pelo Charlô, no Jockey Club, para dar vida ao Villa Jockey Restaurante (onde também é aberto para eventos). O ambiente composto por objetos da mais fina decoração, possui características clássicas e modernas. No menu do restaurante, há influências da cidade de Carcassone (uma região no sul da França onde o Chef Pascal passou sua infância) com uma mistura italiana. Um grande exemplo disso é o carré de cordeiro acompanhado de tagliolini na manteiga e sálvia. A vista para a pista de corrida do Jockey Club e os prédios imponentes logo atrás, mantém a originalidade do lugar e transforma a refeição em um almoço bastante cortês.

Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 | Tel.: 3031-7979 | Site

culinaria-chinesa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Há 30 anos no bairro Morumbi, o Golden Plaza Chinese Restaurant se transformou em mais um pedacinho da China na cidade de São Paulo por meio da decoração típica do país, pela sofisticação no preparo de cada prato, no atendimento cordial e, principalmente, pelo tempero chinês. Sob os comandos do chef Shu Chang Yor, o restaurante oferece uma enorme variedade de pratos que representam as quatro cozinhas regionais da China, ou seja, Cantão, Hunan e Szechuen, Peking e Shangai. De segunda à sexta, durante o almoço, é servido aos clientes um buffet com mais de 30 itens dos sabores da fantástica culinária chinesa.

Rua Luís Gonzaga de Azevedo Neto, 263 | Tel.: 3758-7334 / 3758-1310 | Site

Uma tarde baseada em arte e cultura

escultura-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

De um incrível projeto arquitetônico do renomado Carlos Brakte, nasceu, em 2002, a Pinakotheke São Paulo, um amplo espaço cultural já consolidado pelo bairro Morumbi. A modernidade da planta resultou em uma espécie de gaiola gigante inspirada nos arcobotantes que davam origem aos altares secundários das catedrais góticas. A gaiola é feita de tijolos e vidros com pé direito duplo, garantindo então, elementos escultóricos à região arborizada que rodeia o lugar. O espaço já foi sede de grandes exposições com expoentes da arte moderna e contemporânea do Brasil. Já passaram por aqui obras de artistas como Cândido Portinari Miguel Barceló, José Pancetti, Antonio Bandeira e, por último, Lasar Segall.

Rua Ministro Nélson Hungria, 200 | Tel.: 3758-0546 | Site

O triunfo do primeiro projeto de construção da arquiteta ítalo-brasileira Achillina Bo Bard foi tão grande que a Casa de Vidro Lina Bo Bard é considerada um ícone da arquitetura moderna no Brasil. A casa que serviu de residência para a arquiteta e seu marido Pietro Maria, foi construída em 1950 e hoje, além de ser ponto de encontro de vários artistas, arquitetos e intelectuais, também funciona como sede do instituto do casal, que mantém vivo o pensamento e a obra do cônjuge e também promove a importância da arquitetura, design, urbanismo e a arte popular brasileira. Pelo acervo do lugar é possível conferir objetos pessoais, ou seja, livros, fotos, anotações, documentos, maquetes e uma pequena biblioteca com livros do casal Bard sobre temas artísticos de suas áreas de trabalho.

Rua General Almério de Moura, 200 | 3743-3875 | Site

cha-mesa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em março de 1974, dois anos após o falecimento de sua esposa Maria Luisa Ferraz, foi instituído por Oscar Americano, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Com um gesto grandioso de generosidade, o engenheiro doou à cidade de São Paulo a casa onde viveu com sua esposa e seus filhos por 20 anos. No acervo disponibilizado, é possível conferir obras de artes, mobílias e vários objetos pertencentes a períodos da história brasileira, como Brasil Colônia e Brasil Império, onde dá para se ter um panorama do passado e o presente do País. Obras artísticas de alguns mestres importantes do século XX, como Victor Brecheret, Di Cavalcante e Candido Portinari, também são encontradas pelas paredes da casa. A visita a esse lugar pode ser complementada com uma parada no Salão de Chá para um delicioso café da tarde na parte externa rodeada pela área verde, ou então, na parte interna, em estilo colonial.

Avenida Morumbi, 4077 | Tel.: 3742-0077 | Site

As melhores experiências gastronômicas para se ter à noite

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Desde 2010, quando abriu suas portas, a Pizzaria Jardim Ô Fiô vem fazendo sucesso pelos paladares rebuscados dos que rodeiam o bairro Morumbi. A casa que oferece mais de 50 sabores de pizzas gourmets e cerca de 50 rótulos dos melhores vinhos e cervejas, propõe aos clientes um ambiente aconchegante, com iluminação leve, decorações de bastante bom gosto e um certa similaridade com a rusticidade das cantinas italianas. Cheio de plantas espalhadas por ambos os espaços, as mesas do deck, na parte externa, é um ótimo lugar para provar com frescor do grande destaque da casa, a tradicional Pizza Estufada, ou “Deep Pizza”, bastante famosa em Chicago, nos Estados Unidos.

Rua José Jannarelli, 437 |Tel.: 2359-2696 | Site

adega-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Subir até o 4º piso, na cobertura do Shopping Cidade Jardim para um jantar ou “happy hour” no Adega Santiago, é garantir qualidade de uma noite agradável. O espaço aqui é quase uma reprodução do clima das tabernas ibéricas do sul da Europa, na Espanha e Portugal. Digo “quase” porque o rústico da decoração e arquitetura, baseado em elementos de madeiras, possui características mais refinadas e chiques. Outras referências a esses dois países europeus estão no cardápio com delícias da cozinha portuguesa e espanhola, como tapas, petiscos, croquetes de pato e pratos à base de frutos do mar e bacalhau. Tanto na parte interna, quanto nas mesas ao lado de fora, a vista panorâmica da cidade de São Paulo apetece o sabor dos pratos e porções.

Avenida Magalhães de Castro, 1200 – Shopping Cidade Jardim |Tel.: 3758-4446 | Site

culinaria-costela-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Do lado de fora, uma fachada imponente construída por tijolos rodeados de mesinhas. Na parte interna, o espaço também com tijolos a mostra, possui características bem rústicas, com iluminação leve, objetos de madeira por todos os cantos e mesas preparadas com bastante charme e requinte. Foi com muito estudo, pesquisa e dedicação que a Costelaria Rancho do Vinho conseguiu montar o melhor cardápio da culinária regional brasileira no bairro Morumbi, aquele que proporciona a melhor experiência gastronômica aos amantes desses sabores. A especialidade da casa é leal ao nome, ou seja, 12 cortes saborosos e exclusivos com costelas de diferentes animais e, claro, uma carta de vinho completa com modalidades de todos os tipos, branco, tinto e espumantes.

Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 321 |Tel.: 3744-5899 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *