Saiba tudo sobre os melhores passeios em Campinas

Saiba tudo sobre os melhores passeios em Campinas

Para passear não precisa ir muito longe, ainda mais se o orçamento for pouco. Em qualquer cidade deve ter lugares para visitar, conhecer e se aventurar. Se não tiver, é provável que nas mais próximas possam ter. Portanto, tédio é apenas uma sensação fácil de ser resolvida! Quanto maior a cidade, maior a chance de ter lugares para visitar. Os passeios em Campinas, são exemplos disso e as opções, vão desde passeios históricos até umas comprinhas em alguns dos shoppings.

Não é só bares, baladas e agitação da noite que se resume os passeios em Campinas. Apesar de uma metrópole cheia de concreto, na cidade também há partes onde é possível encontrar lugares com natureza.

Cadastre-se no Zarpo e reserve com descontos a sua estada em Campinas

Lagoa do Taquaral: a área verde da cidade

parque-taquaral-Campinas-zarpo-magazine

A primeira dica para quem está de passeio pela cidade de Campinas e procura por um ambiente mais natural, é ir até a Lagoa do Taquaral (ou Parque Portugal), conhecida por ser a praia do campineiro. É um dos mais importantes espaços de lazer, justamente por ser bastante procurado por quem deseja um lugar mais tranquilo e verde em meio a um ambiente totalmente urbano.

Ainda nesse local, é possível uma caminhada ao ar livre pela vasta e densa área verde. Além do mais, uma boa pedida são os pedalinhos, o passeio em um antigo bonde que percorre o parque, e a visita – talvez até uma volta – na Caravela Anunciação, uma embarcação que navega pelo lago, inspirada na nau de Pedro Alvares Cabral. Ainda rola um espetáculo de dança das águas.

Aos amantes de esportes que estão pela cidade e não querem deixar a rotina fitness de lado, a Lagoa do Taquaral ainda acaba sendo uma das ótimas opções de passeios em Campinas. Com pista de corrida e ciclovia ela se torna o lugar ideal para a prática de esportes, não é à toa que uma boa parte do público que frequenta, são esportistas.

As melhores atrações estão no Bosque dos Jequitibás

bosque-jequitibas-Campinas-zarpo-magazine

Incrivelmente agradável e um dos principais e mais antigos lugares da cidade, é o Bosque dos Jequitibás. No mesmo estilo da Lagoa do Taquaral, esse bosque é uma ótima opção de lazer entre os passeios em Campinas.

Porém, o destaque fica por conta das atrações do bosque, ou seja, alguns bichos ficam circulando livres pelo parque e os macaquinhos pulando de árvore em arvore são um dos maiores encantos. Além de um minizoo, no Bosque dos Jequitibás também se encontra o Aquário Municipal com peixes de água doce e salgada. As crianças vão à loucura com essa interação com os bichos, e também por conta do parquinho e o Museu de História Natural com um acervo que reúne repteis e animais empalhados.

A noite pede por uma observação do céu estrelado

observatorio-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quando chega a noite, há quem prefere sair para jantar, badalar e curtir uma boemia em algum bar, porém, muitos esquecem que sempre há um incrível universo a ser observado sobre nossas cabeças. Para ver melhor, mais de perto e sem nenhuma luz atrapalhando, a recomendação de bons passeios em Campinas para se fazer à noite, é dar um pulo ao Observatório Municipal Jean Nicolini e observar o espetáculo que acontece diariamente em um céu estrelado.

A observação é feita através de telescópios e, dependendo da época do ano e das condições meteorológicas, é possível ver astros, como a Lua, Saturno, etc. É importante saber que o observatório fica localizado no Monte Urânia, na Serra das Cabras, distrito de Joaquim Egídio.

Maria Fumaça: a melhor opção de passeios em Campinas

maria-fumaca-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O que não pode – de maneira alguma – faltar na listinha de passeios em Campinas, é a volta aos tempos áureos de ferrovia em uma viagem de Maria Fumaça. O trecho percorrido vai de Campinas até a cidade de Jaguariúna e as paisagens que aparecem do lado de fora da janela são simplesmente inesquecíveis. Essa viagem é verdadeiramente uma viagem no tempo passado, além disso, já foi utilizada diversas vezes como cenário de gravações de novelas de época, como “Terra Nostra”, “Sinhá Moça”, “Cabocla”, etc.

A arte e fé presentes na Catedral Metropolitana de Campinas

catedral-Campinas-zarpo-magazine

Se você é desses fissurados por religião ou obras arquitetônicas, um dos passeios em Campinas que reúne arte e fé, é a ida à Catedral Metropolitana da cidade. A construção dessa igreja durou mais de 6 décadas desde o ano em que foi iniciada, em 1807, e hoje é a maior obra do mundo feita pela utilização da técnica de taipa de pilão. Essa técnica consiste em erguer paredes de terra úmida entre duas pranchas de madeira.

A arte dessa igreja está presente em todos os cantos, para começar, a fachada é em estilo neoclássico, e o interior, em estilo barroco baiano, com um requintado trabalho de talha de madeira que transforma toda essa obra em um lugar simplesmente encantador!

A Estação Central de Campinas hoje é um Centro Cultural

artesanato-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Rico em história e cultura, visitar a Estação Cultura – também conhecida como Estação Central de Campinas ou Estação da Fepasa – é um lugar que não pode faltar no roteiro de passeios em Campinas. O lugar é uma antiga estação ferroviária do centro de Campinas e em 1982 foi tombada como patrimônio histórico cultural.

Fundada em 1872, a estação recebeu passageiros até o ano de 2001 e teve bastante importância na história de Campinas, além dos áureos tempos de ferrovia, já foi alvo de guerra durante a decadência da cidade, porém, hoje a estação se tornou um importante centro cultural e abriga em seu interior, uma passagem subterrânea que faz ligação do Centro até a Vila Industrial.
Lugares para compras não faltam pela cidade

Para quem ama fazer aquelas comprinhas, há várias alternativas de passeios em Campinas, já que shoppings não faltam pela cidade. Tem até a famosa Feirinha Hippie, que acontece aos fins de semana na Praça Imprensa Fluminense, no Centro de Convivência. Além das amostras de artesanatos que vão desde quadros, bijuterias e livros, até roupas e móveis antigos, a feirinha também oferece barraquinhas com várias opções de comidas, como pastel, sushi, cachorro-quente, tapioca, yakissoba, etc.

Os shoppings Parque Dom Pedro e o Outlet Premium acabam sendo ótimas escolhas se a intenção é aproveitar para comprar roupas com preços e marcas bacanas. Quem está de visita pela cidade, é uma ótima ideia aproveitar essas opções de passeios em Campinas para levar um presentinho para aquela pessoa querida e especial!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *