Os segredos de Mossoró

Os segredos de Mossoró

Vulcão, enormes salinas, dunas que mudam de lugar e de cor, águas termais, o inusitado encontro do mar com o sertão, falésias, fósseis de animais da era glacial e pinturas rupestres. Tudo isso você encontra ao viajar para Mossoró e arredores! A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e o principal ponto de extração de petróleo em terra do Brasil, é ainda um segredo como destino turístico. A Mag desvenda alguns!

Conheça Mossoró com as tarifas especiais do Zarpo

Desvendando Mossoró

Mossoró

A cerca de 280 km da famosa capital do Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró se mantém afastada dos holofotes turísticos, mesmo com seus interessantes atrativos e bons vizinhos. A falta de fama, pode ser entendida pela falta de mar, mas isso não é problema para quem escolhe Mossoró para descobrir as belezas do litoral potiguar, já que a cidade do interior está a menos de 40 km das mais belas praias do estado.

Mossoró, a única cidade do Nordeste que expulsou Lampião e seus cangaceiros, em 1927, até hoje se orgulha pela bravura, e conta tudo com fotos e textos nos três andares do Memorial da Resistência. Vale a visita para conhecer essa corajosa parte do passado de Mossoró!

Lajeado Soledade, MossoróAllan Patrick/CC-BY-SA Flickr

Agora, para descobrir os segredos de um passado ainda mais longínquo, não deixe de fazer um passeio ao Lajedo de Soledade, situado a 80 km de Mossoró. Irá encontrar um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, com um conjunto de 1 km de rochas calcárias, formado quando o mar cobria a região, há mais de 90 milhões de anos.

Com o passar dos anos, a erosão da água e do vento, esculpiu a rocha, formando pequenos cânions e cavernas, nas quais, foram descobertas inscrições rupestres pré-históricas e fósseis de animais que viveram no Nordeste, no período Glacial, tais como bicho-preguiça, tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-de-sabre.

Monte Cabuji, MossoróNetinacio/CC-BY-SA Wikipédia

E, que tal escalar um vulcão durante a sua viagem para Mossoró? Calma, o Pico do Cabugi não entra em atividade a aproximadamente 20 milhões de anos, mas é o único vulcão extinto no Brasil, que mantém seu formato original. Situado no Parque Ecológico Estadual do Cabugi, a cerca de 140 km de Mossoró, o “ex-vulcão” tem 590 metros de altura, os quais, podem ser percorridos por 2,5 km de trilha, que passa por trechos perigosos, com rochas vulcânicas soltas. A trilha só deve ser feita com guias especializados.

Um lindo encontro

Praia de Ponta do Mel, MossoróPraia de Ponta do Mel, de Helder da Rocha/CC-BY-SA Flickr

Mossoró é uma cidade do interior potiguar, mas basta apenas 47 km de estrada pela BR 110, que os cenários típicos do sertão nordestino começam a se misturar com as paisagens litorâneas. No paradisíaco e desconhecido povoado de Areia Branca, o viajante encontra 42 km de praias preservadas e desertas, com cenários de rara beleza.

Na linda Praia de Ponta do Mel, é comum ver fazendas à beira do mar verde, vaqueiros, pescadores, cactos, vegetação típica de caatinga, falésias avermelhadas, dunas de areia branquíssima e coqueiros. O lugar, de tão cinematográfico e selvagem, virou cenário para a gravação do filme “Maria, Mãe do Filho de Deus”. Inclusive, três cruzes utilizadas no longa, ainda permanecem na praia e se tornaram atração turística.

A 10 km dali, na Praia do Rosado, mais dunas imensas, dançam ao sabor do vento e ao se misturar com o solo vermelho do sertão, ganham nuances rosadas. A vizinha de Mossoró ainda tem outra característica que enche os olhos dos seus visitantes de beleza. Areia Branca é uma das maiores produtoras de sal do Brasil e conta com 3 salinas, que formam montanhas de sal marinho, que lembram neve.

A água de Mossoró e o Thermas Hotel & Resort

Thermas Hotel e Resort, Mossoró

Se não bastasse o sertão se unir às praias selvagens, repletas de dunas e falésias, ter cavernas com inscrições rupestres e fósseis de animais que viveram há 90 milhões de anos, um vulcão inativo que pode ser escalado e salinas enormes, ao fazer uma viagem para Mossoró, o turista aproveita mergulhos em águas termais.

Thermas Hotel e Resort, Mossoró

Mossoró é a única estância hidrotermal da região Nordeste do Brasil! Para aproveitar as águas quentes, o lugar certo é o Thermas Hotel & Resort e seu Planeta Água, o maior parque hoteleiro de águas termais do Brasil. São 200 mil m² de puro lazer, com atrações que agradam todos os gostos e idades. Para curtir as águas quentinhas, o parque conta com 12 piscinas, com temperaturas de 28°C a 54°C.

Thermas Hotel e Resort, Mossoró

Na principal atração de Mossoró, o lazer continua fora d´água! Além da fazenda com animas e horta, kids club, academia, salão de jogos, bares e restaurantes, os hóspedes podem aproveitar diversos esportes, tais como squash, vôlei de areia, futebol, tênis, remo e passeios a cavalo, de pedalinho e de caiaque.

Reserve com desconto no Thermas Hotel & Resort e descubra os segredos de Mossoró!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *